Lombalgia e Ciatalgia – Dor na Coluna e o Pilates

Lombalgia

Quando o médico diz que você está com Lombalgia, ele está se referindo a uma inflamação da musculatura lombar que pode ou não vir acompanhada de alguma lesão mais complicada.

Eu já trabalhei com pacientes com hérnias de disco sem nenhuma dor, assim como ja encontrei pacientes com muita dor e sem nenhum comprometimento discal (somente um exame radiológico poderá diagnosticar).

A dor está ligada basicamente aos impulsos nervosos enviados através do sistema nervoso até o cérebro. Quando a musculatura lombar está excessivamente cansada e tensa, ela vai reclamar (leia mais no texto sobre a dor). Principalmente por estar 24 horas por dia contraída sem nenhum intervalo de descanso por um tempo prolongado.

Agora se esta dor começa a descer em direção a parte superior do quadril e glúteo, isso é um sinal de que o seu nervo ciático está inflamando.

Ciatalgia

É a inflamação do Nervo Ciático e ela tende a ir se agravando com o tempo. Normalmente além da musculatura lombar estar tensa com provável encurtamento do flexor do quadril e musculatura posterior da coxa (ísquiotibiais), um músculo chamado PIRIFORME, localizado na região da articulação sacroilíaca, costuma se contrair, pinçando o nervo e passando a incomodar a cada passo que você dá quando anda. Nos casos mais graves, a dor vai irradiando na lateral do quadril, glúteo e perna, às vezes chega até os pés, causando formigamento ou adormecimento dos mesmos. Muitas vezes a dor corre pela parte traseira, podendo causar dor atrás do joelho e cãimbras na panturrilha, além de muita sensibilidade na sola do pé.

Alguns casos são causados pelo mal funcionamento da articulação sacroilíaca, outros apenas devido à tensão e contração muscular de diferentes grupos musculares, e nos casos mais graves devido a hérniação de disco entre a ultima vértebra lombar e primeira Sacral (L5-S1).

Quando a dor se encontra em estado agudo, normalmente o médico indica um relaxante muscular e um anti-inflamatório; eu indico a aplicação de compressa de gelo (15 minutos) para desinflamar e compressa quente logo após para relaxar a musculatura. Normalmente neste momento nenhum movimento é aceito pelo corpo, ele vai travar e se proteger caso você tente se exercitar, podendo inflamar cada vez mais. A aplicação da terapia CranioSacral neste estágio pode trazer grande alívio por fazer com que a musculatura relaxe e com que o nervo desinflame. Em alguns casos a dor passa por completo na hora ou no máximo dia seguinte; em outros é necessária outras aplicações antes de se poder começar o trabalho de mobilização e fortalecimento.

LOMBOCIATALGIA

É a combinação da Lombalgia com a Ciatalgia. 

MOVIMENTOS ERRÔNEOS MAIS COMUNS

1 – Imagine a sua coluna como sendo um poste que deveria estar bem firme e estável devido a estabilização e força da musculatura abdominal. Neste poste você pendura um mastro (perna) através de um cabo (músculo flexor do quadril ou íliopsoas); quando o cabo encurta ele eleva o mastro (a perna sobe) e quando o cabo se alonga o mastro desce. Você consegue imaginar? Agora imagina que este poste (c0luna) não tem uma boa fundação (abdomem flácido), ele está meio mole e solto, quando você tenta elevar o mastro (perna) encurtando o cabo, o peso do mastro (perna) traciona o poste (coluna-lombar) para frente, mas mesmo assim você continua subindo o mastro (perna). Para que o poste não caia a frente, um novo cabo (musculatura da lombar e piriforme) vai entrar em jogo puxando para trás para fazer o trabalho que a fundação não está mais fazendo (musculatura abdominal). Quanto mais fraca a estrutura-fundação do poste (abdomem) maior a tração que a musculatura posterior vai receber causando um estresse e uma inflamação ou com o passar do tempo outras patologias mais sérias poderão aparecer.

Correção: Retreinar e fortalecer o abdomem, todo movimento deve começar pela conexão do transverso abdominal, que é um músculo abdominal mais profundo. Ele deve manter a coluna neutra sem deixar a lombar ser tracionada para frente, de forma que a musculatura lombar possa relaxar enquanto o flexor do quadril eleva a perna a frente. Este movimento é importante pois faz parte da caminhada, escalada de escadas, etc.

2 – Outro movimento comumente executado de forma errada é a flexão do tronco à frente, onde a maioria das pessoas por encurtamento da musculatura da perna e pouca mobilidade da coluna, acaba articulando poucos níveis da coluna mantendo uma grande alavanca à frente.

Correção: o abdomem deve estar engajado para preservar os espaços intravertebrais, e deve-se articular todas as vértebras dividindo assim a tensão no maior número possível de articulações para diminuir a alavanca e conseqüentemente a tração.

3 – Num agachamento  é importante a manutenção da Coluna Neutra (ver o texto sobre a coluna) dissociando a articulação do quadril, isto é, você deve relaxar a musculatura do glúteo e manter a Lordose Lombar para que a perna faça todo o trabalho e não a coluna.

Estas são os movimentos mais importantes para serem corrigidos e reeducados. Existem várias formas e diferentes exercícios que deverão ser aplicados; a mobilização da coluna, deve ser a primeira coisa a ser trabalhada, para que o aluno aprenda a controlar cada segmento da coluna de forma fluida e com o menor esforço ou desgaste possível.

PONTOS IMPORTANTES:

  • Para evitar a dor de coluna, você deve manter seu corpo flexível e coordenado; um corpo forte, inteligente e equilibrado não só evita lesões como melhora a qualidade de vida em termos de se sentir bem consigo mesmo, aumentando a disposição e a auto-estima.  
  • Sentar corretamente (sobre os ísquios com a costas apoiadas, joelhos ligeiramente à cima do nível do quadril e com o tronco ereto); diminuir o estresse dos ombros quando trabalha, dirige ou carrega peso (quem tem que fazer força são os braços e não os ombros); manter a coluna móvel e flexível (não fique mais do que 40 minutos na mesma posição, se estiver sentado, levanta e faça um pequeno alongamento). 
  •  Tudo isso é trabalhado no Pilates através de movimentos dinâmicos e fluidos, de forma que você possa transferir os movimentos para o seu dia a dia com muita facilidade.
  • O mais importante é não parar de fazer aula ou interromper o tratamento só porque está se sentindo melhor. Na verdade, é neste período que você deveria se dedicar mais, pois quando o corpo está em crise de dor, ele não consegue se movimentar livremente e o trabalho de fortalecimento fica comprometido.
  • Não desista!!! 

By Tatiana Matsuo.

About these ads
Esse post foi publicado em Sobre Coluna, TODOS OS TEXTOS e marcado , , , . Guardar link permanente.

57 respostas para Lombalgia e Ciatalgia – Dor na Coluna e o Pilates

  1. maria do carmo disse:

    uma injeçao na regiao do gluteo pode atingir o nervo ciatico

  2. tatipilates disse:

    Pode sim… na verdade o nervo ciatico pode inflamar ao ser comprimido pelo músculo do glúteo, o Piriforme… uma ingessão nesse músculo pode levar a uma contratura muscular, o qual irá fazer com que o ciatico seja pinçado ao passar no meio dele.

  3. luciana disse:

    Oi … gostaria de saber quais são os exercicio no pilates para tratar de uma lombalgia e quais os músculos que são trabalhados.

    Obrigada !

  4. tatipilates disse:

    Oi Lu,

    Muito obrigada pelo seu contato.

    Vc já faz Pilates?

    A gente tem que ver direitinho se vc está em fase aguda ou cronica… a pele está quente e avermelhada?

    Olha… a musculatura da lombar costuma ficar tensa e encurtada devido a inflamação e não aceita muito alongamento, apesar dele ser benéfico se for feito corretamente.

    Eu sugiro que antes de mais nada a inflamação deve ser contida, pode ser com aplicação de gelo (15 a 20 min) e uma massagem leve pode ajudar tbem. Após o Gelo vc deve manter a região aquecida… e evitar ficar sentada por tempo prolongado.

    Vc deve tentar o Pilates no Equipamento, pois os exercicios do solo podem agravar o seu problema.

    Vc deve:

    *fortalecer o abdomem Transverso (CORE – camada mais profunda que faz com que a barriga encolha), as pernas, tanto quadriceps como isquiotibial e panturrilha;
    *aumentar a mobilidade de coluna (ponte);
    *realizar exercicios de estabilização de coluna, propriocepção e dissociação do quadril;
    *alongar o flexor do quadril e isquiotibial;
    trabalhar a extensão da coluna (enfase na região torácica);
    *e reeducar os seu movimento na flexão do tronco a frente para diminuir a alavanca na coluna.

    Eu espero ter ajudado, qualquer outra dúvida, entre em contato novamente.

    Uma ótima quarta pra vc!

    Um abraço,

    Tati.

  5. Maria Candida disse:

    Pode haver ciatalgia, isto é, inflamação do nervo ciático levando à perda de movimento e de sensibilidade da perna sem que haja dor?

  6. tatipilates disse:

    Olha, o nervo ciático fica inflamado normalmente por haver um pinçamento tanto pelo disco (hérnia discal) ou por contraçào e tensão do Piriforme. Dependendo do comprometimento, pode haver sim perda de sensibilidade e com isso não existe dor. Quanto a perda de movimento pode ter sido acasionada pela hérnia de disco que está em estágio avançado, ou pelo simples fato de que o pinçamente está causando fraqueza na perna e normalmente a dor causaria a rigidez da articulação por medo de se movimentar. Se não foi feito nenhum exame mais detalhado, eu te aconselho a procurar um ortopedista para que seja feita uma Tomografia ou Ressonância Magnética para que possa ser avaliado a existência de hérnia ou qualquer outro problema mais grave. Não existitndo nenhuma alteração óssea ou dos discos, nos leva a crer que o problema é essencialmente muscular e neste caso, a terapia Craniosacral seria uma forma muito eficiente para soltar a musculatura que está tensa e causando toda a inflamação e perda de sensibilidade. O Pilates ajudaria a mobilizar e a fortalecer o membro inferior, para que você possa voltar a ter uma vida normal. Então retomando, o que leva a perda de movimento e perda de sensibilidade é o pinçamento do nervo locomotor e do nervo responsável pela dor, e estes podem estar sofrendo um pinçamento lá na raiz da coluna devido a uma hérnia de disco, ou podem estar sofrendo um esmagamento pela contratura muscular do piriforme, ou até mesmo pela subluxação da articulação sacroilíaca. A ciatalgia, seria outro sintoma ocasionado por uma dessas situações e não a causa.
    Espero ter respondido a sua dúvida!
    Tenha um bom dia!

  7. karina serra disse:

    olá, minha mae tem hernia de disco, lombalgia e agora está com o nervo ciatico inflamado. ela esta fazendo acompanhamento medico, mas como é da rede publica, eles nao se preocupam mt e passou medicamentos e repouso. gostaria de saber como proceder, pois acredito nas varias formas de fisioterapia. desde já agradeço. Namastê!

  8. Ju disse:

    Bom dia, eu sofro de dor forte na perna direita (joelho e quadril) e por vezes de dor nas costas em baixo. A dor é tanta que não me deixa dormir e agora tem-me deixado sem muito força na perna sobretudo nas subidas e ao subir escadas. O médico mandou me fazer um TAC que já fiz. Estou esperando o resultado. e estou a tomar 75mg de lyrica manha e meio-dia e 225mg à noite e as dores passaram muito mais, Ando muito melhor mas hoj acordei às 6h com uma forte dor nas costas que passava para o lado direito e agora doi-me as costas e um pouco a perna. O que me diz que posso ser e qual o tratamento mais adequado? Muito obrigado.
    Atentamente,
    J.C.

    • tatipilates disse:

      Oi Ju, desculpa pela demora na resposta, eu te aconselho a procurar um terapeuta CranioSacral, leia os meus novos textos sobre a auto-cura, descrevi exercícios que podem te ajudar. Um abraço, Tati.

  9. Boa noite. Sou advogado e passo a maior parte do dia revesando entre andar do escritório para o fórum e vice-versa, ficar em pé dentro das Varas, Protocolo Integrado e filas nos bancos, e ficar sentado nos ônibus (deslocamentos entre casa e trabalho e para os fóruns da Cidade do Rio de Janeiro) e no escritório. De acordo com a última radiografia que eu fiz e com o laudo médico, em 2006, não tenho discos nas cinco últimas vértebras, devido a um tombo que eu sofri quando tinha 10 anos de idade, na escola onde eu estudava (hoje tenho 40). Sinto mais dificuldade em ficar parado em pé do que andando, mesmo quando andar parece ser meio doloroso. Vou começar a fazer RPG pela segunda vez e quero saber o quanto este tratamento pode ser realmente benéfico para a coluna e o ciático, pois quando fiz na primeira vez, o fisioterapeuta não deu muita esperança.

    • tatipilates disse:

      Oi Martins, desculpe a demora no contato, eu estava em transito de SP para Brasília e estava complicado responder a todas as perguntas… No seu caso o ideal é vc procurar um terapeuta de CranioSacral, vou indicar uma terapeuta muito especial que tenho certeza vai fazer um bom trabalho: Simone Rossato email: simonerossatto@yahoo.com.br
      Um abraço,
      Tati.

  10. Andreia Miguel disse:

    O que e pode aconselhar?
    Sou uma jovem que começou a cerca de um a mês atrás a queixar-me de uma dor do final da coluna que me atacava a perna esquerda e me levou a cama sem conseguir andar. Desde então foi-me dito que estava a sofrer de uma crise de dor ciática, entretanto os RX e TAC que fiz nada acusam e também já vou no terceiro anti-inflamatório acompanhado de analgésico e continuo com dores. hoje consultando um ortopedista ele não me prevê diagnostico ate me fazer uma ressonância magnética e mais uns exames, apenas me disse que estava com lombo-citalgia não entrando em pormenores. Também me administrou uma infiltração numa zona em que eu me queixei mas que não me esta a tirar as dores por completo. Consistente de que não tem conhecimento do caso o que me pode dizer acerca do que me queixo, que me impede de trabalhar e andar normalmente?

    Obrigado

    • tatipilates disse:

      Oi Andreia, vc tem compressão de nervo vindo da região do glúteo ( o piriforme) pode ter a região da sacro-ilíaca comprimida por uma queda muito antiga (infância) ou mais recente… somado a tensões do dia a dia… um problema na mobilidade do rim esquerdo tbém pode prender o nervo que vai para a perna esquerda…. dificultando a sua caminhada… leia o texto sobre manipulação visceral que vc vai entender melhor… se vc pudesse fazer uma sessão de terapia craniosacral + manipulação visceral sentiria um alívio imediado, independente de já ter desenvolvido uma hérnia ou não. Um abraço, Tati.

  11. teresa costa disse:

    Olá! Faço alongamento e ginástica localizada há mais ou menos 6 anos e nunca tive problema nenhum na coluna. Mas na semana passada, comecei a sentir um desconforto na lombar q foi piorando e nem tomando profenol + mioflex melhorou, pelo contrário voltei na emergencia e me passaram uma injeção de dexa citoneurim. Enfim já se passaram 10 dias e eu ainda não estou melhor. Pq isso aconteceu comigo, já que eu faço atividade física e alongo 3x por semana? Terei de agora em diante q me policiar? O médico disse q tenho q fazer fisioterapia. E o alongamento não resolveria?
    a dor só passa qdo estou sentada, mas qdo começo a andar dá umas fisgadas na coxa.
    Estou deseperada, não aguento tomar mais remédio..
    Desculpe o desabafo.
    Atenciosamente
    Teresa

    • tatipilates disse:

      Oi Teresa, provavelmente foi um acúmulo de tensões gerados pelo seu dia a dia… vc pode ter passado por alguma situação bem estressante que se somou a tensões antigas pre-existentes mais uma aula mais puxada… normalmente o corpo entra em colapso vagarosamente… ele pede para descansarmos e a gente não ouve e continuamos trabalhando e fazendo o que temos que fazer… uma noite mal dormida pode ser o ápice de uma crise de dores musculares… ou muito tempo numa mesma posição em frente ao computador somado a uma pressão de entrega de um trabalho, enfim… independente da causa, o seu corpo está pedindo para vc parar um pouco. O alongamento pode ajudar sim, mas quando bem feito… se ele for muito forte e intenso pode agravar e eu vou escrever um texto explicando o porquê… as fisgadas na coxa é devido a pinçamento do nervo e não se assuste, vc tendo um problema na coluna ou não o nervo pode ser fisgado pela simples contratura muscular ou por um problema nos rins por exemplo. O rim pode estar sobrecarregado… tome mais água… ou ele pode estar “preso” – quando caímos os ligamentos que seguram os órgãos tbém se tensionam… e podem prejudicar a mobilidade do órgão… somado a tudo que eu citei no ínicio, pode gerar dor. Os remédios são paliativos, vão relaxar a musculatura e podem apenas adormecer o problema… mas danificam o estômago e fígado… muito cuidado.
      Aguarde meu texto sobre alongamento que vou explicar a melhor forma de fazê-los.
      Boa sorte!
      Um abraço,
      Tati.

  12. Arethuza Gonçalves disse:

    Tati,
    Olá, tudo bem?
    Adorei suas dicas, estou com um problema na coluna, desde minha adolescência senti dores na lombo sacra, minha mãe chegou a me levar em vários médicos, mas os mesmos diziam não ser nada. Há aproximadamente dez dias estou afastada das minhas atividades profissionais, sou agente de saúde e ando muito todos os dias, passei em um médico especialista de coluna e ele me deu várias injeções, e me pediu uma ressonância magnética com os seguintes comentários: Osteófitos anterioresm em L3 e L4, aréas arredondadas de alto sinal em T1 e T2, sugestivas de hemangiomas nos corpos de L1 e L2, baixo sinal em T2, sugerindo degeneração discal em L2, L3, L4 e L5, protusões discais posteriores, centrais medianas em L2-L3-L4 e L5, exercendo compressão sobre o saco dural. Há ruptura dos ânulos fibrosos de tais discos, cisto perineural (Tarlov) no canal sacral, cistos anexiais., tudo isssssssssssooooooooooo, ai meu Deus, o médico me receitou Codaten e mais Dexador, só que tenho consciência de tudo isso, não posso passar a minha vida toda tomando medicamentos, e sei que em determinado momento isso não mais fará efeito nenhum, cirurgia? o próprio médico me disse que há vários riscos, principalmente por eu ser portadora do cisto Tarlov, sei que preciso mudar muitas coisas para que eu possa reverter essas dores e futuros comprometimentos, estou pensando em fazer Pilates em equipamento, perder peso, enfim, cuidar muito mais de mim, afinal já são dez dias de cama, dores, sofrimento, sou muito ativa, tenho minhas atividades profissionais que amo, não quero parar, o que você indica para mim? Muito obrigada e que Deus abençõe muito sua vida. Abraços Arethuza

    • tatipilates disse:

      Oi Arethuza, fique calma… o corpo tem um incrível poder de regeneração, você vai conseguir superar tudo isso… continue lendo meus textos, comece a praticar a respiração que eu passo no texto Postura Correta X Errada e aplique o toque suave da auto-cura… se vc puder procurar um terapeuta de craniosacral vai ajudar e o Pilates vai te fortalecer… peça para que o professor leia o meu texto Cuidados na primeira aula de Pilates em casos de dor… e use a compressa de gelo + compressa quente… tbém tem texto falando sobre o gelo e o calor… Muita boa sorte e força… não desista… é um longo caminho, dias bons e dias ruins vão vir… mas, vc vai perceber que os dias bons vão gradualmente aumentando. boa sorte! um abraço, Tati.

  13. Aline disse:

    Olá, gostaria de saber se a massoterapia pode me auxiliar nas dores. Obrigada

  14. Olha, eu vim aqui agradecer. Tatiana Matsuo, seja quem for eu sou grato a você, hoje, 01/09/2011… Sou um senhor de já de 24 anos de velhice, rs, fui casado 2 anos com uma otorrinolaringologista, estudei medicina, música, artes, filosofia, letras, linguas, neuroliguistica, matemática, amo ciência, leio muito e atualmente estou escrevendo, me caracterizando como escritor. Viajei muitos países e essa diversidade de informações fez um indivíduo marginalizado da cultura geral do país, da guerra entre estados, da política alienada e da sociedade moralmente falida. De certa forma não vou a médicos, não pago planos de saúde para dar dinheiro a senhores diplomados sem dinheiro, não vejo Tv e nem gosto de futebol, toco piano, pinto quadros e faço sonetos, agora, imagine o contraste social quando eu entro num hospital da rede publica SUS e sou atendido por um cara que em 6 anos leu o que eu leio em 1 mês, e assistiu aulas de um cara também mal pago que tem consultório pra poder se manter porque a universidade não da um salario bom. Esse mesmo sujeito que passou 6 anos distraído não toca nem examina um paciente porque na verdade ele não tem tempo, pois trabalha 12 por dia ganhando 5.000 R$ por mes o que é pouco mesmo para um pobre no Brasil, quanto mais para um indivíduo “auto-afirmativo” que tem custos altos e baixa estima porque não namorou na adolescencia e passou a vida inteira estudando pra passar num vestibular mal feito e estudar outros anos pra ganhar o CRM do clubinho e carimbar a receita que passa pra Enfermeira que estudou bem menos, sabe bem menos e, acha-se a pessoa mais importante da terra porque o Sistema do PSF brasileiro foi está nas mãos dela para administrar juntamente com as agentes de saúde, agentes essas que são via de regra aquelas que conhecem toda a população fazendo caridade e marca encaixe para aqueles que fazem amizade com ela e vão sempre no posto dar dinheiro por baixo do pano e não prioriza o idoso a gestante ou aquele que realmente está doente de verdade, meu caso, que descobri estar com Lupos… Estudando livros de anatomia, e pesquisando achei muitas respostas para os meus principais sintomas: “Fenomeno Raynaud”, dispnéia, astenia, fadiga respiratória e muscular e o principal, uma dor na parte traseira da coxa que me diziam ser compressão do nervo ciático por peso, porém, o Lupos me tirou de 95 pra 80 kilos em 1 mês, e o que mais me encomodou nesse tempo foi a dor na perna, tomei Dexagil 1 mes e nada, ao ler seu artigo aqui, uma coisa simples, prática, prática, explicada de uma forma coesa, objetiva e cristalina, fiz sua singela compressa, de 15 minutos fria, e 15 minutos quente, porque achei muito “lógico” o raciocínio, e como num milagre, fui acalmado de 6 meses de dor intensa neste nervo… Estou tão relaxado agora, que dormirei daqui alguns minutos depois de digitar e sonharei com anjos coloridos, rs… Bom, sinta-se feliz, as vezes você salva vidas escrevendo, Clarice Lispector dizia: “Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém, provavelmente a minha própria vida” e hoje, às suas me deram paz. Forte abraço, sucesso e muita paz. Sinceramente…

    Augusto de Almeida

    • tatipilates disse:

      Oi Augusto, Muito obrigada pelas belas palavras! fico feliz em saber que de alguma forma pude ajudar! Muito obrigada pelos votos… Amém! Um abraço, Tati.

      • Valéria disse:

        oi Tati, pelo exame de RM mostrou que tenho CIsto de Tarlov, existe algum tratamento alternativo?

      • tatipilates disse:

        Oi Valéria, como lhe disse em outro post, o Gelo seguido de calor como explico em meus texto seria ótimo para o seu problema… vc pode tratar esse cistos com a Manipulação Neural, com o toque que cura que ensino aqui vc tbém pode dissolver esses pontos de tensão no nervo relaxando o tecido e desaparecendo completamente a sua formação. Um abraço, Tati.

  15. Juliana Marcelino disse:

    Ola Tati!!!

    No começo deste ano descobri que as ultimas vertebras lombares estão gastas a L-6, não é tão normal pois a maioria da pessoas nascem com 5 v. lombares. Será que o desgaste seria isso a causa pois nunca tive trauma algum, sinto só que a minha postura está errada meus ombros são caidos para frente. Me encomoda muito isso sinto muitas dores que está radiando pelo meu gluteo e coxa esquerda parece nervo ciático estou começando a fazer pilates uma vez na semana ja fiz 4 aulas mas por enquanto não vi resultado sei que ainda é cedo mas a dor persiste. Tenho muito medo de que algum dia fique sem poder andar pois tenho 27 anos e como vai ser quando tiver mais idade.

    Abraços.
    Juliana Marcelino

  16. Carol disse:

    OLá, acho que meu pai esta com essa tal de ciatalgia pois ele reclama de muita dor na batata da perna esquerda e no pé, ele não esta mais conseguindo andar e nem esticar a perna e diz que tem ferroadas na perna o tendão no pé dele esta duro!a noite incha bastante,sera que é?oque vc me aconselha a fazer e quais exames?um bj!

    • tatipilates disse:

      Oi Carol, o seu pai deve procurar um ortopedista, que vai pedir provavelmente para fazer um Raio X primeiramente. Ele somente irá pedir uma Tomografia ou Ressonância Magnética, caso encontre algo significativo. Na verdade, o seu pai não precisa ter nenhum problema ósteo-articular para ter essa dor irradiada na perna, isto quer dizer que ele não precisa ter algo grave como uma hérnia de disco e mesmo se tiver, eu aconselho a você, ler o meu ultimo post, “O que posso fazer para melhorar a dor no Nervo Ciático” e faça a compressa fria e quente na região dolorida… e seguir os passos que eu passei no artigo, somando movimentos leves no tornozedo com você tocando na região mais endurecida. Leio sobre o toque que cura para saber como esse toque deve ser feito. Isso irá ajudar a soltar o nervo e relaxar a musculatura da “batata” da perna. Ele pode repetir umas 2x ao dia a compressa fria e depois quente. Um abraço, Tati.

  17. Emerson Grava disse:

    olá estou om encurtamento do quadril, estive internado por 40 dias e 20 deles foram na UTI, adquiri sindrome do imolismo e duas escaras, estou me recuperando faço fisio,porem a perna direita esta com pequeno encurtamento, será que vc tem algo para que eu possa ficar mai confortado e com esperanças de volta a andar normalmente.

    • tatipilates disse:

      Querido Emerso, claro que tenho o que dizer, tudo nessa vida é possível! Eu acredito que vc possa voltar a andar normalmente… e para que isso aconteça, vc tem que acreditar e continuar lutando!!! leia todos os meus textos… e clique no siga-me, estarei escrevendo e montando mais e mais exercícios para ajudar na auto-cura… e se vc puder, procure um terapeuta de craniosacral. Um forte abraço, Tati.

  18. Adina disse:

    Ola Bom dia! por favor me ajude hoje faz 28dias que estou com dores muito forte nas costa , uma dor que queima , e sinto muito tontura , já fui no medico por varias vezes, fiz rx eles disseram que e uma inflamacao nos nervos, to indo no quiropraxista fui uma vez , vou mas duas vezes, pois não aquento mas tomar antiflamatorio. tive uma tensão muito forte de uma amiga desmaiar na minha frente fiquei muito tensa , isso pode ter acarretado meu estado de nervos, pois depois de dia fiquei assim com essa dor forte nas costa que queima muito e toonturas, por favor me ajude , o que tenho que fazer, desde já agradeço pela atenção…ha to tomando feldene, ….já tomei outras 4 tipos de remedios..e nada adiantou…

    • tatipilates disse:

      Oi Adina, o ideal é que vc começe por trabalhar a respiração… continue lendo os meus textos, principalmente os de auto-cura e procure se possível um terapeuta de CranioSacral. A compressa fria, seguida da quente após meia hora vai te ajudar muito no alívio das dores. Um abraço, Tati.

  19. Diandra disse:

    Bom dia!
    Bem faz uns 11 meses que ando sentindo muita fraqueza nas coxas e as vezes acordo com formigamentos pes e maos, fiz todos exames de sangue,neurologicos, ressonancia magnetica da coluna,, consultei com neurologista, ortopedista ,vascular,clinico geral e ninguem sabe me dizer o que e. Nos ultimos dias venho sentindo uma dor suportavel que inicia no quadril para baixo e sinto calor na sola dos pes. Sinto a fraqueza e a dor mais durante a noite e no inicio da man ginasha, durante o dia parece que quando me movimento fico melhor. Pratico danca e yoga Ha 2 anos mas tive que parar com a danca, pois sentia muita fraqueza nas pernas continuo com a yoga e a ginastica ginesa que iniciei ha 2 meses tambem fazia caminhadas mas sinceramente tenho 40 anos, peso 47 Kg e me sinto com 90 anos ultimamente ate parei de trabalhar e a noite me viro muito na cama poiscom estas pernas nao encontro sossego. Se puderes me dar uma luz , o que devo fazer moro no RS.
    Obrigada.
    Que Deus te ilumine!

    • tatipilates disse:

      Oi Diandra, pelo que vc me diz, eu imagino que vc esteja tendo muita tensão na musculatura do quadril e ombros, todo tecido muscular está tenso e contraído, comprimindo os nervos que saem da região cervical (pescoço) e da lombar (ciático). Como essa musculatura não relaxa, ela vai ficando fadigada; vc dorme e tem a sensação de que não descansou, às vezes acorda até mais cansada… mesmo que durma 10 horas parece que ainda está cansada! Isso vai causando a fraqueza na musculatura das pernas… o formigamento vem pelo pinçamento dos nervos que estão comprimidos nos nós dos músculos. Eu diria para vc tentar a compressa fria e quente que ensino na região mais dolorida… principamente quadril que é onde o ciático fica mais preso. Leia os textos de auto-cura, lá tem exercícios de respiração e o toque sutil que vai ajudar a relaxar os músculos… os movimentos para liberar as restrições tbém são maravilhosos… se espreguice mais!!! Se vc morar em POA ou próximo procure a Luciane Broetto (51) 91185770 email: lubroetto@hotmail.com
      Um forte abraço,
      Tati.

  20. Neya Anjos disse:

    olá, trabalho sentada o dia inteiro, sinto dores na costa, nos ombros e na lombar. não tenho como mudar de posição, tenho q ficar o dia inteiro nessa mesma posição. as vezes doi até a perna. algumas vezes já fiquei travada sem conseguir esticar a costa. o q devo fazer?
    obrigada.
    Néya Anjos

    • tatipilates disse:

      Oi Néya, Realmente ficar sentada o dia todo não faz nada bem a sua coluna…evite ficar sentada mais do que 50 minutos… deixe cair um clips do outro lado da mesa, vá tomar água, vai ao banheiro, levanta para se espreguiçar e senta denovo… 5 segundos fora da cadeira não vai atrapalhar o seu rendimento no trabalho. As suas pernas doem porque existe muita tensão acumulada no seu quadril, apesar de vc não perceber porque seu corpo está todo dolorido… faça os exercícios que eu ensino na auto-cura… respire muito e se movimente… Siga meu blog que até o final do ano quero estar postando alguns vídeos com exercícios práticos… Boa sorte! Um abraço, Tati.

  21. Rubens Batista da Silva disse:

    Tive uma contração na minha colutina pélivica e fiquei mais de 24hrs na minha cozinha sem conseguir me mexer, hoje estou mexendo muito pouco mais continuo incapacitado de andar, marquei com um especialista amanha mais tenho medo de não conseguir ficar em pé para ir. A dor era muito intensa, melhorou com os medicamentos e com as injeções mais continua muito ruim e desconfortante.

    • tatipilates disse:

      Oi Rubens, sempre que a sua coluna travar, use compressa quente para relaxar a musculatura. Leia os textos sobre a auto-cura e procure um terapeuta de CranioSacral ou Manipulação Visceral. Um abraço, Tati.

  22. josé janilson valeriano disse:

    Tenho 1 lombalgia no musculo do lado direiro da minha lombar, acima do quadril, qdo faço o exercio remada frontal, sinto dores e depois ardência na regiao. Qdo tb faço abdominais leves (levantando ligeiramente o tronco) fica dolorido a região com bastante ardencia. O que devo fazer na verdade?…Será que não tem uma lesão maior….Tenho 45 anos de idade e pratico musculação desde os 40…porém ultimante sto meio parado devido algumas lesõs e tb faço tratamento de artrose….Posso ir fazendo os exercios de maneira mais leve?

    • tatipilates disse:

      Oi José, pelo que vc me descreveu eu diria que vc está com uma contratura nessa musculatura. O ideal é que vc faça compressa quente e evite alongamentos fortes. Leia os textos sobre auto cura, eles podem te ajudar… vc precisa de movimentos leves para aliviar a tensão muscular. Experimente fazer um movimento contrário ao do alongamento desse músculo, deixe ele encurtar mas numa posição bem relaxada, tipo deitado. Deixe a sua mão sobre a musculatura e sinta a rigidez se desfazendo conforme o corpo relaxa. Evite os exercícios que tensionam e aumentam a dor, pois a dor é sinal de que algo não está bem. Você pode estar sentindo uma restrição no rim direito, e isso não quer dizer que o órgão está com algum problema, apenas quer dizer que a fáscia pode estar presa e segurando a musculatura (provavelmente quadrado lombar). Espero ter ajudado… um abraço, Tati.

  23. luis disse:

    gostaria saber como cuidar do disco estando ele inflamado alguem sabe???

    • tatipilates disse:

      Compressa fria para desinflamar o nervo, depois quente para relaxar a musculatura… respiração e fortalecimento do corpo… com reeducação dos movimentos para diminuir movimentos e tensões compensatórios. Um abraço, Tati.

  24. Cristiane disse:

    Fiquei mais de 10 anos sem praticar atividade física. Após 2 gravidez,com fraqueza muscular, muita flacidez, encurtamentos…(muit complicada rs) dewcobri uma hérnia lombar. embora sem dores, para previní-las, optei pelo Pilates. Me sinto bem ao praticar, porém após 5 aulas tenho sentido dores nas costas as quais nunca senti. Não são dores musulares, que tb sinto e após 2 ou 3 dias passam, saeo dores irradias, ardidas típicas de coluna. Isto é normal? optei pela prática achando que iria ficar bem. O que faço?
    Obrigada desde já.
    Fique com Deus.
    Cristiane

  25. Fabiano Borges disse:

    Oi Tati! Tudo bem?
    Tenho dores na região lombar e trabalho sentado o dia inteiro. O que acontece é que em qualquer ação ou posição, sinto uma espécie de fisgão, um choque na região lombar e minha perna adormece por alguns instantes dando uma falceada. Por essa razão me tornei escravo dos anti-inflamatórios. Pergunto: consigo reverter esse quadro apenas com exercícios e alongamentos? Ou precisaria de um tratamento mais específico?
    Ja fiz exames, os quais constataram que meu problema é muscular, acredito que gerado por má postura.
    Obrigado desde já!

    • tatipilates disse:

      Oi Fabiano, o seu caso é de pinçamento de nervo… com inflamação, nesse momento não aconselho alongamento… vc precisa fazer as compressas… fria primeiro depois quente, tem um post que falo sobre como fazer a compressa… só depois que desinflamar, vc vai começar alguns movimentos leves e bem lentos… nada forçando… leia o texto sobre o alongamento pode machucar… tenho alguns exercícios descritos aqui para o ciático… pode fazer… o ideal é que vc fosse procurar ajuda com um terapeuta de CranioSacral e Manipulação Visceral/Neural. Boa sorte! Tati

  26. mariana disse:

    Olá, Tati! Achei muito legal o seu blog. Parabéns!
    Tenho uma protusão discal entre L4-L5 oriunda de uma queda de cavalo na infância. Fiz um longo tratamento e melhorei muito. Fique 10 anos sem dores. Hoje as dores voltaram bem forte, fiquei “travada” na cama uns dias….Hj estou melhor, mas sentido aquela dor de choque na lombar, muito incômoda a ponto de não conseguir me manter em pé certas horas. O pilates tem ajudado bem…. o que mais fazer? Será que só o pilates irá “resolver” o meu problema? Será que, com o tempo, vou voltar a ficar de boa, se dor? Obrigada.

    • tatipilates disse:

      Oi Mariana, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado do blog! :) Olha, na minha experiência com a terapia CranioSacral e Manipulação Visceral e Neural, vale a pena vc procurar um terapeuta e fazer essas terapias… o Pilates ajuda a fortalecer e deixa o corpo mais móvel e flexível… assim como a Yoga… porém algumas limitações mais profundas de fáscia vão ficar lá, podendo num momento de maior estresse se manifestar… ou silenciosamente irem sendo compensadas… e só se manifestarem já na terceira idade. Por isso aconselho essas terapias pelos menos 3x ao ano para reorganizar o corpo, liberar o que não está fluindo, evitando lesões futuras ou diminuindo os traumas em acidentes. Se você pode se sentir melhor agora… vale a pena experimentar! Um abraço, Tati.

  27. marta disse:

    oi,sinto uma dor no lado esquerdo da coluna,sinto meu quadril amortecer e sinto muita dor na perna esquerda,não consigo me abaixar nem me virar pros lados.fix um raiox e não acusou nada.mais é insuportavel a dor.

    • tatipilates disse:

      Oi Marta, pelo que vc me disse, acredito que vc possa estar com problema de mobilidade do rim esquerdo, e isso limita a mobilidade do nervo que desce para a perna esquerda. Uma queda antiga pode ter tensionado a musculatura que sustenta o rim ou um problema no órgão pode estar ocasionando isso. O mais importante é que pode ser tratado com a Manipulação Visceral. Eu ensino a aqui no item auto-cura a sentir o corpo e a ajudá-lo a voltar a fluir e ficar mais móvel. O toque que cura pode ajudar a aliviar a dor e as compressas frias seguidas da quente podem aliviar a dor. Mas o quanto antes procure um terapeuta. Um abraço, Tati.

  28. Jerusa disse:

    Querida Tati, Deus lhe abençoe por compartilhar conhecimentos tão importantes e de graça – o que é cada vez mais raro hoje em dia. Estava com ciatalgia há 20 dias e ontem seu site caiu do céu no meu computador… Me interessei muito pelos seus ensinamentos, li com atenção seus conselhos e iniciei as aplicações de compressa – fria e quente, mais toque e exercicios leves de respiração e relaxamento que vc indica. Hj eu nem acredito que estou terminando meu dia sem uma dorzinha sequer. Vc é um anjo! Visitantes, leiam com atenção as dicas da Tati e pratiquem antes de perguntar, pois tudo o que vc precisa fazer para se livrar das dores já está muito bem escrito e explicado pela Tati. Acreditem e façam que dá muito resultado
    Um beijo no coração, continue este facho de luz que vc é Tati. Jerusa de Florianopolis.

    • tatipilates disse:

      Oi Jerusa, muito obrigada pelo depoimento e pelo carinho… Fico muito feliz que vc encontrou o alivio a sua dor tão rapidamente! Eu digo sempre aos meus clientes, eu posso ajudar mas a cura depende da mudança interna de cada um… É uma transformação que acontece de dentro pra fora :) todos tem o poder de cura e a infinita capacidade de regeneração do corpo é MARAVILHA!!!!
      Um forte abraço, amor e luz a todos nós!

  29. Rita disse:

    Tati, lendo seus artigos achei muito interessante! Gostaria de uma opinião sua a respeito, tenho sentido muita dor na região da lombar, dor nas pernas , principalmente na direita. Já fui ao médico,tomei injeções de antinflamatórios,fiz 10 sessões de fisoterapia e não adiantou. Não sei o que fazer?

    • tatipilates disse:

      Olha só Rita, leia os textos de Auto-cura pois lá vai encontrar dicas de como se cuidar e amenizar as dores! boa sorte! Um forte abraço, Tati.

  30. Carmen disse:

    Oi Tati… Compressa fria é qual temperatura? Gelada? Tenho aquelas bolsas da Mercur, que ficam no freezer, pode ser. Estou com lombociatalgia há 4 meses. Li seus textos, muito obrigada por partilhar, pretendo fazer essa compressa fria, depois quente e procurar RPG. Já fiz cranio, relaxa mesmo, mas ainda não tive coragem da compressa fria, e a quente no nervo piora, já percebi. Obrigada.

  31. Carmen disse:

    Desculpe a postagem anterior, encontrei o post sobre compressa fria no teu site: http://tatipilates.wordpress.com/2011/02/01/gelo-ou-calor/

    Vc indica alguém em Curitiba para RPG? Obrigada

  32. Beatriz disse:

    Oi Tati, fui diagnosticada com hérnia de disco L4-L5 e fiz um procedimento chamado Nucleoplastia há 3 meses. Hoje estou melhor (não conseguia andar, pois atingiu piriforme e ciático), no entanto, sinto dores fortes na parte posterior da anti-perna esquerda (próximo à panturrilha), parece uma canelite e na lateral do quadril esquerdo. Será que isso tem a ver com a hérnia?? Obrigada

    • tatipilates disse:

      Oi Beatriz, essa dor tem a ver com a lesão do nervo lá na raiz e não necessariamente necessita ter uma hérnia para isso acontecer. Vc pode tratar o nervo que fica enodado lá na saída da vértebra ao ser estirado por exemplo numa torção de tornozelo entre outros traumas, causando uma perda de mobilidade por toda a sua extensão… Para aliviar vc tem que fazer compressa na região dolorosa, fria depois quente, procure o texto q explica… Eu tenho um texto q explica como trabalhar o toque q cura desde a região da lombar e quadril onde vc tinha a dor até a panturrilha. Apesar de não estar dolorido, os pontos de tensão ainda estão segurando o nervo e fazendo com q a perna fique presa. Leia os exercícios para mobilizar o ciático e os textos de auto cura. Leia sobre o emocional tbém :) e se puder procurar um terapeuta de CranioSacral vá no http://www.iahp.com
      Boa sorte!
      Um abraço e feliz Páscoa!

  33. Elaine disse:

    Preciso de maiores informações, trabalho sentada oito horas por dia. Podem me ajudar com mais orientações para postura?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s