Dor no Pé

Existem vários fatores que podem ocasionar dores na sola do pé. Desde um sapato desconfortável, apertado ou de solado muito duro, até problemas do nervo ciático, falta de alinhamento, joanete, proeminência da região dos metatarsos, neuroma de Morton, metatarsalgia, etc.

Muitas dessas dores podem ser aliviadas pelo simples uso de palmilhas e uso de calçado mais confortável, porém existem aquelas dores que parecem não existir nada para aliviar.

São as relacionadas a posturas pobres, falta de alinhamento das pernas e inflamação do nervo ciático. Muitas dores surgem pela má distribuição do peso sobre a sola, e pelo acúmulo de tensões em certos pontos do pé, ocasionando pinçamento de nervos.

A reflexologia e a terapia craniosacral vão trazer alívio e ajudar na liberação desses pontos tensos. Até uma massagem podal poderá minimizar a dor, porém muito cuidado ao receber massagens quando o pé estiver em estado agudo de dor. Isso poderá ocasionar um inchaço e aumento de dor, agravando a inflamação. Nesses casos eu costumo aconselhar a aplicação de compressa de gelo por 15 minutos.

Eu fui técnica de ginástica olímpica e costumava saltar descalça em chão duro e gelado, foi nessa época que surgiu essa inflamação entre os metatarsos (metatarsalgia), a ponto deu ter que engessar o pé pois não aguentava de dor (ao massager ele virou uma bola de tão inchado e inflamado). Após anos de melhoras e reincidências, aprendi que:

  • Devo evitar caminhar descalça em pisos gelados e duros;
  • Sapato de salto alto é meu maior inimigo;
  • Palmilhas de gel são sempre bem vindas
  • Se eu quiser correr devo começar gradualmente para o meu pé acostumar, e evitar pisos duros, de preferência utilizar a grama ou terra batida;
  • Quanto mais macio o solado do calçado, mais vou poder andar;
  • Quando meu pé está cansado devo massagear o arco do pé com um rolo, garrafa, bola ou qualquer outra coisa cilindrica para tirar esta tensão, desde a borda do calcanhar até a borda dos metatarsos;
  • Se inflamar devo evitar caminhar e fazer compressas de gelo até que o estágio de dor aguda passe;

Se acontecer deu abusar, por precisar usar um salto alto para uma festa ou caminhar demais, antes de deixar o pé inflamar eu já faço a aplicação da terapia craniosacral para que a tensão acumulada seja minizada e a dor não volte.

Caso o seu problema seja relacionado a problemas de Postura e falta de alinhamento, o Pilates poderá auxiliar no realinhamento da coluna e extremidade inferior. É importante que seja trabalhado também a sua forma de pisar e caminhar, para que haja um melhor distribuição do peso do corpo sobre os pés. O fortalecimento do tronco e melhora de flexibilidade, assim como o aumento de mobilidade de coluna poderão ser fatores decisivos na cura da dor do seu pé.

** Neurôma de Morton é, numa explicação mais simplificada, o pinçamento do nervo perto dos dedos (3a para 4a falange). A cirurgia pode ser uma forma de tratamento (neurectomia) porém, como eu penso que cirurgia deve ser sempre a última alternativa, acredito que você deveria tentar o tratamento através da terapia CranioSacral. Eu já obtive muitos casos de sucesso através da aplicação dessa terapia em diversas dores plantares.

By Tatiana Matsuo.

About these ads
Esse post foi publicado em Sobre PÉ, TODOS OS TEXTOS. Bookmark o link permanente.

39 respostas para Dor no Pé

  1. MARGARETH disse:

    Olá,
    Estou gostando muito desse site. Encontrei-o procurando alguns artigos sobre Diabetes Tipo 1, pois meu filho de 11 anos tem, descobri em abril de 2007. Ainda estou meio perdida e desde ontem ele está dando febre muito alta.
    Tenho fibromialgia, mas as dores não passam hora nenhuma. Ultimamente fiquei sabendo que estou com artrose e bico de papagaio…é dor demais. E junto com tudo isso apareceu uma dor não é mesmo na sola do pé, mas sim no calcanhar, não posso ficar sentada muito tempo pois quando me levanto sinto dores horríveis, é como se estivesse furando,às vezes choro de tanta dor. Não consigo firmar o calcanhar no chão, só depois de alguns minutos.
    O que vem a ser isso?

  2. tatipilates disse:

    Oi querida Margareth,

    Puxa eu sinto muito pelo seu filho… espero que vcs consigam controlar essa Diabetes…

    Quanto ao seu problema, a dor no seu pé está claramente relacionada a pontos de tensão localizados nos terminais nervosos do nervo ciático no pé. Na verdade você tem que tratar essa coluna e a fibromialgia a Terapia CranioSacral e/ou a Reflexologia associados ao Pilates podem te ajudar muito.

    Uma forma de tentar amenizar a dor no pé é congelando uma garrafinha com água e fazendo massagem no pé pisando na garrafinha. Você vai massageando o pé todo, principalmente o arco, na região do arco próxima ao calcanhar e calcanhar. Pode fazer isso sentada ou de pé. Apesar que de pé vai poder colocar mais peso e massagear mais (dependendo da sua toleräncia).

    Leias os textos sobre dor, respiração, e dor no pescoço, além do de fortalecimento do abdomem (CORE). Eles vão te ajudar. Qualquer coisa me escreva no email.

    Um grande abraço,

    Tati.

  3. luzia silva teixeira disse:

    oi,tati ! sei que com vc tah td bem né?
    mais comigo ñ.. tenho dores absurdas nos meus pés..eles incham,ficam vermelhos ,encalombam,ardem doemmmmmmmm.. é um horror ! mais sei que vc vai me ajudar,que tipo de exercicios preciso fazer com eles além de colocarem para cima ????? sei que sou carente de várias sessões de ……PILATES srrssrs mais ñ tenho como fazer agora..tó sem emprego e sem didim,até já fui lá fazer aquela aula grátis …mais ñ consegui me matrIcular , até da académia já sai,mais vou tentar conseguir esses 150,00 para pelo manos 1 més de aula, pois sei que vale muito apena… enquanto sso me AJUDE !!!! BJJOS DE ALGUEM QUE AMA E CONFIA NO PILATES…

    • tatipilates disse:

      Oi Luzia, eu coloquei um texto novo no fórum de discussões que poderá te ajudar… espero que já esteja bem! um abraço, Tati.

  4. Rosa Freitas disse:

    Minha mãe tem 75 anos, bem ativa e saudável. Há um ano ela tem um formigamento e queimação nos pés e desde então os sintomas têm aumentado e nenhum tratamento adiantou. Suas atividades ficaram limitadas, pois está com dificuldade para caminhar . Além da queimação constante, os pés ficam sem força. Estamos em tratamento com um neurologista que inicialmente prescreveu gabapentina (sem resposta). Agora está medicada com triteptal e tofranil. Também sem resposta.

    Ela não é diabética, exames de fezes negativo, exames de sangue normais, só o CPK elevado, biópsia de músculo com discreta alteração. Já passamos por hematologista, reumatologista e vascular – nada que justificasse os sintomas foi encontrado.

    O último diagnótico foi “neuropatia periférica idiopática”. O neurologista disse não haver medicamento para esse problema, pois deve-se combater a causa. Não encontramos a causa até agora e o quadro continua sendo agravado.
    Você acredita que o pilates pode ajudar?

    • tatipilates disse:

      Olha o Pilates vai ajudar, mas muito pouco… poderá até agravar as dores da sola do pé caso não seja bem aplicado. O ideal é que a sua mãe faça terapia CranioSacral, já tratei de casos como o dela com muito sucesso! Um abraço, Tati.

  5. ana paula disse:

    Olá Tatiana td bem? Bom eu tenho uma dúvida sobre dor nos pés, meu tio já fez vários exames nos pés e não foi constatado nada de inflamação, mas ele sente muita dor nos pés enquanto os pés estão em movimento, com o sangue quente eles não doem, agora depois q esfria ele sente muita dor e começa a mancar. Ele trabalha o dia inteiro em pé.
    O que ele deve fazer para amenizar essa dor?

    Obrigada desde já

    abraços de ana paula

  6. Tina disse:

    olá sou a Tina tenho 35 anos foi-me diagnosticada fibromialgia à pouco tempo depois de durante 4 anos ter feito diversos exames e ter ido a médicos de várias especialidades. A zona mais afectada no meu corpo são as solas dos pés nem em descanso as dores me largam será normal na fibromialgia?
    Obrigada

  7. Danyella disse:

    Tenho um dor intensa em toda sola dos pés, a sensação e como se estivesse na carne viva, a sola dos pés fica toda avermelhada como se o sangue tivesse toda nos pés, esta dor começou a 5 anos quando estava grávida, e ela nunca mais foi embora. Gostaria de saber o que devo fazer, para melhorar ou aliviar?

  8. Robson disse:

    gostei bastante do desta pagina

  9. JAMILE FONSECA disse:

    OI EU GOSTEI DESTE SITE.
    NA VERDADE EU TINHA UMA DUVIDA MAIS ENCONTREI O RESPOSTAS DE OUTRAS DUVIDAS MAIS……
    OLHA SO, MINHA MAE SEMPRE QUE SE SENTA OU DEITA OS PES DELA PARECE QUE ESTA SE QUEBRANDO SERA A POSTURA OU REALMENTE ELA PRECISA DE UM ACOMPANHAMENTO MEDICO O QUE VC ME INDICA GOSTARIA DE TER UMA RESPOSTA
    BJS
    GOSTEI DO SEU TRABALHO
    XAU

    • tatipilates disse:

      Um acompanhamento médico é sempre importante para saber se está tudo bem… mas, acredito que o que ela precisa é entender como o emocional atua sobre o corpo para que ela possa processar as tensões do dia a dia… acumulamos pela vida muita coisa e o corpo vai se encurtando e vai parando de mexer… isso leva a dores generalizadas, e estar sobre peso vai agravando ainda mais… e qdo temos uma postura ruim, e estamos fracos vai tudo piorando. Leia para ela o texto Postura correta X errada que deve ajudar bastante. Um abraço, Tati.

  10. Walter Ferreira disse:

    OLá meu pai é diabetico ele tem 80 anos e ultimamente ele vem sentindo muitas dores na planta do pé, região calcanhar, na lateral e no peito do pé até a ponta dos dedos, as dores são constantes ultimamente tenho aplicado um gel massageador Dr. A livi e Doutorzinho pois dão um frescor mas não resolve o problema. Creio que ele deve ter alguma infecção dos nervos há algum outro remédio ou creme que podemos passar ou o caso tem solução pode ser o que?

    Oi Walter,
    Na verdade a dor que seu pai está sentindo é reflexo do nervo Ciático. Quando o nervo Ciático está inflamado ou encurtado, ele pode refletir como dor na lateral da perna perto do tornozelo, na borda lateral do pé e calcanhar, indo até as pontas dos dedos, quando ele está mais encurtado. A sua massagem pode aliviar, mas o nervo deve ser tratado desde o quadril. A terapia Craniosacral junto com a Manipulação Neural, tratamento que eu faço tem se mostrado muito eficiente para este tipo de problema. Você pode tentar massagear também o quadril, na região do glúteo, na altura do cós da calça. Pode fazer compressa quente para relaxar a musculatura. Se a pressão estiver causando dor, quer dizer que o nervo está inflamado, nesses casos a compressa gelada vai ajudar. Coloque 5 cubos de gelo dentro de um saco plástico e complete até a metade com água. Deixe por 15 minutos na região, é importante que a compressa não seja retirada antes do tempo, pois nos primeiros minutos devido a dor, a musculatura contrai, e se vc tirar nesse momento vai fazer efeito contrário.
    Boa sorte!
    Tati.

  11. luciana santos disse:

    Olá,Gostei muito deste site,encontrei nele respostas para as minhas dores nos pés,eu também sofro com essas dores há alguns meses sinto dores na sola do pe bem perto dos dedos e está muito inchado,sofro com essas dores sem saber o que era,agora sei que tenho que ir ao ortopedista.agradeço por esclarecer minhas dúvidas.

    • tatipilates disse:

      Fico feliz Luciana em saber que te ajudei… escrevi um texto novo com um alongamento ótimo que pode te ajudar… um abraço, Tati.

  12. julio cesar disse:

    amiga tatiana, jogo futebol há muitos anos e há alguns meses tenho sentido dores muito fortes na sola do pé esquerdo. precisamente naquela parte que não toca no chão, entre os dedos e o calcanhar. é como se fosse dor no nervo ou músculo. jogo com chuteira nos sábados e nas quintas um society em grama sintética. na ocasião não sinto nada, depois esse incômodo no pé volta.
    Gostaria de uma orientação sua, grande abraço!

    Oi Julio,
    O arco do seu pé está inflamado e tenso… a Terapia CranioSacral seria ideal para tratar o seu problema… como não sei onde vc mora e não sei se vc pode chegar até mim, vamos tentar um tratamento alternativo que vc pode fazer em casa:
    * Vc vai fazer compressa gelada por 15 minutos exatos. Coloca uns 5 cubos de gelo dentro de um saco plástico e enche de água até a metade do saco. Dessa maneira vc terá um melhor contato no seu pé. O tempo é muito importante, vai doer um pouco no início, mas tem que aguentar para que o efeito anestésico comece a fazer efeito, os nervos inflamados que estão inchados vão diminuir e desinflamar. Depois retire o gelo… e coloque a sua mão quente sobre a região para que a temperatura volte ao normal… assim que a temperatura normalizar… pode levar uns 15 minutos, vc vai colocar o pé dentro de uma bacia com água morna pra quente, deve estar confortável. Dentro da água vc ou alguém vai massagear levemente seu pé… vc vai movimentando os dedos e circulando o tornozelo. Se vc quiser vc pode adicionar um pouco de álcool e cânfora na água, mais um pouquinho de sal. Isso vai ajudar a relaxar a musculatura do pé. Nesses movimentos e na massagem vc não deve sentir dor… pode ficar de 20 a 30 min. Tire o pé antes da água esfriar. Evite pisar em piso frio descalso após o tratamento e de preferência não ande muito logo após… o ideal é deixar o pé repousar. Isso deve ajudar. Repita de 2 a 3x ao dia. Claro que, uma vez já é melhor do que nada!
    Boa sorte!
    Tati.

  13. Fátima disse:

    Olá Boa Tarde,

    Tenho 23 anos e ultimamente estou sentindo fortes dores nos pés.As dores são tão fortes que preciso usar uma cadeira para lavar a louça, por exemplo,trabalho o dia inteiro ás vezes em pé ás vezes sentada. Ontem minha colega de trabalho reparou que a sola do meu pé estava muito vermelha e realmente estava,já sabia que ia chegar em casa e sentiria muita dor…e não deu outra tive que pedir minha irmã para me ajudar. O calcanhar dói muito,parece que o pé está com “febre” pois fica bem quente, sei que estou um pouco acima do meu peso mais isso já estou controlando. Não sei se ponho água morna ou gelada nos pés.

    Peço para que por favor,me ajude,pois estou sentindo muita dor.

    Grata,
    Fátima

    • tatipilates disse:

      Oi Fátima, eu abri no Forum de Discussão um tópico sobre dor no pé… lá tem um excelente alongamento e sobre gelo ou calor… eu colocaria no gelo somente quando vc abusou muito e está muito inflamado e inchado… mas coloque no balde quente depois de alguns minutos sempre que fizer o gelo… lembre-se o gelo desinflama os nervos e o quente solta a musculatura e relaxa… espere sempre o pé voltar a temperatura normal antes de colocar na água quente… Um abraço, Tati.

  14. Cleide Flores disse:

    Prezada Tatiana,
    Há 3 meses que estou com dor na lateral do pé esquerdo e na sola.
    A dor é alternada por menos dor e mais dor.
    Quando me levanto de manha a dor é pior.Tenho de andar na ponta dos pés. A medida que ando a dor melhora, mas nao passa.Sou diabetica , controlada.
    Gostaria de saber qual especialista devo procurar aqui em Belo Horizonte. ‘E ortopedista ?Sinceramente nao sei a quem procurar.abraços e mto obrigada pela sua atençaos. Cleide

    • tatipilates disse:

      Oi Cleide, vc pode procurar um ortopedista para que ele examine a sua coluna, mas pela a minha experiência o melhor a fazer é procurar um terapeuta que faça a Terapia CranioSacral, vou te passar o link para encontrar terapeutas: http://www.iahp.com/pages/search/index.php é só colocar a cidade, estado e país que vc vai encontrar terapeutas em qualquer lugar do mundo.

      Estou colocando os terapeutas que eu encontrei que estavam com o número de telefone, eu não conheço pessoalmente nenhum deles e não poderia indicar qual o melhor, acredito que todos sejam bons, a Joelma é que tem um curriculum mais extenso e a Lais trabalha com a Manipulação Visceral como eu e particulamente gosto muito desse trabalho. Boa Sorte! Um abraço, Tati.

      Lais Cristina Almeida PT, DO
      Belo Horizonte, Minas Gerais Tel: +55 31-3227-1662

      Joelma Bezerra Martins PT
      Belo Horizonte, Minas Gerais Tel: +55 31 4102-3010

      Geraldo de Paula Carvalho PT
      Belo Horizonte, Minas Gerais Tel: 011 55 31 3467 3088

      Leonardo Januzzi PT
      Belo Horizonte, Minas Gerais Tel: 011 55 31 3444 0365

      Philippe Manuard
      Belo Horizonte, Minas Gerais Tel: 011 55 31 3227-1662

      Cesar Serabion Ferreira PT
      Belo Horizonte, Minas Gerais Tel: 011 55 31 3225 1948

      Ricardo Zamorano
      Belo Horizonte, Minas Gerais Tel: 011 55 31 3273 9256

  15. junio cesar disse:

    trinquei o metatarso do pé e coloquei um parafuso mais ja deu dois meses de cirurgia eo medico me libero para andar mais não aguento pisar no chão pq a sola do meu pé dó de mais . É uma dor tipo quando voce torce o pé e não consegue pisar oque ue faço pra melhorar isso .

    • tatipilates disse:

      Oi Junio, a compressa quente vai te ajudar a soltar a musculatura que está muito encurtada e tensa… o ideal é que vc procure um profissional de terapia craniosacral. O seu pé precisa voltar a se movimentar levemente, se vc tentar fazer pequenos movimentos dentro da água quente vai ser mais confortável. Boa sorte! Um abraço, Tati.

  16. Lourdes disse:

    Olá td bem????
    Eu tenho uma dor nos pés ,queima e dói muito mas só quando uso sapato fechado até tenis não posso usar….Ja fui em varios médicos e nenhum deles resolveu o meu problema .Fui em um fisioterapeuta e ele disse q é problema de metatarso e me passou alguns exercícios de alongamento,melhorou mas quando chega o frio piora e não consigo colocar nem tenis.Gostaria de uma opinião sua. desde ja obrigada.

  17. siumara fernando disse:

    oi tati tenho muita DOR no pe esquerdo ,ele ta inflamado e com bastante dor ,n consigo por nenhum tipo de sapato n sei o que fazer,e verdade que agua quente eo melhor para colocar os meus pes?por favor me ajude.siumara-Angola

  18. JULIANA disse:

    eu achei um maximo isso

  19. Raimunda Nascimento disse:

    Querida Tati.
    Amiga, tenho 52 anos e desde do inicio da minha menorpausa (47) tenho sentido muitas dores na sola dos meus pes, sou uma pessoa muito ativa, gosto muito de andar a pe, e ja troquei meus sapatos por salto anabela, melhorou mas ainda continuo sentindo. As vezes faço massagens e tambem melhora, o que voce aconselha? desde ja obrigada.

    • tatipilates disse:

      Oi Querida, leia o texto: Dor na sola do pé que está dentro da categoria, sobre o pé… e leia também como tratar o ciático… e os outros textos sobre a auto-cura… Um abraço, Tati.

  20. Jonathan disse:

    Olá, tenho tido problemas semelhantes a esses, +- uns 6 mêses, tenho sentidos uns incomodos semelhantes a uns shocks no meu pé qnd estico minha perna. Fui à vários médicos, mas nenhum descobriu o que eu tenho .. fui na reumatologista e no neuro.. fiz um exame chamado eletroneuromiografia, mas nos exames n detectou nada. Se puder, me ajude ..

    • tatipilates disse:

      Oi Jonathan, peço desculpas pela demora na resposta, eu me mudei para Brasília no final do mês de Julho para agosto e fiquei sem internet nesse período. Essas dores muitas vezes são provocadas pelo pinçamento entre as fáscias dos metatarsos. Você pode apenas estar sofrendo de um estreitamento do espaço entre os ossos e o nervo pode ficar comprimido lá. Eu te aconselho tentar a terapia CranioSacral para liberar as fáscias e desinflamar o nervo. Em casa, tente a compressa de gelo e depois que a temperatura do pé normalizar faça o escalda pé com movimentos suaves entre os dedos… Boa sorte!

  21. adriana disse:

    estou precisando de um ortopedista urgente no sistema público de saude. pois estou sentindo dores na parte da sola dos pes perto dos dedos. como faço , pois tenho que trabalhar.desde ja agradeço. bjs

    • tatipilates disse:

      Faça as compressas de gelo… não massageie quando estiver inflamado e aplique o toque suave que ensino na auto-cura… boa sorte!

  22. Pri disse:

    Ola, estou adorando este site, meu nome e Priscila tenho 22 anos, estou com inflamaçao no nervo dos dois pes, sinto muita dor trabalho a 3 anos em um consultorio e fico o tempo todo em pe, como faço para aliviar essa dor um pouco compressa de agua fria ou quente, vou começar o tratamento daqui uma semana mais nao estou aguentando de dor nos pes. Obrigada

    • tatipilates disse:

      Oi Pri, acredito que vc já tenha começado o tratamento… mas eu indicaria a vc a compressa fria e depois de meia hora a compressa quente, ou um escalda pé. Trabalhe a respiração, a mobilização da coluna, a musculatura do quadril influencia nas dores e tensões do pé… leia os textos da auto-cura… use e abuse do toque suave… sem pressionar para não irritar ainda mais os nervos no pé… evite pisar no chão gelado descalço… e boa sorte! um abraço, Tati.

  23. Roberta disse:

    Parabéns gostei muito do seu site !

  24. minhas dores são forticimas,meu dedo do pè ja estão grudados um no outro,comecei a esfregar limão e massagens ta aliviando em 70% mas preciso de um antibiotico ou antinflamatorio? pode me sugerir um bom

    • tatipilates disse:

      Mara, não posso sugerir um medicamento, mas posso sugerir passar arnica e fazer um escalda pé. Leia os meus textos de auto-cura… Lá ensino a fazer o toque q vai diminuir as tensões. Leia sobre o emocional tbem.
      Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s