Como respirar quando o ar não quer entrar no peito?

Semana passada eu estava conversando com uma amiga e percebi que ela estava meio magoada… pela conversa fui sentindo como ela estava engolindo apertado e como o peito estava fechado, impossibilitando o ar de entrar.

Para ajudá-la, fui falando pelo skype tudo o que ela tinha que fazer para abrir o peito e assim voltar a respirar livremente. Vou transcrever parte da conversa para poder ajudar todos aqueles que se encontram assim, no meio de um grande estresse ou passou por uma grande mágoa. Mesmo aqueles que não consigam se lembrar de algo muito forte, pois no momento tudo parece estar tranquilo, mas que estão sofrendo com dores crônicas, sindrome do pânico ou  ansiedade… se vocês prestarem atenção, provavelmente o seu peito vai estar fechado e o ar pode estar tendo dificuldades de entrar. Em alguns casos você pode estar segurando a respiração sem perceber, causando uma falta de oxigenação do corpo e cansaço demasiado. O coração tem que bater mais para oxigenar o cérebro e pode alterar a pressão arterial. Eu acredito que o infarto precoce acontece na maioria das vezes porque a pessoa não está conseguindo relaxar e respirar corretamente. Claro que esse é apenas um agravante, pois normalmente a pessoa não dorme direito devido às tensões, não tem tempo de se alimentar direito (ou nem tem muita fome, pois a correria a faz esquecer de comer!)

Esse exercício é bom para todas as idades e para todas as pessoas que estão “VIVAS!”  basta estar vivo para ter compromissos e preocupações!

** Para que funcione, sente-se confortavelmente, se puder coloque uma música bem relaxante e deixe meia luz no ambiente.

Aqui vai parte do diálogo:

 XYZ: vou me organizar, minha cabeça merece e minha saúde tb
 Tatiana Matsuo: isso
   se organiza e fica tranquila
   respira fundo
   uma nova fase está começando
 XYZ: anda dificil de novo respirar
 Tatiana Matsuo: eu sei… só pelo que vc me contou
 XYZ: vc disse certo o peito  ta apertado
 Tatiana Matsuo: eu sei que está… é como se pudesse sentir nas suas palavras
   coloca a sua mão no peito 
   uma de cada lado e sinta o coração 
 XYZ: coloquei
 Tatiana Matsuo: fecha os olhos e tenta sentir que não tem o que se preocupar
   que o melhor sempre acontece
  vai deixar o ar sair primeiro
  relaxa os ombros
  daí inspira pequeno
  sente que o ar quer ocupar um espaço dentro do peito e é ele que empurra as costelas de dentro para fora
  depois solta denovo e relaxa do topo da cabeça para baixo
  como um banho de água morna
  que vai derretendo tudo
  inspira sempre dentro do confortável
  não força demais
  sente o corpo flutuando qdo o ar entra
  parece que vai se elevando
  daí solta e relaxa…
  até a mandíbula deve relaxar, como que abrindo um espaço de 1 dedo entre os dentes do fundo
  solta a lingua, ela não deve pressionar os dentes
  e cada vez que vc inspirar vai sentir os músculos entre as costelas se alongando…
  mas sem muito esforço
  sempre deixando o ar fazer todo o trabalho, pq ele entra e faz uma pressão de dentro para fora
  vai relaxando o trapézio…
  a coluna vai subindo e crescendo e os ombros ficam pendurados na coluna
  pela lateral
  esse exercício ajuda a organizar a coluna e vai abrir o esterno
  pensa que o esterno quer pegar luz solar qdo vc inspira
  e qdo expira, ele vai relaxar e deslizar no peito em direção ao chão
  é muito importante a fluidez do movimento do esterno na respiração 
  vai repetindo lentamente até seu corpo todo relaxar
  sente que o ar refresca o topo do cérebro quando entra e quando sai o corpo se aquece… 
 XYZ: nossa
  se conduziu perfeito
  eu fui fazendo e já abriu
 Tatiana Matsuo: :D
  é um exercício…
 XYZ: estalou a coluna , desceu o esterno
 Tatiana Matsuo: muitas pessoas lêem meu blog e já se sentem melhor
 XYZ: vários suspiros
 Tatiana Matsuo: que lindo!
 XYZ: show mesmo!

Existem várias formas de liberação durante esse exercício. Algumas pessoas vão começar a bocejar, outras vão sentir vontade de se espreguiçar, pode relaxar e dar sono, ou se revigorar e ter vontade de produzir ou em casa ou no trabalho. Você deve praticar várias vezes ao dia, e na semana… respiramos o dia todo e para que o corpo passe a respirar assim normalmente sem pensar requer muita prática. Eu escrevi um texto chamado Postura Correta X Errada, onde falo mais sobre como melhorar a postura através da respiração. Vale a pena conferir!

Espero ter ajudado você também!

Tenha um ótimo dia!

Um abraço,

Tati.

PS.: estou começando um texto que irá falar sobre como auto-aplicar a terapia craniosacral e a manipulação visceral. Pode demorar um pouco, mas vai chegar!

Esse post foi publicado em A AUTO CURA, Sobre RESPIRAÇÃO e POSTURA, TODOS OS TEXTOS e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

33 respostas para Como respirar quando o ar não quer entrar no peito?

  1. Vanessa Provazi disse:

    Olá Tati,

    Depois de ler todos os posts do seu blog, entro todos os dias para acompanhar uma nova postagem. A impressão que eu tenho é que tudo o que você fala sempre se encaixa comigo. O seu blog é simplesmente Fantástico! Na minha opinião, o melhor conteúdo nacional sobre como tratar dor crônica ( e olha que eu já pesquisei muito na net )!
    Esse post sobre como respirar veio bem de encontro comigo, porque algumas vezes isso acontece comigo, de tentar respirar, puxar o ar para dentro e não conseguir…sentir que o ar entra bem pouquinho por mais que eu force, por isso, essa sua explicação vai me ajudar muito.
    Sobre a auto aplicação da Terapia CranioSacral, continuo aguardando com alegria mais essa nova informação que eu tenho certeza que vai ajudar não só a mim mas a muitas pessoas que sofrem de dor crônica.
    Não tenho palavras para agradecer a sua disposição em compartilhar seus conhecimentos tão preciosos em seu blog. Você não imagina o quanto tem me ajudado! Ainda tenho dor ( cabeça, pescoço e trapézio) todos os dias, mas com o alongamento, exercícios isométricos, respiração de pilates e correção da postura, a intensidade da dor diminuiu uns 70% e frequentemente sede com um analgésico. Não me sinto curada ainda, mas me sinto em melhora, em processo de recuperação, graças as informaçãoes do seu blog!
    Você me devolveu através do blog a esperança da cura, e isso não tem preço! Muito Obrigada!
    Que Deus te ilumine mais e mais a cada dia e te dê de forma muito grandiosa duas coisas que te desejo: SAÚDE E PAZ!

    Um grande abraço,

    Vanessa Provazi

    • tatipilates disse:

      Querida Vanessa, suas palavras me emocionam sempre! Me dá mais força para continuar nesse trabalho de ajudar as pessoas que estão longe e não podem chegar até minhas mãos… saber que vc já está melhor e que tem fé na sua cura me enche de alegria. A cura só acontece de dentro para fora, é uma transformação, uma limpeza… e a sua já começou! PARABÉNS! Muito amor e luz a todos nós!
      Um forte abraço,
      Tati.

    • SérgioPedro disse:

      Ola Tenho 14 ano , Eu quando respiro pareçe que me sinto apertado por dentro :( meu peito apertado , sera ke me podia ajudar? Pf !! Nao consigo viver assim a vida toda :( Sé daki a 1 ano tiver assim voume suicidar e n tou brincando

      • tatipilates disse:

        Oi Sérgio, que bom que vc veio procurar ajuda! Ninguém consegue viver assim meu querido… Eu sei que não é fácil, por isso vc pode contar com a minha ajuda! Onde vc mora? A sua mãe ou alguém da família sabe o que vc está sentido?

      • SérgioPedro disse:

        Sim ja sabem e disseram se continuar assim vamos no medido.
        Mas qudno vamos ao medio ele examina e diz que nao é nada bla bla bla
        Moro em portugal :)

      • tatipilates disse:

        Eu sei como é… Você leu algum outro texto do blog? Leia os textos sobre entendendo o emocional. E depois vamos conversar denovo…

  2. Pingback: Costocondrite | Entendendo o Corpo e a Dor by Tati Pilates

  3. Pingback: Fortalecimento do pescoço – melhora a dor? E o Trigger point ou ponto gatilho? | Entendendo o Corpo e a Dor by Tati Pilates

  4. josiane disse:

    amei …..estou me sentindo outra pessoa bem melhor parece ate que sai de uma
    terapia porque eu estava muito tensa agora estou me sentindo maravilhosamente bem.!

  5. Maria Brasil disse:

    VC é excelente Tati. Em que cidade vc trabalha? Estou torcendo para ser em Brasíia

  6. vivi disse:

    Olá, sou Viviane e por estar passando por uma fase atípica na minha vida. Estou buscando respostas que auxiliem-me em como diminuir minhas dores.Tenho 40 anos e nunca tive pressão alta, faço atividade física de impacto e nunca tive nada relacionado a pressão (sempre 12/8) fazem duas semanas que tomei uma injeção de cortisona para dores no calcanhar e tudo mudou. Hoje, encontro-me com pressão a 20/11, 18/10, oscilando entre 13 quando tomo remédio de pressão. Nem me conheço mais, tamanha reação estranha de meu corpo. Por estar sentindo muita dor no pescoço devido a tensão da pressão alta, ele fica muito dolorido e com mais pontadas , pinçadas nas costas… entrei aqui na net para buscar mais esclarecimentos e achei este site que muito me ajudou na respiração e no entendimento do controle do corpo através da mente.
    Muito Obrigada.Voltarei sempre.
    Obrigada pela ajuda, estou respirando melhor . Escrevendo aqui com bolsinha de gelo no pescoço.

  7. catarina disse:

    Obrigada pela partilha que muito nos tem ajudado.
    bem-haja e continue.
    Abraço,
    catarina (portugal)

  8. neide disse:

    olha gostei demais das suas dicas pois fui ao medico ele disse que tenho fibriomagia mas faço acunputura tenho melhoras a minha fisioterapelta disse que nao tenho essa fibriomalgia mas tenho dores intensas pelo corpo mas percebo que e quando fico nervosa volta as dores

  9. Tatiana Pelussi disse:

    Oi Tati, sou Tati tb!!
    Amei seu post… Nossa, não vejo a hora de chegar em casa e fazer!!! Já até imprimi o passo-a-passo!!! Obrigada pelo carinho!!
    Uma pergunta, esse exercício é feito em aulas de pilates ou RPG?
    Obrigada,

    Tati

  10. Sensacionais as suas dicas para tudo que eu estou sentindo. Comecei a ler rapidamente e não conseguia parar, a medida que fui lendo fui me indentifcando e até me sentindo um pouco melhor. À noite vou poder praticar com mais calma. Obrigada por partilhar seus conhecimentos!
    Um grande abraço,
    Priscila.

  11. Paulo disse:

    Boa noite!Está semana passei mal parecia que o ar não estava entrando como deveria,senti o coração bater mais forte,e procurei ajuda,,sinto muitas dores no pescoço.Marquei um cardiologista,e estou fazendo todos os exames,mas me sinto como esse texto fosse pra mim preciso aprender a respirar correto poís estou com dificuldades e depois que li esse texto me sinto muito bem!Obrigado

  12. O seu blog é sensacional, quando fico muito ansioso sinto minha garganta fechando e parece que o ar não entra direito nos pulmões.

  13. Sara disse:

    Tenho 13 anos e eu nao estou a conseguir respirar nem falar, sinto me apertada, ja fiz os exercícios de respiração lá em cima mas ainda n consigo respirar direito e ta doendo muito. Por favor, responde, n consigo passar assim o resto do dia assim….

    • tatipilates disse:

      Leias os textos de auto-cura e entendendo o emocional tbem… Tem o texto: “a fé e a cura” que vai te ajudar muito! Não desista! Forte abraço, Tati.

  14. Pamela disse:

    Oi Tati, me chamo Pamela. E Tenho problemas para respirar, acho que o pior de tudo é o medo que ataca… Eu tento soltar o ar pela boca e não consigo, sinto que ele fica preso na garganta e não consigo soltar, e o coração acelera muito. Oque devo fazer? ME AJUDA POR FAVOR!

  15. Pamela disse:

    O ar fica preso na garganta, e sinto umas dores do lado do coração e do peito,umas pontadas muito forte, é horrivel ficar assim, isso é grave? Gostaria que me ajudasse, pois não aguento mais viver assim sabe é horrivel, eu fico achando que vou morrer ou que vai acontecer algo comigo… ME AJUUUUUUDA! ME DÊ UMAS DICAS DE COMO RESPIRAR MELHOR! OBRIGADA!

    • tatipilates disse:

      Oi Pâmela, continue lendo os textos de auto-cura e entendendo o emocional do blog… As dicas estão todas ai querida… Fica tranqüila q vc vai ficar bem! Bjo grande

  16. felipe jonatha disse:

    Tati obrigado pela ajuda,ontem eu tive preção baixa pela primeira ves e sentia meu peito apertado nao respirava direito.quando eu fis suas dicas melhorei muito obrigado msm

Deixe um comentário

