Dor na sola do pé

* Cássia Noronha escreveu: “achei seu site mto bom o gostaria que me tirasse uma duvida. Tenho uma dor horrivel nna sola do pé qdo fico em pé parada , como se a sola do calçado fosse mto dura embora seja bem macia, ja usei palmilha de gel,não adiantou nada ,parece que até doia mais;, só não tenho qdo uso tenis o que é impossivel na minha profissão. qdo ando não sinto esta dor, mas se parar… Li mto que as pessoas tem dor no calcanhar mas eu não , é no gordinho da sola, o que poderá ser isto? Qual tratamento procurar? Obrigado”

Cássia, qdo vc diz: gordinho da sola é na parte mais próxima aos dedos?

Temos muitos terminais nervosos nos pés… e um deles é o do nervo ciático, que pode estar tenso e danificado desde o quadril. Ao caminhar o corpo está aquecido e a perna vai mobilizando este nervo, fazendo com que ele alongue… e isto vai aliviar a dor. O que não acontece quando estamos parados, a perna vai se contraindo e o peso sobre o ponto terminal do nervo no pé vai ficando irritado e inflamado.

Normalmente as tensões pela perna podem provocar um desalinhamento da pisada; você pode ter torcido o pé há muito tempo atrás (mais de 20 anos) e mesmo que a dor do pé torcido tenha passado alguns dias ou meses depois, o que na verdade tensionou não foi somente o pé e o tronozelo, mas toda a musculatura de perna e quadril, além dos dedos que podem ter se prendido um junto ao outro ao se encavalarem e se contrairem na virada do pé. Apesar de que naquele momento você tenha sentido apenas a dor do tornozelo, esse tecido tensionado pode ficar anos e anos adormecido. Nesse meio tempo, outros traumas vão acontecendo, você cai aqui, escorrega ali… sofre um acidente de carro, passa por tensões no trabalho, com os filhos ou cônjuge… tudo isso vai se somando àquela tensão antiga do quadril, e um longo dia usando um sapato menos confortável ou o simples fato de caminhar sobre uma superfície dura e gelada pode inflamar o seu nervo que estava comprometido desde o quadril.

Existem milhares de fatores que podem provocar dores nos pés, independente da causa você pode tentar fazer um alongamento de toda a perna, sentada, cruzando uma sobre a outra. A que está por cima deve ter o joelho voltado para o lado fazendo um buraco no meio entre as pernas e com isso o ossinho do tornozelo vai se apoiar próximo ao joelho. Nesta posição coloque a mesma mão da perna que está por cima na região do quadril por trás do corpo, na parte superior do glúteo. Vc vai estar massageando o início do nervo (na região do piriforme – músculo que tende a comprimir o ciático quando tenso). Se nesta posição vc sentir a perna repuxar por baixo massageie os pontos tensos e doloridos para que o corpo relaxe. Respire profundamente e tente sentir essa musculatura relaxando e esticando como se fosse um “chiclete” bem macio… se puxar muito vai quebrar no meio, por isso, vá bem devagar. Troque de lado e sinta a diferença na outra perna e repita sempre o exercício nos dois lados. Na segunda tentativa o corpo sempre se sente melhor… e conforme vc não for sentindo mais nada alongando, vc vai levando o seu tronco à frente sempre no limite do confortável. Respire umas 5x e troque de lado, sempre alternando. Massageie a perna até a panturrilha, pois as tensões pela perna vão sempre influenciar nas dores dos pés.

Uma massagem leve sobre o ponto dolorido dentro de um balde de água quente pode ajudar a alivar a dor. Não aperte para não inflamar ainda mais os nervos, apenas vai movimentando o tornozedo e os dedos, tentando sentir que os ossos estão se afatando um dos outros como se o pé fosse crescendo e se espaçando… um dedo vai se soltando do outro e toda a musculatura vai ficando macia.

Leia também o texto da auto-cura…. o toque sutil vai ajudar.

Boa sorte!
Um abraço,
Tati.

About these ads
Esse post foi publicado em Fórum de Discussão, Sobre PÉ, TODOS OS TEXTOS. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Dor na sola do pé

  1. adan lebilhos david disse:

    as vezes sinto dores na sola do pé como se estivese enfiando uma agulha tenho q tirar o pé do chão para passar a dor e o dia todo, mas so no pé esquedo , o que pode ser !

    • tatipilates disse:

      Oi Adan, pode ser o nervo ciático inflamado, pode ser uma torção antiga que na época deixou seus ossos do pé presos por nós de tensão… e por andar anos e anos com o pé fora de alinhamento levou a algum encurtamento, somado ao estresse momentâneo que pode ser emocional, pressão no trabalho ou familiar… mais um sapato não muito bom e a um dia de muita caminhada, ou muito tempo em pé… levou a uma inflamação. O seu nervo está pinçado e inflamado. Tente fazer a compressa fria de 15 minutos, depois de meia hora o escalda pé. Se puder procurar um terapeuta que faz a terapia CranioSacral vai ajudar no tratamento. Um abraço, Tati.

  2. Mariana Espindola disse:

    Tati, tenho dores na sola do pé também, como o Adan Lebilhos Davido (logo acima) e fiquei com dúvidas: como é a compressa fria (com água gelada?????) e o escalda pé (com agua quente ????)

    • tatipilates disse:

      Tem o texto que falo como melhorar as dores e tem um sobre a compressa quente ou fria. Escalda pé: bacia com água morna, uma colher de cânfora, uma de álcool e uma de sal grosso.
      Bjos

  3. meu pé esta doendo mto sinto dores na sola do pé esquerdo,quando piso no chão meu pé começa a furmigar.
    o que pode ser?

    • tatipilates disse:

      Pode ser o nervo ciático preso lá em cima no quadril… E com pontos de tensão por toda a perna até chegar aos pés… Leia os meus textos sobre a compressa gelo e quente, faça o escalda pé, leia sobre o toque que cura e tudo para o ciático. Os da respiração são excelentes tbem!
      Boa sorte!
      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s