Pilates e a Prevenção de Lesões em Atletas e Idosos

Como Prevenir lesões?

caindoUma das maiores causas de ocorrência das lesões é a falta de equilíbrio e a execução motora incorreta de movimentos associada a fadiga muscular que diminuem o controle e os reflexos. Isso nos deixa mais vulneráveis em terrenos instáveis e propensos a quedas e contusões. Quando chegamos na 3a Idade temos novos agravantes: problemas na visão, enfraquecimento dos membros inferiores, medicamentos psicoativos, doenças neurológicas, etc.

As lesões podem ser das mais simples como um Entorse ou uma Contusão, ou podem ser mais sérias e dolorosas como uma Luxação, Lesão Ligamentar, Lesão Tendinosa, Tendinites e Bursites, Distensão Muscular, Lesão Meniscal, Condromalácia, Fratura, Periostite, Espondilolistese, Cotovelo do Tenista e outros. 

Melhor do que se recuperar de uma lesão de forma rápida e eficiente é poder evitá-la. Hoje com o avanço da medicina, a maioria das pessoas conseguem se recuperar com um mínimo de seqüelas, já os atletas sofrem por nunca terem tempo suficiente para se recuperarem completamente e acabam reincidindo as mesmas lesões sem falar nos idosos que ao sofrerem uma queda, devido aos ossos mais fracos é muito comum ocorrer uma fratura fazendo com que eles fiquem internados muito tempo para a sua recuperação. Esse período é crítico, pois muitos acabam pegando infecções hospitalares, enfraquecendo tanto que nunca mais voltam a andar ou acabam morrendo depressivos por terem se tornado dependentes da ajuda dos familiares.

Segundo pesquisas 60% das pessoas caem em casa (tapetes, degraus muito baixos ou muito altos, piso desnivelado, brinquedos ou pequenos objetos caídos no chão, fraca luminosidade, móveis instáveis, etc), 30% em locais Públicos e 10% nos Hospitais.

Como evitar acidentes no lar?

  • Praticar uma atividade física visando a melhora do equilíbrio, propriocepção, força e flexibilidade. Assim como fazer a correção do Padrão Motor e a correção Postural.
  • Tornar a área de vivência mais segura (eliminando pequenos obstáculos causadores de tropeços, utilizando pisos anti-derrapantes, etc.)
  • Fazer anualmente exames de visão.
  • Divulgar essa informação para que as quedas sejam evitadas ou minimizadas.

O PILATES é uma forma muito eficiente de prevenção de lesões, assim como tem provado ser excelente na Pós-Reabilitação e recuperação das mesmas por desenvolver a força de forma gradual e balanceada, trabalhando a estabilização da coluna, desafiando o equilibrio e melhorando os reflexos.  Tem como objetivo tornar o movimento mais eficiente e econômico, melhorar a Postura e o alinhamento das extremidades, corrigindo os movimentos errôneos de forma natural, onde os novos padrões são facilmente transferidos ao dia-a-dia.

Vale a pena conferir!!!

By Tatiana Matsuo

fonte: Curso sobre Lesões para Atletas e Idosos – Dr. Eduardo Ayub Lopes

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2 respostas para Pilates e a Prevenção de Lesões em Atletas e Idosos

  1. Cybelle Victor disse:

    Nossa,fiquei feliz com vários assuntos que li no seu blog.
    Acho que você pode dar a resposta mais esperada por mim.
    Uma pessoa que teve fratura na sacro ilíaca com colocação de parafuso,multifraturas na pelve e fratura de femur com colocação de placa e pinos,pode fazer Pilates?
    As fraturas estão todas consolidadas,mas as sequelas causam alguma dor e dificuldade para caminhar.
    O que você me diz???
    Será que poderei fazer algum exercício de Pilates?
    Aguardo sua resposta e parabéns pelo seu trabalho

    • tatipilates disse:

      Puxa Cybelle, como vc fraturou tudo isso? Foi acidente de carro? Eu fraturei o sacro numa queda de cavalo… Graças a Deus a Terapia CranioSacral me ajudou a consolidar o osso sem seqüelas e hoje tenho uma vida normal sem dores. Vc pode sim fazer pilates, mas deve procurar fazer nos equipamentos. Se puder fazer a terapia CranioSacral conjuntamente terá melhores resultados… Um abraço, Tati.
      Ps.: não deixe de ler o texto q falo das precauções nas primeiras aulas para que a dor não aumente…
      Boa sorte!

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