PRESSA: inimiga da mastigação!

 

Tão importante quanto alimentar-se equilibradamente é realizar a mastigação de forma adequada

A pressa  do dia-a-dia, como também a facilidade dos shakes, barras, lanches…  leva-nos a ignorar a forma correta de ingerir os alimentos! Mastigar não só faz bem a saúde como também evita situações constrangedoras, como ficar “entalado” durante um almoço de negócios ou alguma reunião tão esperada… Há pessoas que vivem com mal-estar, como se estivessem sempre empanturradas, com gases, simplesmente porque mastigam inadequadamente. É preciso entender que a digestão começa na boca como uma mastigação adequada.

Fisiologia

A função do processo de mastigação está em auxiliar a digestão, pois uma boa mastigação, deixa o alimento ingerido em menor tamanho, acelerando a digestão, evita escoriações gastrointestinais, facilita a passagem do alimento desde o estômago até os demais órgãos.

Os dentes são órgãos destinados à mastigação. São divididos basicamente em incisivos e molares. Os incisivos exercem forte ação de corte dos alimentos enquanto os molares proporcionam a trituração. Funcionando ao mesmo tempo, os músculos da mastigação podem proporcionar na boca uma força total de 115kg.

Grande parte do processo de mastigação é causada pelo reflexo da mastigação, onde a inibição dos músculos da mastigação permite o relaxamento da mandíbula, o que leva a uma contração de rebote elevando automaticamente a mandíbula provocando o fechamento dos dentes. Esse movimento se repete cada vez que o bolo alimentar é comprimido contra as paredes da boca.

Nossos dentes bonitos e fortes servem para muito mais do que nos possibilitar um belo sorriso… Enquanto estamos mastigando nossas enzimas estão se preparando para atuarem e assim nosso cérebro vai recebendo a informação de que já está recebendo alimento, o que ajuda na saciedade. Quem come rápido também não se dá conta da quantidade de alimento ingerido. Por não ter a sensação de saciedade, acaba consumindo mais calorias do que deveria e, consequentemente, ganhando quilos indesejáveis.

Para evitar prejuízos à saúde e até mesmo saias-justas, aí vão as dicas:

Controle o nível de estresse: alimentar-se sob tensão gera, no mínimo, um mal estar;Atenção à quantidade de comida que se leva à boca: esqueça aquelas garfadas imensas. Coloque uma porção razoável de alimento, para garantir uma boa mastigação;

Mastigue dos dois lados da boca: isso é fundamental para a fabricação do bolo alimentar, feita com a ajuda da saliva, componente essencial do processo de digestão, e para engolir a comida sem dificuldades. É claro que, para isso, os dentes precisam estar em ordem. Por isso, visite o dentista regularmente;

Não converse enquanto estiver mastigando: caso contrário, pode engolir ar e ter uma aerofagia, que traz aqueles sinais desagradáveis de barriga cheia e gases;

Cuidado com a postura: para que o tubo digestivo fique na posição correta, coma sentado ou mesmo em pé. Nada de ficar recostado no sofá ou deitado no chão, que pode provocar acúmulo de gases, dor de garganta e prejudicar a deglutição (ato de engolir) e a digestão.

OBS: Na dieta humana, existem 3 fontes principais de carboidratos: sacarose, lactose e o amido. Destes, o único que sofre o processo de digestão na boca é o amido, devido à influência da enzima ptialina ou amilase salivar. Esta hidrolisa o amido até a forma de dissacarídeo (maltose) ou até outros pequenos polímeros da glicose.

 Mastigue bem os alimentos!

Erika Alvarenga

CRN 12993


ERIKA ALVARENGA

Assessoria em Nutrição e Qualidade de Vida

9224-3247

erikanutri@hotmail.com

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