Pilates faz crescer?

Mito ou verdade?

Na verdade o que acontece é que o Pilates irá realinhar a sua coluna melhorando a sua Postura, e irá fortalecer o abdomem e o assoalho pélvico, fazendo com que o transverso abdominal comprima as víceras de forma que elas subam e elevem a caixa torácica. Este efeito hidráulico descomprime os espaços intravertebrais, que além de preservar a saúde dos discos e da coluna vai alongar o corpo em direção do topo da cabeça. Resumindo você vai crescer!

Repare na figura a seguir:

Figura 1. Perda da estatura com o envelhecimento.

Fonte: Gallahue e Ozmun (2001).

É inevitável sofrermos a ação da gravidade, este é um fato comum, com o passar do tempo e com o envelhecimento, passamos a perder estatura pelo enfraquecimento da musculatura que sustenta a coluna. Dependendo das atividades diárias iremos afetar mais ou menos a nossa postura; como em casos extremos no Japão, onde os idosos que trabalharam na lavoura acabam tendo o tronco totalmente curvado à frente. Em muitos casos, quando há uma alteração óssea, a recuperação da altura após o Pilates será pequena; porém quando ainda está em níveis musculares rapidamente a altura natural da pessoa vai sendo recuperada podendo ser percebida pelas pessoas que convivem diariamente. Foi assim que eu consegui a primeira aluna, ela veio e me perguntou: – “O que você está fazendo, parece mais alta, o seu pescoço está mais comprido… ” e eu disse: “PILATES!!!” 

Muitas vezes, na primeira aula, se marcarmos na parede a sua altura, e após reorganizarmos a sua coluna com alguns exercícios respiratórios medirmos novamente, poderá haver até 3 cms de diferença. O que é mais difícil é manter esta nova postura e transformar seus hábitos. Para que tudo isso se torne natural, é necessário uma prática constante de atividades físicas e alongamentos específicos para a melhora da extensão da coluna torácica e fortalecimento da musculatura postural através de movimentos dinâmicos e similares aos do dia-a-dia, para que possam ser transferidos e assimilados pelo corpo. O Pilates trabalha basicamente com esse intuito de correção postural e fortalecimento do corpo, visando a integração de várias habilitades de forma controlada e precisa.

Leia mais sobre o Fortalecimento do Assoalho Pélvico e do centro do corpo (CORE)

By Tatiana Matsuo.

Esse post foi publicado em Entendendo o Corpo, TODOS OS TEXTOS e marcado , , , , . Guardar link permanente.

49 respostas para Pilates faz crescer?

  1. Ana Fernandes disse:

    Olá! Tenho 29 anos e meço somente 152 cms. Gostraia muito de crescer. Se me inscrever nas Aulas até quanto poderei crescer em 6 meses (por exemplo)?

    Muito obrigada,
    Ana

  2. tatipilates disse:

    Querida Ana, muito obrigada pelo seu contato…
    O quanto você pode crescer praticando Pilates vai depender de uma Avaliação Postural. Para haver uma aumento considerável de altura é necessário que exista problemas posturais com acentuamento das curvaturas cervical, torácica ou lombar. Quando as alterações Posturais são mínimas a mudança de altura também será mínima.
    Um abraço,
    Tati.

  3. Paula Gomes disse:

    Boa Tarde, ganhei nenen ha 11 meses atraz e depois que passou o meu resguardo, estou pisando muito torto chega a comer um lado do calçado em uma semana e meus tornoselos doem muito parece que estou sempre torcendo o pé, minha coluna doe demais principalmente na lombar……. me ajuda o que devo fazer???? e quem devo procurar para me ajudar????
    att: Paula Gomes

    • tatipilates disse:

      Oi querida, mil desculpas pela demora na resposta, eu estava com um acúmulo muito grande de perguntas e não tive tempo de responder todas, ainda faltam mais de 300! Olha, se vc ainda está sofrendo, leia meus textos sobre a auto-cura, o toque leve vai ajudar… além do escalda pé… O ideal é que vc procure um terapeuta CranioSacral que vai alinhar sua coluna e seus pés. Um abraço, Tati.

  4. Christian Reis Lopes disse:

    olá tenho 19 anos e 1,65 de altura,eu tenho o q chamam de lordose será q com o pilates eu consigo reverter esse problema e chegar aos 1,70 de altura e melhorar a minha postura q é meio pra baixo.
    abração…

    • tatipilates disse:

      Oi Christian… vc vai crescer sim ao realinhar a sua coluna, mas não posso garantir que vai ser 5 cms… pode ser 3 ou pode ser mais! É muito difícil dizer sem te avaliar, mas, algumas pessoa continuam crescendo até 22… por isso quem sabe, com uma boa alimentação e um estímulo para um alongamento axial, vc de repente cresce mais ainda! 😀 Boa sorte! Um abraço, Tati.

  5. bruna disse:

    ola eu tenho a coluna muito torta e meço 1.63 quanto irei crescer se fazer aulas

    • tatipilates disse:

      Oi Bruna, fica difícil eu dizer o quanto vc vai crescer fazendo aulas… eu sei que, te ensinando a respirar corretamente e te organizando numa avaliação, se te medirmos antes e depois, poderá haver uma diferença já nesse primeiro momento. Porque vc não faz umas aulas e me diz? Tenho uma paciente de mais de 40 anos que em 2 anos cresceu 4 cms! Beijos e boa sorte querida!

  6. Joan disse:

    Olá Tati, tenho 1.59 de altura, e por indicação fiz pilates pois precisava chegar aos 1.60. Porém o pilates foi ruim para mim, pois após terminar as 10 aulas eu estava com uma estatura de 1.58, ou seja, diminui… O que será que aconteceu??? Agora estou fazendo alongamentos diários, vc acha que é possível chegar aos 1.60 com alongamento ou devo procurar outro profissional de pilates??

    • tatipilates disse:

      Oi Joan, vc deve procurar outro profissional de Pilates, é preciso ter muito cuidado com quem vc faz as aulas. Como qq exercício, quando feito de maneira incorreta pode prejudicar. Leia meus textos sobre respiração, o texto Postura Correta x Errada vai ajudar a alongar coluna e melhorar a postura, abrindo espaços, experimente! Boa Sorte! TAti.

  7. Vitoria disse:

    Olá tenho 12 anos e 1,56 e percebo q do ano passado pra cá ñ cresci mais. Meu pai tem 1,68 ,minha mãe 1,51 e minha irmã de 14 anos tem 1,53. Se fizer pilates ainda posso crescer?
    Obrigaduú…Bjsss

    • tatipilates disse:

      Oi Vick, pela estatura dos seus pais é difícil dizer que vc pode crescer muito mais, o fator genético é o que mais conta, o Pilates na verdade vai ajudar a melhorar a postura que contribui para encolhermos propriamente dito… se vc tem uma postura ruim, o Pilates vai te ajudar bastante… Outra coisa que poderá te ajudar é uma alimentação balanciada… vc vai precisar de cálcio, proteína e vitaminas… coma muitas frutas e derivados do leite… Um abraço, Tati.

  8. Julia disse:

    Olá tenho 24 anos e 1,53 de altura se eu fizer pilates consigo crescer pelo menos um pouco,tenho a postura um pouco errada porque trabalho mto tempo sentada e o corpo ja acostumou..o que vc me diz tati.
    um abraço.

    • tatipilates disse:

      Oi Julia, com certeza o Pilates vai abrir espaços na sua coluna, e ao reorganizar, com o alongamento axial vc vai ficar mais alta… um abraço, Tati.

  9. Dálete disse:

    4 sessões de 1h de pilates podem já trazer melhorias na readequação da postura e consequente ganho de altura? Tenho 21 anos e preciso ganhar alguns cm… =T
    Vc é fisioterapeuta? Qual seria mais indicado: RPG ou Pilates?

    • tatipilates disse:

      Oi Dálete, eu sou Ed. Física. Mas me especializei em problemas de coluna e dor… uma sessão feita com um bom profissional poderá te ajudar a organizar a coluna… Porém, tomar consciência de como deveria estar no espaço não é suficiente para que vc a mantenha assim… é necessário praticar e praticar para que o corpo se acostume com a nova posição. Por isso… 4 sessões vão ajudar, mas o mais importante é estar atenta durante o dia todo, respirando corretamente (leia postura correta x errada). Eu aconselho o Pilates, muitos terapeutas de RPG estão mudando para o Pilates pois é mais dinâmico e fica mais fácil da pessoa transferir a nova postura ao dia a dia. Procure um bom profissional e boa sorte! Um abraço, Tati.

  10. Lucas Branquinho disse:

    Olá, estou começando a fazer pilates, tenho 15 anos e tenho 1,69 jogo bola sou zagueiro, e quero crescer mais! mais fiz academia durante uns 6 meses pegando muito peso, e fiz sem orientação, e isso acho que atrapalhou meu crescimento, mas agora ja faz 1 ano e meio que ja parei de malhar, e só faço aeróbicos. será que consigo chegar até 1,78 até os 18 anos?

    • tatipilates disse:

      Meu querido é muito difícil responder a essa pergunta, vc tende a crescer conforme a alimentação e ao fator genético. O Pilates vai ajudar a diminuir as tensões que seguram a coluna e pode ajudar, além de organizar a sua postura. Procure um professor especializado em Pilates de Equipamentos. um abraço, Tati.

  11. vera disse:

    minha filha tem 14 anos e 160 cm de altura e uma postura ruim meio curvada, fazendo pilates ela vai crescer mais?

    • tatipilates disse:

      Se ela tem uma postura ruim com certeza vai ganhar alguns cms, o Pilates ajuda a corrigir e evitar problemas tuturos decorrentes dessa má postura, vai ser ótimo para ela!

  12. Rafael Lichtsteiner disse:

    Olá,me chamo Rafael tenho 21 anos,tenho 1,77m,gostaria de crescer mais um pouco,com esse tratamento seria possivel eu crescer mais?

    • tatipilates disse:

      Oi Rafael, é importante vc entender que não é mágica, o Pilates alivia as tensões da coluna e organiza, aumenta os espaços e vc vai ter um ganho na altura caso vc tenha a coluna comprimida. Mas isso pode variar de 1 cm a alguns casos de 4 cms… quanto a crescer como parte de desenvolvimento genético, acredito que vc já tenha atingido o seu limite por já ter 21 anos. Espero ter ajudado. Um abraço, Tati.

  13. Nathan disse:

    Tenho hipercifose e como consequencia tbm hiperlordose .. pratico nataçao tambem a um bom tempo . Os resultados do pilates serão eficazes na cura ou pelo menos no aloivio do meu problemas? ahh eu tirei uma medida da minha envergadura e deu praticamente 1 ,80 e minha altura hoje é de 1,70 . Esses dados tem algo a ver?

    • tatipilates disse:

      Nathan, o Pilates pode te ajudar e muito, mas procure um bom profissional e faça as aulas nos equipamentos. quanto a sua envergadura e altura, sinceramente não posso afirmar que deveriam ser a mesma como diz a lenda… eu sei que se vc tem hipercifose, tem alguns centímetros a recuperar aí só na organização da postura. Leia atentamente o meu texto sobre postura correta X errada, lá tem um exercício de respiração que vai te ajudar a melhorar isso. boa sorte! um abraço, Tati.

  14. Jéssyka disse:

    OI Tati, ‘andei’ pesquisando muito sobre o pilates e quero muito praticar as aulas.
    Aqui na minha cidade achei um pouquinho caro 120,00 mensal mas se eu vou crescer pelo menos 1cms Cara! isso é demais! Pago qualqueer preço. Fora que o pilates vai me ajudar muito em minhas dores crônicas’ Eu creiO!

    • tatipilates disse:

      Oi Jéssyka, vc tem que fazer o Pilates nos equipamentos, ai vc vai ter muita melhora! Esse valor de 120,00 está bem abaixo ao valor das grandes capitais… aproveite e boa sorte! beijos

  15. João disse:

    Tenho uma escoliose leve ( 12 graus). É possível corrigí-la com pilates e consigo crescer algum cm com essa correção?

    • tatipilates disse:

      Oi João, é dificil dizer se vc vai corrigir totalmente a sua escoliose, mas o Pilates pode diminuir sim a curvatura… procure paralelamente um terapeuta CranioSacral para ir soltando as vísceras internas da caixa torácica, pois na maioria das vezes a escoliose é reflexo de um ou vários órgãos sem mobilidade, que estão segurando o tronco em determinada posição, e isso pode ser corrigido atraves da manipulação visceral. Um abraço, Tati.

  16. Ana Carolina Ribeiro Soares disse:

    Bom, eu tenho 12 anos e tenho 1,55 de altura mais ou menos. Eu gostaria de saber se eu tenho algum problema porque minha mãe tem 1,50 mas meu pai tem 1,75! Será que eu vou crescer mais por que os pais dos meu amigos são mais baixos que os meus e são bem mais altos !!

    • tatipilates disse:

      Oi Ana, o crescimento depende da genética dos pais e da alimentação, eu aos meus 12 anos era bem mais baixa do que sou agora… então vc ainda “pode” crescer muito mais! Leia o meu texto sobre Postura correta x errada e pratique o exercício da respiração todos os dias! O Pilates ajuda a organizar a coluna mas não faz milagres… já passou a sua mãe em 5 cms e as mulheres tendem a puxar a altura das mães… então é difícil dizer o quanto mais vc vai crescer… espero ter ajudado. Um abraço, Tati.

  17. cassio disse:

    oi, muito bom seu blog.. pois entao, vou começar piltes esse mes pretendo fazer por 3 meses, nao posso prolongar pois vou viajar.. 3 meses, 3x por semana ja é suficiente pra corrigir a coluna e ganhar pelo menos uns 2 cm? valeuu!!

    • tatipilates disse:

      Oi Cassio, 3 meses 3x por semana é um bom tempo para conseguir alguns resultados se vc tiver um bom professor. O mais importante é que, para vc reprogramar o seu corpo e reeducar a sua postura, vc deve se perceber no dia a dia… leia o meu texto sobre postura correta x errada e pratique a respiração que auxilia na correção da postura. Pense que, se vc passar o dia todo com a postura toda largada contra 3 horas semanais se corrigindo, vai demorar anos para haver uma grande mudança… agora se vc se concentrar várias vezes ao dia e for aos poucos se acostumando a sentar mais ereto, a usar a musculatura do abdomem vai mudar muito rapidamente… A gente respira o dia todo… se vc respirar corretamente, a sua postura vai melhorar! Boa sorte! Um abraço, Tati.

  18. cassio disse:

    sim tati obrigado pela resposta.. mas tbm ouvi dizer que pilates nao cresce so pela melhora da postura, mas tbm pelo alongamento dos discos vertebrais.. e mais uma coisa, eu tenho uma acentuaçao na lordose n sei se é genetica..pilates arruma? sei que se arrumar essa lordose, mais apostura que tenho um leve desvio no pescoço e na parte superior das costas sabe sabe (fazendo pilates vou ficar com o pescoço mais reto) e mais o descomprimento e alongamento dos discos creio que 2cm ganharei facil..obrigado pela ajuda tati

  19. cintia martins disse:

    oiii meu nome é cintia tenho 15 anos e 1,48 de altura meu pai é um pouco mais baixo que eu tenho medo de parar de crescer e ficar do tamanho dele…..será que eu consigo crescer mais ficar com 1,65 ?

    • tatipilates disse:

      Oi querida, é dificil te responder, tantos filhos passam os pais em vários centímetros… além da hereditariedade existe o fator alimentação… o Pilates vai ajudar sim a crescer e se manter mais alongada, postura organizada… mas a genética é o que conta mais. Um abraço, Tati.

  20. Bruna disse:

    Oi, eu gostaria de saber se o crescimento que obtemos nas aulas de Pilates é só durante o tempo em que faço aula? No caso, se eu fizer, posso crescer alguns cms, mas se parar, volto a altura anterior? Tem alguma coisa ruim, em parar Pilates? Por exemplo, dizem que academia, se parar de fazer, o corpo fica pior, mais mole e tu come mais que antes, porque tá acostumada a queimar tantas calorias…Obrigada…

  21. Bruna disse:

    Também gostaria de saber quantas aulas de Pilates são necessárias para chegar ao estágio final…Tenho 15 anos e 1,67cm. Obrigada.

    • tatipilates disse:

      Oi Bruna, na verdade não tem nada de ruim para o Pilates, mas vc vai perder força e a mobilidade ganha… quanto a perda de postura pode acontecer se vc não tiver transferido os novos movimentos para rotina diária. É difícil precisar quantas sessões são necessárias para que haja uma mudança efetiva na sua postura, cada um é cada um… tem pessoas que algumas sessões são suficientes para reorganizar e para que o corpo passe a se mover melhor… outras podem levar meses… vai depender da dedicação e atenção, além do trabalho de um bom profissional. Tem muitos professores que apenas te passam exercícios de força e alongamento, sem te ensinar a sentir o próprio corpo… se vc não percerber as diferenças a nova postura não vai ser instalada… leia o meu texto sobre postura correta x errada, lá ensinei um exercício que já vai melhorar a sua postura… leia com cuidado e pratique diáriamente. Um abraço, Tati.

  22. cintia martins disse:

    oiie é a cintia gostaria de saber se os exercicios areobicos fazem crescer ?

  23. sheila disse:

    Ola Preciso ganhar pelo menos alguns centimetros devido a um concurso que estou fazendo. E tenho ouvido muito a respeito de pilates é verdade posso ganha-los?

    • tatipilates disse:

      Querida, não tem como avaliar quantos centimetros vai ganhar… vai melhorar a postura e reorganizar o corpo… e vai crescer com certeza! um abraço, Tati.

  24. mariana disse:

    Bom, a minha pergunta é a seguinte: O pilates pode recuperar todos “os meus centimetros perdidos por causa dos meus problemas na coluna” ?

    • tatipilates disse:

      O Pilates vai ajudar, mas se quer recuperar todos os centímetros alie ao tratamento a Manipulação Visceral e a Terapia CranioSacral. Um abraço, Tati.

  25. Contiero disse:

    tenho 20 anos e 1,63cm de atura queria saber se com pilates ou RPG eu poderia crescer pelo menos até 1,65cm ?

    • tatipilates disse:

      Felipe, é dificil dizer o quanto poderá crescer, eu tinha 1,63m quando adolescente, quando adulta 1,61m e agora depois de Pilates e as terapias CranioSacral e Manipulação Visceral tenho 1,64m
      Tudo vai depender da sua postura no momento… um abraço, Tati.

      • Contiero disse:

        Obrigado Tati!gostaria de saber também se isso é permanente ou se quando parar com o tratamento a altura volta a ser o que era antes ?

  26. andrea disse:

    olá, tenho a coluna em forma de S (ESQUECI O NOME TÉCNICO),esse tratamento ajuda,e tambem operei luxação côngenita no quadril com 2 anocs de idade então fiquei com uma perna de um dedo e meio maior que a outra.

    • tatipilates disse:

      Faça a manipulação Visceral e Neural que vc poderá minimizar essa diferença nas pernas e a curvatura da sua escoliose.
      Um abraço

Deixe uma resposta

