Quem come pouco vive muito – e ainda emagrece!!!!

Hoje assisti no Globo Reporter – Especial 35 anos, o artigo sobre a grande vitória da Professora Lúcia Simões, que após tomar a grande decisão de transformar a sua vida, emagreceu mais de 40 Kg apenas com a ajuda de um programa do Globo Reporter! Sem acompanhamento médico ou de especialista, e munida de muita força de vontade e garra, ela superou o desafio de transformar seus hábitos alimentares e passou a praticar atividades físicas regularmente. Segundo Lúcia, o desafio maior foi passar pela primeira semana de mudança. “O corpo sofre muito e dá vontade de desistir. Depois disso tudo fica mais fácil…” (para ler ou assistir a entrevista de Lúcia na íntegra: http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-19547-3-319423,00.html). Ela conta ter se inspirado por Dona Maria Rodrigues de 93 anos e Seu José Lemos Junior 92,5, entrevistados pela Globo no ano passado:

Dona Maria diz que não se sente velha. “Velho não faz o que eu faço”, brinca.

Sem lutar contra o tempo, esses simpáticos “noventões” encontraram a fórmula da juventude. Mesmo aposentado, seu José não abriu mão do trabalho. Há 40 anos entrega frutas, verduras e legumes do mesmo jeito: de porta em porta, com a bicicleta carregada.

“O pessoal liga, faz o pedido, e ele sai. Em 15 minutos ele faz uma entrega. Quando chega, já pergunta se já tem outra pronta. Ele não fica parado um minuto”, conta a auxiliar administrativa Edna Tavares.

A cada entrega, um novo afago da freguesia fiel. “Eu tenho para mim que o exemplo dele deve realmente servir para muitas pessoas idosas que se entregam à depressão, à angústia”, diz a advogada Luciana Veloso.

Pedalando o tempo todo, seu José ganha saúde e mantém a forma. Há mais de 40 anos o peso dele é o mesmo: 61 quilos em 1,65 de altura. Ele afirma que não sente nenhuma dor no corpo, mesmo pedalando cerca de dez quilômetros diariamente. São várias entregas todos os dias. Para não perder o fôlego, se reabastece de bananas. Come de duas a quatro por dia. “Banana é o combustível”, brinca. Combustível que ainda garante energia para cuidar da horta quando chega em casa.

“Ele só descansa domingo à tarde. Trabalha de segunda a segunda”, conta Calassa Lemos de Brito, neta de seu José.

“Eu nunca vi meu pai triste, deprimido. Acho que isso ajudou muito”, diz Maria das Dores Lemos, filha de seu José.

De bem com a vida, dona Maria sempre foi, mesmo quando as águas não eram tão tranqüilas com as da piscina de hidroginástica. Ficou viúva três vezes, perdeu três dos cinco filhos que teve e hoje mora num lar para idosos. Mas quem diz que ela reclama? A receita de dona Maria é não olhar para trás. “Eu vejo o dia, vejo alegria, todo mundo aqui me conhece. É um grupo de amigos. E a melhor coisa do mundo é ter amigos”, ressalta.

É rodeada pelos amigos que dona Maria faz exercícios quase todos os dias. E ela não era do tipo esportista. Começou quando já estava perto dos 70 anos. “Eu acho que a gente tem dever de se cuidar. Enquanto você está vivo, tem que valorizar a vida”, aconselha.

Escolher muito bem tudo o que come é parte da rotina saudável de dona Maria. O prato é sempre colorido e sem exageros. “A minha preocupação é não engordar. Ficar de barriga, não dá.”

“A única verdade que temos hoje é que comer menos faz com que tenhamos uma longevidade maior. É comer menos, mas comer de tudo”, ressalva a nutricionista Myrian Spinola Najas, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

E para garantir tudo o que um idoso precisa, o Ministério da Saúde elaborou um lista com os dez passos da alimentação saudável. Com eles, aumenta a chance de chegar longe.

Então, anote aí: o primeiro passo é fazer três refeições – café da manhã, almoço e jantar – e mais dois lanchinhos nos intervalos. O segundo: coma diariamente seis porções de cereais.

“O grupo de cereais é o que nunca devemos deixar de ingerir. Essa é a primeira fonte de energia que nosso corpo precisa para o dia”, explica Myrian Spinola Najas.

No terceiro passo estão seis porções de frutas, verduras e legumes. O quarto é não dispensar a dupla arroz e feijão e, numa das refeições, acrescentar carne, frango ou peixe.

No quinto passo, três porções de leite e derivados como queijo e iogurte. “Hoje, existe um mito em relação ao uso do leite para idosos como alimento que não tem boa absorção ou digestibilidade. Isso não é uma verdade. Quanto mais leite tomarmos melhor vai ser a nossa condição de cálcio. Com isso, podemos ter um controle melhor da osteoporose, que é tão freqüente nessa população”, esclarece Myrian Spinola Najas.

Sexto passo: cuidado com a gordura. Faça como dona Maria e coma pouco óleo, manteiga ou margarina. Ela e seu José seguem também o sétimo passo da alimentação saudável, que é evitar os produtos industrializados e as guloseimas.

O sal é o perigo que deve ser reduzido no oitavo passo da lista. Angélica Solano, nutricionista de um restaurante do Sesc que tem como público principal a turma da terceira idade capricha nas ervas e temperos para garantir o sabor e é cheia de truques. “Por exemplo, nós não fritamos ovo. Fazemos ele cozido no forno. Assim, fica como frito mesmo”, garante.

O nono passo é beber dois litros de água por dia, coisa que muitos idosos esquecem porque eles quase não têm sede.

E a última recomendação é aquela em que dona Maria e seu José são exemplos: se mexa, faça exercícios e não deixe que ninguém bote na sua cabeça que você está velho para isso.

“Hoje você faz um bem para o idoso quando pede que ele vá ao supermercado e carregue as sacolas. Ele precisa carregar peso, precisa fazer massa muscular, precisa ter movimento”, explica Myrian Spinola Najas.

 Fonte: Globo Reporter 04/04/08 http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-18111-4,00.html

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