Suplementos

SUPLEMENTOS

Na tentativa de acelerar o processo metabólico e garantir um corpo perfeito, mais de 60% das pessoas que freqüentam as academias de ginástica usam suplementos alimentares.


E o que é pior, de forma indiscriminada, e às vezes, sem nem saberem seus efeitos ou suas composições. O consumo de suplementos muitas vezes é feito por indivíduos com baixo consumo alimentar, apenas corrigindo o déficit nutricional, o que poderia ser alcançado tranqüilamente através da alimentação caso este indivíduo estivesse disposto a mudar seus hábitos. É preciso saber que os suplementos foram criados para fornecerem aos atletas de ponta uma dose extra de nutrientes, já que não se consegue repor a quantidade de calorias perdidas diariamente (mais de 3000 calorias) apenas com alimentos. O uso desses suplementos por freqüentadores de academia é desnecessário em 80% dos casos. A suplementação pode superar a ingestão diária recomendada de diversos nutrientes e substâncias, muitas vezes com alguns efeitos desejáveis e outros colaterais. Antes que você também entre nessa onda, que pode ser mais prejudicial do que benéfica, dê uma olhada em alguns dos produtos mais usados e veja seus principais efeitos, negativos ou não.

-Hipercalóricos
Prometem aumentar a massa muscular ou repor a energia eliminada na malhação, mas podem engordar!

-Maltodextrina e gel de carboidrato

Prometem fornecer energia, possibilitar a queima de gordura e recuperar a energia do músculo, mas podem provocar intolerância gástrica e também engordar quando utilizados sem necessidade.

– Vitaminas e minerais

Prometem suprir as deficiências dos gastos calóricos durante o treino, mas algumas vitaminas, como a A e a D, tendem a se acumular, causando intoxicação, problemas gastrintestinais e neurológicos, e a vitamina C aumenta as chances de desenvolver cálculos renais.

-Aminoácidos

Prometem ampliar os músculos e melhorar o desempenho físico, mas aumenta a taxa de ácido úrico e a quantidade de gordura localizada, quando consumidos sem orientação.

– Creatina

Substância composta de 2 aminoácidos (glicina e arginina). Promete aumentar a musculatura em quem pratica esportes de alta intensidade e curta duração, através do aumento da força! Quando sua concentração é aumentada pela suplementação, a ressíntese de ATP é mais eficiente e a recuperação, mais rápida. Mas, como nem tudo é perfeito, ajuda a reter tanto água, como toxinas. E também é bem sabido que, os níveis elevados de proteínas provocam aumento na produção e excreção de uréia, podendo causar assim sobrecarga renal. Até o momento não há comprovação, mas especula-se que seu mau uso possa gerar problemas hepáticos, renais e cãibras.


– BCAA
Esses três aminoácidos passaram a atrair a atenção por prometerem prevenir ou retardar a fadiga em exercícios de resistência, seu uso também pode estar associado à melhora dos processos anabólicos e anti-catabólicos,
mas a Leucina, Valina e Isoleucina ( aminoácidos de cadeia ramificada). quando consumidos sem orientação, podem sobrecarregar os rins e o fígado com toxinas.

-Fat buner
Prometem reduzir a gordura corporal pela ação termogênica e ação no metabolismo de lipídeos,
mas pode causar taquicardia, arritmia e desidratação por causa da produção de suor excessivo.

É de fundamental importancia que a suplementação seja indicada e acompanhada por um profissional qualificado, pois o efeito pode ser contrário ao esperado e ainda, pode trazer conseqüências sérias e irreversíveis. Também é importante conhecer a composição e a indicação do produto e ter consciência de que todo suplemento deve ser fabricado dentro de certos padrões de qualidade para que sejam preservados suas características e garantir sua eficácia e inocuidade.

Boa Sorte!
Se você se alimentar bem,
estará contribuindo para sua longevidade.

By Erika Alvarenga.

 

 

 

 

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