Pilates

Pilates é a nova sensação do momento, os artistas estão fazendo, as pessoas famosas… mas o que realmente é esse tal de Pilates???

 Joe e Clara

Eu acredito que Pilates é a ginástica do futuro! É um método criado por Joseph Pilates no inicio do século passado visando um fortalecimento completo do indivíduo: CORPO – MENTE – ESPÍRITO. Tem sua origem na YOGA, tendo como seu principal fundamento a RESPIRAÇÃO, CONCENTRAÇÃO, CONTROLE, CENTRAMENTO, PRECISÃO E FLUIDEZ DE MOVIMENTO.

Resumindo, o seu corpo se tornará mais eficiente, harmonioso, econômico e equilibrado. Tudo isso acontece através de exercícios realizados principalmente na horizontal. Você fica deitado e relaxado, num momento de conexão com o seu próprio corpo;  quando realiza os movimentos tem que sentir o que o corpo está fazendo e não tem como pensar nos problemas do dia-a-dia. É bárbaro!!! É um minuto onde você obrigatoriamente se desliga do mundo lá fora para tentar fazer com que ele reaja exatamente como você quer (e isso não é nada fácil!!!).  As aulas vão progredindo gradualmente conforme o seu desenvolvimento de força e consciência corporal, e mesmo que os exercícios sejam básicos, eles vão sempre te desafiar de alguma maneira ou em complexidade de coordenação, intensidade de força ou no equilíbrio. Qualquer um pode e deve tentar. É uma atividade muito segura e respeita os seus próprios limites, mas cuidado para que o seu professor seja um instrutor formado em Pilates para que, o que parece muito bom e maravilhoso não acabe se tornando em algo PERIGOSO.

Quem deve praticar? 

– TODOS DEVEM PRATICAR!!! 

Claro que, se o Pilates promove a saúde e o bem estar por que não experimentar! Não existe limite de idade, desde uma criança até a melhor idade (depois dos 70) pode e deve praticar o Pilates, sempre respeitando a sua individualidade e os seus limites!

Aqui vão algumas de suas propriedades:

  • Melhora a Postura
  • Aumenta a Flexibilidade, Força, Equilíbrio, Coordenação, Resistência
  • Desenvolve a Consciência Corporal
  • Melhora a Auto-Estima
  • Corrige Padrões de Movimentos errôneos e Previne lesões
  • Diminui o estresse do dia-a-dia
  • Aumenta a energia e melhora o metabolismo e funcionamento de orgãos
  • Deixa o corpo mais equilibrado e alinhado

Além de todas essas vantagens, as aulas são desafiadoras e divertidas. A sensação de poder controlar o corpo e conseguir tocar o pé sem problemas, ou de poder executar movimentos complexos sem se cansar ou sentir dificuldade, é algo que não existem palavras para descrever! Quando você vê aquele movimento novo logo pensa: “ eu nunca vou conseguir fazer isso!” Mas, após algumas tentativas, vai percebendo que você pode ir muito mais além…

Você pode ser um atleta de alto nível e ter um treinamento específico,  ou pode ser sedentário… você pode ter lesões e dor… ou ser muito saudável, Pilates vai ser perfeito para você!

By Tatiana Matsuo

Studios de Pilates em São Paulo

Palavras de Joseph Pilates:

 ”O Controle desenvolve não somente os músculos do corpo, flexibilidade dos membros e funcionamento dos órgãos vitais e glândulas endócrinas, mas ela também clarifica a mente e desenvolve a vontade de viver.”

“A mente modela o corpo” … “onde a mente vai, o corpo irá segui-la.”

Esse post foi publicado em Terapias Alternativas, TODOS OS TEXTOS. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s