Gelo ou calor?

Eu costumo dizer aos meus pacientes que o “GELO” é sempre uma garantia… é bom para tudo, vai atuar como um anti-inflamatório e vai ajudar a relaxar a musculatura pelo efeito anestésico que ele tem. Essa terapia é chamada de CRIOTERAPIA e vai reduzir a dor, o espasmo muscular, diminui o metabolismo e o fluxo sanguíneo bem como o edema, entre outros… Porém algumas pessoas não suportam a dor causada pelo gelo e não consegue deixá-lo o tempo suficiente para que ele faça o efeito desejado, e nesse caso, poderá ter um efeito contrário. Isso mesmo, nos primeiros minutos o corpo pode tensionar devido a dor e se você tirar o gelo nesse momento, a musculatura contraída poderá aumentar a inflamação dos nervos.

Para que isso não aconteça é importante que você mantenha o gelo por mais de 12 minutos.  Exceder 20 minutos poderá também causar um efeito contrário de vaso dilatação, visto que a idéia de colocar o gelo é de vaso constrição, onde os vasos e veias irão desinchar… você deverá ficar atento ao relógio para que a aplicação fique entre 12 e 15 minutos dependendo a área de aplicação (por exemplo 12 em dedos onde a área é menor).

* Como preparar a bolsa?

Você pode usar um saco plástico sem furo, coloque uns 4 ou 5 cubos de gelo e preencha com água. Essa água gelada irá aderir melhor a sua pele, aumentando a superfície de contato. Algumas pessoas com a pele mais sensível pode colocar uma toalha fina ou um papel toalha para evitar queimadura na pele.

* Qual a diferença do gelo e do calor (termoterapia)?

O gelo é muito eficiente em inflamações de nervos e em lesões onde houve um rompimento de veias e artérias causando o inchaço. Nesses casos o calor poderia aumentar o inchaço, por isso ele só é indicado após 48 horas de ocorrido o trauma. O calor vai ajudar no relaxamento muscular, melhorando a mobilidade dos músculos, tendões e ligamentos.

Em casos de dor crônica eu aconselho a utilização dos 2. Você faz primeiro a compressa gelada para tratar o nervo, e depois que a temperatura da pele já voltou ao normal, faz a compressa quente. Até mesmo o toque suave das mãos poderá ajudar a relaxar a musculatura.

Qualquer dúvida, é só perguntar!

Um abraço,

Tatiana Matsuo.

Esse post foi publicado em A AUTO CURA, TODOS OS TEXTOS e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Gelo ou calor?

  1. Regina Albuquerque disse:

    Ola Tatiana sou prof. de ed. física tbm, adorei sua materia, gostaria de saber sobre cursos de pilates adaptados com elasticos, teraband, bolas e outros, pois sou personal trainer e trabalho muito com reabilitação.
    Abçs Regina

  2. Carmen disse:

    Tati, bom dia!
    Muito obrigada pela informações, vc tem o sentimento de beneficiar o próximo, parabéns!
    Tenho problema sério na coluna, ciático, dor na perna, vc tem me ajudado bastante.
    Faço pilates também, o que vc acha?
    Att,
    Carmen.

  3. Valéria disse:

    oi Tati, o gelo e o calor, seria bom para quem dor como a “cisto de Tarlov”, sinto dor na cintura, estou a base de remédio antiinflamatório, gostaria de sua ajuda…

    • tatipilates disse:

      Oi Valéria, o Gelo seguido de calor como explico em meus texto seria ótimo para o seu problema… vc pode tratar esse cistos com a Manipulação Neural, com o toque que cura que ensino aqui vc tbém pode dissolver esses pontos de tensão no nervo relaxando o tecido e desaparecendo completamente a sua formação. Eu trabalho com isso e não é muito difícil ajudar… vc mora onde? Um abraço, Tati.

  4. Leticia disse:

    Oi Tati estou com mtas dores no ciatico, gostaria de saber onde coloco a bolsa, no local que esta doendo ou na coluna
    Bjus e Obrigada

  5. moreira disse:

    vc e do rio quero me tratar com vc

  6. Bruna Meneses disse:

    Vc trabalha por convênio? Se não, quanto seria o seu tratamento? To com inflamação no ciático!! Sou de Brasília, onde fica a clínica?

    • tatipilates disse:

      Oi Bruna, não atendo por convênio. A sessão na Clinica está R$ 130,00 com duração de 1 hora e a Clínica fica no Lago Sul. A sessão a domicilio fica R$ 180,00 se for dentro do Plano Piloto e se fizer pacote tem desconto. Meu telefone (61)9844-0249 VIVO ou (11)97244-7828 TIM

  7. rosemere uaqui disse:

    Qual a duraçao da compressa quente

  8. Marco disse:

    boa noite, gostaria de saber se posso usar massageador eletrico, no caso de ciático inflamado
    grato pela atenção Marco

  9. André Ziello disse:

    Olá tati, vc teria alguém para por favor indicar em São Paulo?
    Muito obrigado

  10. Mauricio disse:

    Olá boa tarde, sofri um acidente onde quebrei a clavícula do braço direito, faz apenas 1semana que retirei os fixador, mas houve uma lesão no nervo plexo braquial, o gelo ajudaria a recuperação?

    • tatipilates disse:

      Oi Mauricio, o gelo ajuda, mas você precisa receber uma manipulação neural para liberar esse nervo, o quanto antes… Procura um profissional que faz a Terapia CranioSacral ou um que saiba fazer Manipulação Neural… ou que conheça as 2 técnicas. Onde você mora?

      • vanessa disse:

        oi tati gostaria de saber quanto custa pra vc vim em casa sou a vanessa meu esposo tem poblemas no nervo ciatico passa seu tel pra te ligar moro no jardim helena sao miguel paulista obrigada

      • tatipilates disse:

        Oi Vanessa, eu não atendo a domicílio em SP… Só no Brooklin. Tem como ele chegar até mim? Me manda msg no cel (61)98440249. Bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s