TERAPIA CRANIOSACRAL

O Valor Terapêutico da Terapia CranioSacral

Hoje em dia não se discute a existência dos ritmos respiratório e cardiovascular. Contudo, por muitos anos, a existência desses sistemas foi motivo de debate nas comunidades médicas em todo o mundo.

Há aproximadamente 25 anos, o Médico Osteopata e pesquisador John Upledger, D.O., O.M.M. vem propondo a utilização do ritmo de um outro sistema corporal – o sistema craniossacral – para melhorar o funcionamento corporal e ajudar a aliviar dores e disfunções.

O sistema craniossacral é constituído pelas membranas e fluido cerebroespinhais que envolvem e protegem o cérebro e a medula. O sistema se estende desde os ossos do crânio, face e boca até o sacro.

Como esse sistema vital influencia o desenvolvimento e o desempenho do cérebro e da medula, um desequilíbrio ou restrição no sistema pode ocasionar vários problemas sensoriais, motores ou neurológicos. Esses problemas podem incluir dor crônica, dificuldades oculares, escoliose, dificuldades de coordenação motora, dificuldades de aprendizado e outros desafios à saúde.

A Terapia CranioSacral é um método suave de diagnóstico e correção que encoraja seus próprios mecanismos naturais de cura a dissipar esses efeitos negativos do estresse sobre seu sistema nervoso central. Você também se beneficia com uma melhor saúde global e resistência a doenças.

Devido ao seu efeito positivo sobre muitas funções corporais, a Terapia CranioSacral é praticada hoje em dia por uma grande variedade de profissionais de saúde. Dentre eles incluem-se médicos, osteopatas, quiropratas, obstetras, pediatras, psiquiatras, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, acupunturistas, massoterapeutas e terapeutas corporais em geral.

Os Fundamentos da Terapia CranioSacral

A história da Terapia CranioSacral nos leva ao início do século, época em que o médico osteopata William Sutherland observou que os ossos do crânio têm uma estrutura que permite movimento. Ele explorou esse conceito por mais de vinte anos e, consequentemente, desenvolveu um sistema de exame e tratamento conhecido como Osteopatia Craniana.

A seguir, em 1970, o Dr. John Upledger observou o movimento rítmico do sistema craniossacral durante uma cirurgia. Porém, nenhum de seus colegas, nem os textos médicos, explicavam sua descoberta.

Dois anos mais tarde, Dr. Upledger foi a um seminário que explicava as idéias de Sutherland, assim como algumas de suas técnicas de avaliação e tratamento. Unindo seu conhecimento médico à sua sensibilidade tátil, o Dr. Upledger compreendeu rapidamente como que um sistema hidráulico, utilizando o fluido cerebroespinhal, poderia funcionar dentro de uma bolsa de membranas encerradas no crânio e no canal da coluna espinhal. Ele incorporou e refinou as técnicas do Dr. Sutherland com sucesso.

O Dr. Upledger em seguida, pôs-se a confirmar a existência do sistema craniossacral cientificamente. Em 1975 foi convidado pela Michigan State University para pesquisar e dar aulas no Departamento de Biomecânica. Ele fez parte de uma equipe de anatomistas, fisiologistas, biofísicos e bioengenheiros para testar e documentar a influência da terapia no sistema craniossacral.

Pela primeira vez foram capazes de explicar, em termos científicos e práticos, a função do sistema craniossacral. Também demonstraram como esse sistema podia ser usado para avaliar e tratar disfunções envolvendo o cérebro e a medula, assim como uma miríade de problemas de saúde que eram anteriormente mal compreendidos.

O trabalho contínuo do Dr. Upledger nesse campo resultou na Terapia CranioSacral.

Nas décadas seguintes a essa pesquisa inicial, o Dr. Upledger escreveu vários livros didáticos que detalham o funcionamento do sistema craniossacral. Escreveu também alguns livros explicando a Terapia CranioSacral ao público, tendo um deles já sido traduzido para o Português : “Your Inner Physician and You – “Seu Médico Interno e Você”, Editora Bapera e Mauad. Outro livro de sua autoria que foi traduzido para o Português é o “Liberação SomatoEmocional – Decifrando a Linguagem da Vida”, da mesma editora.

Em 1985, o Dr. Upledger estabeleceu The Upledger Institute Inc., uma clínica e centro de recursos fundados para ensinar ao público e a profissionais de saúde sobre os benefícios da Terapia CranioSacral. Até a presente data, o Upledger Institute treinou mais de 50.000 profissionais de saúde do mundo inteiro a utilizar a Terapia CranioSacral.

Como é feita a Terapia CranioSacral?

O praticante de Terapia CranioSacral usa um toque leve – geralmente menor que o peso de uma moeda – para encontrar restrições e desequilíbrios no sistema craniossacral. Isso é feito através do monitoramento do ritmo do fluido cerebroespinhal em seu fluxo pelo sistema. Estes movimentos podem ser detectados em qualquer parte do corpo, mas com mais facilidade no crânio, sacro e cóccix. Quando o problema é detectado, o terapeuta usa técnicas manuais delicadas para liberar estas áreas e dissipar a pressão desnecessária que estas restrições podem causar ao cérebro e à medula.

Os efeitos positivos da Terapia CranioSacral contam em grande parte com a atividade de autocorreção natural do corpo do cliente. A abordagem com toque leve pelo terapeuta simplesmente induz as forças hidráulicas inerentes no sistema craniossacral a melhorar o ambiente interno do corpo do cliente e a fortalecer sua própria habilidade de autocorreção. A Terapia CranioSacral pode ser utilizada juntamente com qualquer outro método terapêutico. Uma sessão de Terapia CranioSacral pode durar de 15 minutos a mais de uma hora, e a avaliação inicial é muitas vezes o suficiente para corrigir o problema.

Quando é indicada a Terapia CranioSacral?

A Terapia CranioSacral fortalece a habilidade do corpo a fazer o que ele faz de melhor: cuidar de você. Dessa forma ajuda a aliviar várias doenças, dores e disfunções, incluindo:

• Desordens em Recém-nascidos
• Lesões por Traumatismos Cranianos e Medulares
• Enxaquecas
• Fadiga Crônica
• Dificuldades de Coordenação Motora
• Dores Crônicas na Nuca e na Lombar
• Escoliose
• Desordens no Sistema Nervoso Central
• Dificuldades Emocionais
• Síndrome da Articulação Temporomandibular (ATM)
• Dificuldades de Aprendizagem
• Problemas Relacionados ao Estresse e Tensão
• Desordem por Estresse Pós-traumático
• Problemas Ortopédicos
• e várias outras condições

By Upledger Institute Brasil

ATENDIMENTO:

  • Tati Pilates Studio – São Paulo: (11) 25377828

www.tatipilatesstudio.com.br

  • CTC Vertebral em Brasília:

SHIS QI 05, Chacara 08
Bairro: Lago Sul
CEP: 70420-900
Tel.01: (61) 3365-2555

* Atendimento a cada 15 dias com a Terapia CranioSacral, Manipulação Visceral e Neural

http://www.itcvertebral.com.br/brasilia-unidade

Torpedo SMS (11) 72447828

skype: tatihiromi

contato@tatipilatesstudio.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em Entendendo o Corpo, Terapias Alternativas, TODOS OS TEXTOS. Bookmark o link permanente.

10 respostas para TERAPIA CRANIOSACRAL

  1. andreia disse:

    essa terapia seria mesmo que quiropraxia?

    • tatipilates disse:

      Oi Andreia, a Terapia CranioSacral é bem diferente da quiropraxia. O toque sutil da terapia CranioSacral leva a um equilíbrio das fáscias e de toda a musculatura e com isso o corpo vai se realinhando e auto-ajustando. Na quiropraxia o terapeuta vai realizar manobras para que haja esse reajuste, mas quando as tensões da fáscia continuam presentes, o corpo estará em desequilíbrio, podendo deselinhar novamente.

  2. Renato Carvalho disse:

    Oi Tati, eu tenho 17 anos, com uma hérnia de disco na lombar e além disso um desvio na coluna. Meu médico me recomendou fazer academia e pilates. Já tenho um mês de academia, mas ainda não entrei no pilates. Recentemente, tenho sentido dores após os treinos, ao respirar mais fundo, além de dores na nuca e dores de cabeça. Foi procurando mais informações na internet que achei o seu site. O que devo fazer?

    • tatipilates disse:

      Oi Renato, vc mora onde? procure um terapeuta CranioSacral, ou de manipulação visceral. Vc está precisando da terapia. Um abraço, Tati.

  3. Mariana Espindola disse:

    Tati, voce pode me indicar alguem que trabalhe com a terapia Cranioaacral aqui em Recife-PE ?????

  4. marilia prado disse:

    Táti, gostaria de fazer a terapia crâniosacral em Brasília. Tenho sentido muita tensão no pescoço com dor irradiando para a área traseira da cabeca.

  5. Felipe disse:

    Oi Tati, onde posso conhecer a terapia craniosacral? Vc executa em SP ou teria alguém para indicar? Obrigado e sucesso

  6. Aldo Roberto disse:

    Tati agradeço por ter conhecido a terapia cranio sacral contigo e espero poder indicar muitas pessoas que precisam de vossa ajuda. Sucesso.
    Aldo Roberto – SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s