O que pode fazer a DOR melhorar?

Repetindo o que eu disse no outro post: (O que pode fazer a DOR piorar?)

“Tudo o que falarmos aqui não deve ser tomado como verdade absoluta. Cada pessoa é única e cada corpo também. O que faz melhorar para algumas pessoas, pode agravar para outras… Vou deixar aqui o tópico para que diferentes casos e exemplos sejam compartilhados.”

* Compressa quente -> é excelente para relaxar a musculatura que vai parar de apertar os nervos aliviando a dor. Para quem gosta de usar gelo, eu indico o gelo por 15min, e depois que a pele aqueceu novamente, fazer a compressa quente também.

* Alongamentos leves e pequenas mobilizações -> o corpo gosta de movimento, quem tem muita dor ao acordar, deve ir se movimentando deitado para preparar o corpo antes de se levantar. Um banho quente e um exercício suave parecem ajudar a lubrificar as articulações. Coloque uma música suave e deixe seu corpo balançar como num ninar de bebê.

* Abraço -> receber um abraço com carinho é reconfortante… respire profundamente sentindo o seu abdomem tocar o abdomem do outro… solte o ar suavemente e sinta os ombros relaxando… vai te fazer muito bem!

* Evite sentar por mais do que 50 min seguidos -> tente se levantar, caminhar um pouco… mexer o tronco e os braços.

* Dormir com apoio nas pernas e pescoço -> um travesseiro adequado, quando dormir de lado colocar um trevesseiro entre as pernas, ou quando de “barriga para cima” um apoio sob os joelhos pode minimizar as dores ao deitar-se.

* Escalda pé -> coloque água quente numa bacia (cuidado para deixar numa temperatura confortável) pode colocar um pouco de sal grosso, uma tampinha de álcool e cânfora. Repouse seus pés por alguns minutos, faça pequenos movimentos com os dedos e tornozelo. Melhor ainda se um ente querido massagear suavemente a sola do seu pé.

* Calçados confortáveis e palmilhas ortopédicas podem ajudar.

* Respirar corretamente -> Vai ajudar a diminuir as tensões da costas e do pescoço, relaxa o corpo como um todo e melhora a postura!

* Procure um amigo para desabafar -> é sempre um alívio poder compartilhar seus problemas… ter o apoio de alguém querido que vc confia. Não se isole…

* Agradecer -> A gratidão é um dos maiores milagres da vida. Procure os milhares motivos que vc tem para agradecer por estar vivo… agradeça o dia ensolarado, a água que mata a sua sede, a chuva que irrigou as plantas e os açudes, as pernas que apesar da dor te levam aonde vc quer chegar (tantos não podem caminhar), os braços que te ajudam a se alimentar, a familia que te apoia, ou esposo (a), amigo (a), agradeça os pais que te deram a vida! A comida que te dá energia… Eu sei que vc vai encontrar algumas coisas para agradecer… e vai se sentir muito melhor!

* Sorriso -> parece bobagem mas, sorrir para você mesmo de frente ao espelho pode ser um exercício divertido… veja como sua fisionomia muda… aprecie a sua beleza e se elogie! -“Mas que olhos belos vc tem!” O sorriso traz mais sorriso, nada pior do que andar por entre pessoas carrancudas e mal humoradas. Experimente sorrir para o outro, com certeza vc vai receber um sorriso de volta!

* A sua atitude frente a vida é decisiva para que a cura aconteça! Não tenha medo de se sentir curado, mesmo que ainda esteja sofrendo… a cura começa de dentro para fora…  

Passo agora a vez a todos vcs, que sofrem de dores constantes, para que compartilhem de suas experiências de coisas que MELHLORAM a dor. Tem o tópico para as coisas que pioram!

Um abraço,

Tati.

Esse post foi publicado em A AUTO CURA, Fórum de Discussão, TODOS OS TEXTOS. Bookmark o link permanente.

6 respostas para O que pode fazer a DOR melhorar?

  1. Vanessa C. Provazi disse:

    Olá Tati,
    Vou deixar aqui minha contribuição também sobre o que para mim funciona como alivio da dor.
    Bom, uma das coisas que eu noto, e acho até bastante curioso, é que em algumas vezes, o contato social, mas real, ao vivo, não por internet, com amiga, uma vizinha, um parente, numa coversa corriqueira, boba, de alguns minutos, eu percebo que é como se naquele momento ali eu me esquece da dor ou até como se a dor aliviasse ou passasse. Quem sofre de algum tipo de dor crônica, depois de algum tempo, tem uma certa tendência ao isolamento social, porque sente dor, porque se sente deprimido por causa da dor e da incapacitação que a dor gera. E isso é muito perigoso porque o próprio isolamento social agrava a situação, agrava a dor, agrava o estado psicológico. Eu acho que o testemunho da própria Tati é um grande exemplo de uma pessoa que prova que a saída para a dor não é o enclausuramento ou acrisolamento. Foi examente se Mexendo, se Movimentando, saindo da casca que ela encontrou a sua cura. Há duas semanas o Globo Repórter fez uma matéria ótima sobre a solidão, revelando estudos que dizem que muitas vezes a própria solidão pode desencadear dores crônicas.
    Então essa é minha dica para alivio da dor. Tenham contato social. Inscrevam-se em alguma academia, por exemplo, para fazer exercicios fisicos que podem auxiliar ao mesmo tempo na cura do corpo e ao mesmo tempo, a integração com os outros alunos, as conversas, amizades, quem sabe um namoro…rsrs…vai ajudar muito no psicologico, que é sempre o pano de fundo, o criador de todos os males do nosso corpo, pois somos nós que criamos as nossas dores, as nossas doenças, por isso, a cura é sempre de dentro para fora.

    Tati querida,
    como sempre, um beijo muito grande pra você, saúde, paz e muito sucesso!

    Vanessa C. Provazi

    • tatipilates disse:

      Oi Van, puxa, senti sua falta! Muito obrigada pela contribuição… a sua dica é MARAVILHOSA! Muito bem lembrado… ficar em casa sem se mexer e sem falar com ninguém realmente não ajuda!
      Um beijo bem grande querida,
      Tati.

  2. jovana disse:

    ola tati, querida eu estava vendo essas coisa maravilhosa, que vc fais com as pessoas que sofrem que coração Bom, se poder me ajudar, estou com dificuldade de entender, olha fais ums 17 anos que tive crizes de ansiedade e foi piorando os medicos não achavam nada em mim, pois fiquei sem tratamento por 6 anos isso que ja tinha virado em sindrome do panico, sofria muito é ainda estou sofrendo mais não tanto nas crises que vc sabe o que é os sintomas, coração acelerado falta de ar e mais outros sintomas, quando eu achei um medico pesiquiatra, ja fazinha ums 4 anos que tinha comesado e ja tinha virado em panico, mais ate achar um remedio que comesou a fazer efeito ja fazia 6 anos, mais ainda sofro muito pois a ansiedade e os medos,continua me pertubando, não saio quaze de casa, pois tenho medo de me dar crise ou encontrar pessoas pra conversar isso me leva a panico, e quando saio fico muito astresada ansiosa, não gosto de publico tudo e sintoma de maus,não sei aproveitar e nem se divertir sempre to sem energia pra tudo, e ainda tenho problemas bursite subdeltóide, é tendinose nos tendão supraespinhoso, é sindrome do carpo, isso piora quando faço serviço de casa, é quando eu saio de casa, as dores são ensuportavel, pois tudo é todos me estresam, quanse não tenho contatos com familia e conhecidos, porq amigo nessas horra somem todos,e bronquite e cisto no ovario e emetriose, pois hoje tenho 40 anos perdi muitos anos, é não consigo trabalhar fora, queria que vc me ajudase, pois se vc me mandasse no meu email e mais facil eu entender pois vc so mandaria o que eu preciso, pois a ansiedade dificulta a entender, á o que é terapia cranio sacral onde eu acho isso nas clinicas, por favor se puder me ajudar a ser feliz um pouco tirar esse sofrimento que me tormenta fico agradecida……….abraço querida, vou aguardar resposta com muita ansiedade para que eu fique Boa ??? desculpe a letra pois to com muita dor nos braços……..

    • tatipilates disse:

      Oi Jovana, é difícil compreender como é a Terapia, se vc ler na barra superior tem a aba TERAPIAS, lá tem um texto que fala melhor como a terapia CranioSacral funciona. Vc vai encontrar Terapeutas no site: http://www.iahp.com
      Onde vc mora? Talvez seja mais fácil assim.
      Um abraço,
      Tati.

      • jovana disse:

        ola tati. obrigada por me responder fico feliz, eu moro em itajai sc, a 3 quilometro de balneario camboriu, se vc conhese algum terapeuta por aqui fico grata, tati um medico neurocirugião pedio pra mim fazer um RM um angio e costato, que eu tambem tenho sindrome do desfiladeiro torácico, qual e melhor terapia pra curar tudo isso que vc sabe e mais isso, a fui num pesciquiatra e ele me pediu pra fazer algum teste que nem um medico tinha me pedido pra fazer ,pra saber se erra sindrome do panico ou outro tipo de depresão, e contato que eu tenho ansiedade generalisada e depresão profunda, aguardo sua respota, e parabéns por ajudar tanta gente, beijãoooo

      • tatipilates disse:

        Oi querida, é a Terapia Craniosacral mesmo… Mas os meus textos já vão te ajudar! Leia todos do entendendo o emocional e da auto-cura… RESPIRE TRANQÜILAMENTE… Leia o de costocondrite que vc vai se identificar… E tbem: como respirar quando o ar não entra no peito. Acredite, vc vai ficar boa. Não sei se tem terapeuta ai, mas sei q tem em Floripa q não é tão longe… Se nao conseguir entrar naquele site eu te ajudo. Um abraço

Deixe uma resposta

