O que pode fazer a DOR piorar?

Tudo o que falarmos aqui não deve ser tomado como verdade absoluta. Cada pessoa é única e cada corpo também. O que faz melhorar para algumas pessoas, pode agravar para outras… Vou deixar aqui o tópico para que diferentes casos e exemplos sejam compartilhados.

* Sutiãn -> No meu caso, devido a muita tensão no passado nos ombros e pé do pescoço, é fato que, se eu usar um top tipo nadador (daqueles que a alça fica no meio das costas), minha dor vai piorar… parece que as alças pressionam exatamente os pontos onde a musculatura está enodada fazendo com que os nervos fiquem mais inflamados. A alça no pescoço também pode ter um efeito parecido, pois ele traciona o pescoço para a frente. Se ele estiver apertado no feixe também vai aumentar a dor, pois dificulta a respiração, tensionando toda a musculatura entre as escápulas.

* Pisar no chão duro e gelado descalço -> É um veneno para quem inflamações e dores no pé. Dê preferência para chinelos confortáveis em casa, e tênis com um leve salto (próprio para o seu tipo de pisada) para as caminhadas.

* Ar condicionado no pescoço -> terrível, pode até dar torcicolo. Se o cabelo estiver molhado provoca enxaqueca para quem tem muitas tensões no pescoço e cabeça.

* Ficar sentado na mesma posição por um tempo prolongado -> Se vc vai assistir TV, tente sentar bem de frente, sentar de lado vai tensionar toda a sua coluna. De preferência com um bom apoio para a lombar. Sofás muito moles que vc afunda demais vai dificultar na hora de se levantar, e se a sua lombar ficar muito arredondada pode inflamar os nervos que vão ser pressionados devido a posição.

* Ficar prolongadas horas sem comer -> você sabia que a sua coluna também precisa de energia? O estômago vazio aumenta a pressão abdominal além da falta de açúcar no sangue, duplamente ruim para o corpo e para as dores. Tente se alimentar a cada 3-4 horas de forma saudável.

* Dormir pouco ou demasiadamente  -> dormir é importante, o corpo precisa recuperar-se das atividades diárias… mas dormir demais também pode ser prejudicial, o corpo vai se tensionando e você vai se sentir mais cansado ainda… parece que acorda enferrujado. Antes de levantar, faça movimentos suaves com o corpo todo, e se espreguice muito para preparar o corpo para o novo dia!

* Alongamento forte -> acredite se quiser, mas… um corpo tenso e encurtado, quando sofre um alongamento muito forte, vai ter as fibras todas tensionadas como resultado. No dia seguinte seu corpo vai se sentir dolorido e mais curto! Se vc se sente assim sempre que se alonga, leia o texto sobre flexibilidade, lá tem dicas de como melhorar isso.

* Se exercitar e não se alongar depois -> muito cuidado quanto ao alongamento, alongar demais pode fazer o corpo inflamar, mas não se alongar é pior ainda… após uma contração muscular maior que a de costume, o corpo tende a se tensionar… e o alongamento leve e uma massagem suave vão ajudar essa musculatura a relaxar para se recuperar do esforço.

* Gelo menos de 10 min -> o gelo é um santo remédio… podemos usar e abusar dele nas dores e inflamações, porém se vc não aguentar o tempo mínimo ele pode ter o efeito contrário… muito cuidado! Passar de 20 minutos tbém é prejudicial, pode provocar queimaduras e ter o efeito de vasodilatação.

* Massagem forte -> A massagem costuma ajudar nas tensões, mas muito cuidado para que vc não aperte um nervo de maneira a inflamar mais ainda… ou faça suavemente, ou procure ajuda de um profissional de confiança.

* Computador ou ambiente de trabalho orgonometricamente errados -> existem profissionais que vão ajudar para a sua estatura a melhor disposição do monitor do seu computador, mouse e escrivaninha. Você passa horas sentado e pode estar prejudicando a sua postura e a saúde da sua coluna. Não espere o seu corpo reclamar… verifique se o seu ambiente de trabalho não precisa de adaptações.

* Estresse, raiva, preocupação e medo -> respire… deixe a caixa torácica espandir… conte até 10 e acalme seus nervos… aceite o que vc não pode mudar… confie que o melhor sempre acontece… (já falei sobre como minimizar tudo isso nos textos do entendendo o emocional)

Passo agora a vez a todos vcs, que sofrem de dores constantes, para que compartilhem de suas experiências de coisas que PIORAM a dor. Vou abrir o tópico para as coisas que melhoram!

Um abraço,

Tati.

Esse post foi publicado em A AUTO CURA, Fórum de Discussão, TODOS OS TEXTOS. Bookmark o link permanente.

5 respostas para O que pode fazer a DOR piorar?

  1. Vanessa C. Provazi disse:

    Olá Tati, minha amiga querida, saudade de você!
    Me desculpe o sumiço, mas é que eu estava passando por um momento familiar dificil e somente agora eu estou começando a me recuperar. Minha avó ficou em coma por 30 dias e agora rescentemente faleceu. Foi um período muito dificil, mas agora já estou bem melhor graças a Deus.
    Vi que você escreveu muita coisa legal no blog, muitos posts legais, não falando somente sobre dor, mas sobre amor, eu achei sensacional. Aquela oração para atrair o amor que você encotrou no site de xamanismo é lindíssima!
    Bom, mas para dar a minha contribuição ao blog, gostaria de comentar o post acima sobre o que pode piorar a dor: no meu caso, eu sempre observei que as mudanças de temperatura, principalmente para o frio, como está fazendo agora, é uma coisa que pode piorar a dor, então eu me agasalho muito, não saio em ventanias, não tomo friagem, tenho sempre um cachecol e o principal, me policio bastante para ver se eu não estou com os ombros levantados, coisa que a gente faz muito sem perceber quando está estressado ou com frio. Então eu abaixo os ombros, mas só que também não forço para baixo, como aliás eu fazia antigamente, procuro manter normal, porque graças ao Blog AQUI da Tati…rsrsr….eu aprendi que forçar para baixo é tão prejudicial quanto para cima.
    Vou deixar minha contribuição no outro post sobre o que pode ser feito para melhorar a dor também.

    Um grande abraço pra você Tati!
    Que Deus continue te abençoando e te iluminando sempre nessa tu jornada tão linda de vida de compartilhar a tua experiência e o teu conhecimento com as pessoas que sofrem a dor.

    Saudades!

    Vanessa C. Provazi

    • tatipilates disse:

      Minha flor, sinto muito saber da sua vó, tenho certeza que foi uma grande perda… que ela descanse em paz….
      Eu senti muita a sua falta, tenho tentado escrever sempre, mas não é fácil, estou envolvida em tantas coisas além da vida particular, com filho pré-adolescente, uma loucura!
      Ainda estou devendo os vídeos, mas eles estão todos na minha cabeça, meio que assim germinando em meus pensamentos, quando brotarem vão dar um jardim maravilhoso, lindo… com muitos frutos!
      Um forte abraço para vc…
      Tati.

  2. Vanessa Provazi disse:

    Olá Tati amiga,
    Muito obrigada pelos teus sentimentos. Obrigada pelo carinho.
    Com relação aos videos, não tenho dúvidas de que o que vier de você será sempre maravilhoso e muito proveitoso para todos nós leitores do seu blog, pois toda informação é sempre bem vinda e que Deus te abençoe sempre por isso.
    Tati, eu gostaria de tirar uma dúvida com você, se não for muito incômodo. É o seguinte:
    Você sabe que eu tenho aquele problema de dor cronica no trapezio, pescoço e cabeça.
    Rescentemente, eu aprendi a localizar pontos gatilhos no trapezio e no pescoço e desativa-los com digitopressão. Aliás, descobri vários pontos gatilhos e como um ponto gatilho no trapézio causa uma dor referida na minha testa ou um ponto na minha nuca causa dor nas minhas têmporas, é impressionante! Só que não é uma dor que dá e passa, é uma dor continua, ou seja, uma dor que vira ” dor de cabeça” na testa e nas temporas, continuamente, todos os dias, quase que 24 horas e que praticamente não sede a analgésicos ou antinflamatórios. O neurologista diagnosticou como cefaleia tensional cronica, mas eu tenho dúvida. É obvio que a cefaléia tensional cronica se instalou, mas primariamente, eu acredito que existe um quadro de Sindrome da Dor Miofascial, você já ouviu falar ? Bom, diante disso, o que teria que ser feito, segundo dizem os médicos Fisiatras, é uma Reabilitação muscular, com Alongamento muscular, Fortalecimento, Desativação dos Pontos Gatilhos e Relaxamento muscular e eis a cura ou praticamente a resolução do problema.
    O que acontece comigo é que agora eu aprendi a desativar os pontos gatilhos. Ótimo. Só que eles voltam em pouco tempo, as vezes no mesmo dia, e porque? porque os músculos ainda não foram reabilitados, estão fracos. Só que quando eu começo a fazer alongamento e exercícios isométricos pra fortalecimento muscular, sempre tomando cuidado para não sentir dor e lesionar ainda mais os músculos como você já explicou em um dos seus posts aqui no blog, no dia seguinte eu acordo pior, e nos dias que seguem, enfim, a sensação que eu tenho é que a dor piora, eu não sei se isso é normal, se com você foi assim também quando você começou a fazer pilates. Seria isso uma reação normal dos musculos como quando a gente vai a academia e fica tudo dolorido? Como é que eu vou fortalecer meus musculos do pescoço se em apenas duas séries de isometria de 10 segundos para cada lado feito 1 vez apenas no dia eu fiquei cheia de dor? E não é a primeira vez que acontece, é só começar a fazer os exercicios de fortalecimento que a dor piora e eu acabo desistindo. Me dá uma luz Tati?

    Desculpa o texto longo.
    Deus te dê Luz!

    Beijos!
    Vanessa

    • tatipilates disse:

      Oi querida, eu entendo o seu sofrimento e esse assunto vai virar um post novo… é o seguinte: primeiro, ao invés de pressionar os pontos com a técnica do trigger point (ponto gatilho) eu vou pedir para vc mudar a pressão para a técnica do toque sutil que eu ensinei, nos mesmos pontos que nada mais são que cistos energéticos… isso vai fazer com que esses pontos não voltem mais… experimenta e me conta depois…
      A outra questão é o fortalecimento, eu já atendi outros pacientes que seguiam exercícios dados para fortalecimento de pescoço, e pessoalmente eu não gosto deles! Eu simplesmente não trabalho o pescoço dessa maneira, a meu ver, a força que o pescoço precisa é a de sustentação, e quando a cabeça está em equilíbrio, a musculatura na verdade deveria estar relaxada e não contraída! A dor que vc está sentindo é sim desse trabalho de contração, mas está inflamando os músculos ao invés de fortalecer. Eu pararia com tudo isso… o que o seu pescoço precisa é de mobilização, ele precisa fluir com a menor quantidade de contração possível… faça movimentos leves, pequenos, sutis e principalmente lentos… quanto menor melhor… mas pense em movimento… coloca uma música suave e pensa na coluna como um todo, mexe da base da coluna para cima, tipo, mexe o quadril e sente o que o tronco quer fazer e para onde a cabeça quer ir… faça isso senta, em pé, deitada… os movimentos não devem ser isolados… eles devem seguir uma harmonia com o todo para distribuir as cargas e não sobrecarregar nenhum nível isoladamente. Sinta os espaços acontecendo… uma vértebra separando da outra… como que se um feiche de luz pudesse passar entre elas… NUNCA ENRIJEÇA! Vc deve sentir a cabeça leve como uma pluma e não pesada como uma rocha! Solte os seus ombros, deixe eles pendurados e relaxados… se eles querem subir, deixe eles subirem em direção das orelhas… e continue movimentando a coluna… sinta as costelas se separando umas das outras… ABRA ESPAÇOS! Deixe o sangue fluir… o corpo se aquecer… faça isso embaixo do chuveiro!
      Se espreguice muuuuito e sempre!
      BOA SORTE!
      Um abraço grande,
      Tati.

  3. Amanda Shakti disse:

    Nossa li algo que achei que coisa da minha cabeça, más realmente minhas dores se intensificam quando uso top com alça nadadora, piora muito, quando tiro o top em poucos minutos as dores nos ombros se amenizam quase que 100%.

Deixe uma resposta

