A reconstrução da memória e a Liberação Somato Emocional

Antes de falar sobre a Liberação Somato Emocional quero agradecer ao Ariovaldo Ribeiro  que divulgou um texto maravilhoso sobre “A RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA” publicado pela Isto é – Independente.

Vale a pena ler para entender melhor como podemos transformar nossa vida ao trocarmos lembranças negativas de uma vivência ruim do passado por uma sensação ou emoção nova. Essas recordações ficam gravadas não somente na memória intelectual (cérebro), mas também nas células físicas do tecido corporal principalmente no peito perto do coração e na garganta quando engolimos os “sapos”, e em outras partes do corpo quando existe um trauma físico somado de trauma emocional.

Um exemplo simples de entender é se compararmos uma queda onde 2 mulheres escorregam pelo mesmo tipo de escada, com peso parecido e de forma muito parecida, porém uma estava saindo de casa tranquila e após escorregar ligou para uma terapeuta que a atendeu logo em seguida e a pessoa nem precisou desmarcar o almoço com as amigas, e no outro caso, a mulher não havia dormido bem a noite anterior pois a filha adolescente não chegava e não avisou onde foi… tentou ligar e o celular estava desligado, chegando 3 da madrugada. Acordaram cansadas e tiveram a maior discussão durante o café da manhã. Ela sai toda tensa e cansada, escorrega e vai atrasada para o trabalho, onde perde uma reunião importante e não consegue fechar uma grande venda para a empresa e acaba perdendo o emprego. Essa segunda pessoa vai com certeza guardar toda essa energia pelo corpo todo de forma diferente, ela recebeu o impacto do chão com um corpo muito mais rígido e tenso, as compensações serão maiores e ao perder o emprego, vai somar a tudo isso o medo de não poder pagar suas contas, entre outras emoções. Já a primeira provavelmente não terá nenhuma sequela da queda.

Existem várias formas de reprogramação e liberação desse trauma, uma delas é a Terapia de Liberação Somato-Emocional como parte do tratamento da Terapia CranioSacral.

Segundo o Instituto Upledger: “A Liberação Somato Emocional é um processo terapêutico que ajuda a liberar a mente e o corpo dos efeitos residuais de traumas passados associados às reações negativas.”

Dr. John Upledger e o biofísico Dr. Zvi Karni descobriram que o corpo muitas vezes retém forças físicas que lhe foram impostas, ao invés de dissipá-las. Isso é o resultado de um acidente, dano, trauma físico ou emocional. Conforme o trauma, o corpo isola a área em disfunção, criando o que se denominou de “Cisto Energético”.

Um Cisto Energético pode também encerrar uma emoção no seu interior. Não se pode negar que as emoções e sentimentos nos afetam, não só mentalmente, como fisicamente.

Usando a Liberação SomatoEmocional e uma série de recursos apropriados, o terapeuta ajuda o paciente a liberar essas emoções e recordações que provocam uma “doença”.

Durante uma sessão de tratamento buscamos pelo corpo esses pontos de tensão em forma de “cistos energéticos”. Ao tocar um ponto mais rígido do corpo a pessoa pode entrar em contato com a lembrança que esse ponto traz em sua memória. Surprendentemente fragmentos do passado ou sensações vão aparecendo, e depois de identificado o sentimento relacionado a esse ponto de tensão, trocamos a sensação vivida por uma nova emoção relaxando o tecido. Com isso o corpo volta a fluir novamente, a respiração fica mais leve e uma sensação de paz e tranquilidade começa a existir. Este tipo de terapia é altamente eficaz nos distúrbios de depressão e síndromes de pânico.

Outras terapias que também podem ajudar são: a meditação, workshops de auto-ajuda, terapias holísticas, a filosofia da Seicho-No-Ie, Constelação Familiar, Psicodrama, entre outras.

O mais importante é identificar o que não está bom e descobrir o como essa experiência pode contribuir para o seu futuro, como você pode melhorar e transformar.

Um abraço,

Tatiana Matsuo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Entendendo as emoções, TODOS OS TEXTOS e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para A reconstrução da memória e a Liberação Somato Emocional

  1. jaira c. monteiro disse:

    boa tarde!
    Adorei a tese, estou tomando um curso de craniosacral, e gostaria de saber mais sobre as técnicas num todo, estou adorando esse curso e quero aprender mais, sem mais, muito obrigada
    jaira.

    • tatipilates disse:

      Faça tbém os cursos de manipulação visceral e manipulação neural. Vc vai se apaixonar por essas técnicas! Boa sorte! Bjs

  2. Beto disse:

    Não sei o que acontece comigo, mas sofro do ciático, dor no ombro, trapézio inchado a mais de um ano, dor no peito as vezes e falta de ar, sou muito ansioso 😩, sou desesperado por qualidade de vida!!!
    Sou grato por ti Tati, vc é uma benção de Deus!!!
    Por onde devo começa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s