Saúde Emocional e Espiritual

Quando pensamos em saúde, pensamos em nos alimentarmos bem, dormir bem, hábitos de higiêne pessoal saudáveis… pensamos apenas no corpo. Mas para sermos saudáveis não basta apenas estar livre de doenças corporais, a saúde emocional vai interferir diretamente na qualidade de sono, no estresse mental, na pressão arterial, etc.

Para uma vida plena necessitamos equilibrar o nosso corpo, mente e espírito de uma forma mais completa e isso engloba o nosso desenvolvimento espiritual como pessoa, a nossa fé e busca de crescimento espiritual; como nos relacionamos com nossos familiares: pais, cônjuge e filhos; como nos relacionamos com os amigos do trabalho e sociedade; como contribuimos num trabalho filantrópico de doação para o bem da humanidade; como nos colocamos economicamente e profissionalmente frente a sociedade; as nossas conquistas e também quais atitudes tomamos frente às questões ambientais e ecológicas.

Essa interação com o mundo e com as pessoas geram a satisfação de sermos úteis e realizados de forma plena. Um mundo consciente de que precisamos uns dos outros, onde o respeito e a gratidão regem a ética e a moral. Viver em harmonia com seus ideais, pensando no melhor sempre é o segredo do sucesso e da felicidade.

Existem vários livros, workshops e cursos que ajudam a equilibrar a mente, ampliando expectativas, determinando os medos e bloqueios que nos limitam e desorientam. Somos responsáveis pelos nossos próprios atos, aceitar o outro e amá-lo é importante, mas aprender a nos amar e aceitar nossos próprios erros e limitações é mais importante ainda. Cuidar e melhorar a nossa vida em primeiro lugar para assim poder fazer qualquer coisa pelo outro não é egoísmo. Amar o outro como a ti mesmo só será bom se você se amar bem.

Deixo aqui aberto um espaço para aqueles que quiserem compartilhar de seus pensamentos e sugestões quanto a saúde emocional e espiritual. 

Um abraço,

Tatiana Matsuo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Entendendo as emoções, TODOS OS TEXTOS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s