Exercício do travesseiro: para diminuir tensão no pescoço e melhorar a cifose

Antes de tentar realizar esse exercício é importante que você já tenha lido o texto Postura Correta X Errada que explica como respirar corretamente, trabalhando a musculatura interna da caixa torácida para que haja movimento nas costelas.

  • Você vai precisar para começar de um travesseiro e de um local confortável para se deitar (cama macia).
  • Vai posicionar o travesseiro de maneira que você possa deitar sobre ele de barriga para cima, ficando com a parte mais superior das costas sobre ele e a cabeça para fora.
  • Os braços devem estar confortáveis, quanto mais para cima estiverem melhor, se você conseguir posicioná-los sobre a cabeça vai estar alongando ainda mais a musculatura interna da caixa torácica. Porém cuidado para não machucar os ombros, esta posição deve estar confortável.
  • Evite luz direta sobre os olhos, o ambiente deve estar confortável para você poder relaxar, coloque um música suave e se cubra caso esteja frio.
  • Se a sua lombar estive incomodando nessa posição, não realize o exercício até encontrar uma posição confortável para ela, tente dobrando os joelhos ou colocando outra almofada embaixo deles.
  • Depois de bem posicionado, você vai começar a trabalhar a respiração de forma a sentir o ar entrando e ocupando o espaço dentro dos pulmões. Você deve sentir a caixa torácica espandindo como um balão, em todas as direções.
  • Sinta como o ar exerce uma força de dentro para fora, empurrando as paredes internas, empurrando as costelas e o esterno para fora.
  • Sinta os músculos entre as costelas alongando sem fazer força extrema.
  • Gradualmente vai aumentando a capacidade interna, sem pressa!
  • Na expiração, sinta o corpo relaxando suavemente e a coluna arqueando para trás no formato do travesseiro e o pescoço se aproximando do colchão.
  • Respire por alguns minutos sentindo o ar puro e cheio de energia entrar… e o ar cheio de toxinas sair… é uma limpeza e revitalização do corpo.
  • Sinta TUDO DE RUIM SAINDO E VIDA NOVA ENTRANDO!
  • Se você sentir que pode aumentar a altura do travesseiro, acrescente mais um ou um cobertor. Desta maneira vai abrir ainda mais a sua coluna. Porém deve ficar confortável e a cabeça não deve ficar pendurada.
  • CUIDADO ao se levantar, use as mãos para apoiar a cabeça e voltá-la lentamente. Se conseguir virar de lado poderá ser uma boa alternativa.
  • BOA SORTE!

Benefícios:

  • Nesta posição existe uma aumento de fluxo sanguíneo para a cabeça.
  • Para quem tem cifose acentuada, abrir a caixa torácica vai diminuir o estresse da lombar e da cervical.
  • As tensões do pescoço acontecem normalmente porque com a cifose acentuada, a cabeça fica projetada para frente, encurtando a musculatura do pescoço. Trabalhar somente o pescoço nunca será suficiente para aliviar totalmente as dores, você tem que trabalhar a postura primeiramente.
  • Problemas de ombro estão diretamente ligados com a curvatura acentuada da cifose, mais um motivo para abrir o peito.
  • Os traumas emocionais fecham a caixa torácica pois apertam o coração. Respirar ampliando a capacidade respiratória vai ajudar a liberar essas tensões.

Qualquer dúvida entre em contato.

Um dia maravilhoso a todos vocês!

Tati.

 

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10 respostas para Exercício do travesseiro: para diminuir tensão no pescoço e melhorar a cifose

  1. Paloma disse:

    Acabei de descobrir o blog e achei bem legal a dica.
    Parabéns

  2. bruno disse:

    me chamo bruno e tenho 15 anos, tenho um começo de cifose é pouca coisa mais estava preocupado. vou realizar esse exercício que você recomendou obrigado pela informação!!!

    • tatipilates disse:

      Parabéns Bruno por começar a se cuidar logo cedo!
      Trabalhe a respiração, respire lentamente… Boa sorte! Um abraço, Tati.

  3. eleni disse:

    tenho muita dor no pescoço e cravicula , ta ate inchada, eu posso fazer aerobica para melhorar a dor? ow ê pior fazer esses exercicios. minha cravicula ta inchada oq posso fazer . obrigado ..eleni

  4. Rogério disse:

    Olá , sempre que estou preocupado, sinto o ar faltando e a garganta fechando , e não consigo respirar direito.

  5. aloisio disse:

    só tenho uma palavra (PARABÉNS.)

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