Porque o Pilates não está aliviando as minhas dores?

Algumas pessoas ao praticar o Pilates, apesar de se sentir mais forte e de ter aumentado a mobilidade e controle, continuam sentido dores… outras passam a sentir tensões que antes não percebiam e isso pode incomodar.

A pergunta que vem à mente é: Como fazer para resolver esse problema? O que estou fazendo de errado?

O que acontece é que, ao aumentarmos a nossa consciência corporal, todas as vezes que o corpo tensiona os ombros, ao usar o computador, ao dirigir, cozinhar, etc… tentamos controlar puxando os ombros para baixo no intuito de corrigir o problema; se estamos sentados com a coluna toda relaxada e começamos sentir tudo dolorido, passamos a sentar corretamente, mas de forma muito rígida. Esse é o problema: é o excesso de controle. Nem um nem outro é bom… solto e desorganizado faz mal e machuca, rígido demais também!

Vou contar o segredo para encontrar o equilíbrio:

  • Primeiramente nas aulas, passe a fluir mais, tente perceber que o mesmo movimento pode ser feito com menos força. Diminua a carga se for preciso para que consiga soltar mais o corpo. O Pilates não deve ser enfocado apenas na precisão e controle, deve focar na FLUIDEZ.
  • Trabalhe a respiração para o relaxamento. Leia o texto: Postura Correta X Errada 
  • Tente perceber no dia a dia como você reage frente aos problemas (leia os textos sobre Entendendo o Emocional). Mover o corpo corretamente 2 a 3x na semana durante a aula e manter ele todo tenso e estressado nas outras 14- 16 horas do dia, dificilmente vai ter um efeito duradouro. Você tem que mudar seus hábitos e formas de reagir frente aos problemas.
  • Você pode estar com algumas restrições ou com pontos enodados nas fáscias corporais, leia os textos: Sentindo as restrições e O ritmo do corpo – o movimento cura!
  • Se os exercícios estiverem sendo feitos com carga muito alta ou se os alongamentos estiverem forçando demais você também vai continuar tensionando o seu corpo e não vai conseguir aliviar as dores. Para isso leia: O Alongamento pode machucar? e Cuidados nas Primeiras aulas de Pilates em casos de dor
  • Trabalhe os pontos doloridos com O toque que CURA
  • Se nada disso estiver te ajudando, procure um Terapeuta CranioSacral de preferência que também faz a Manipulação Visceral. Com a ajuda de um profissional habilitado, suas dores vão ser aliviadas.

Boa Sorte!

Tati.

Esse post foi publicado em Entendendo a dor, TODOS OS TEXTOS. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s