Dor no Ciático pode travar a perna? O que fazer?

Estou escrevendo este texto em resposta a pergunta da Tania no “Ajuda Online”:

“Olá Tati, gostei de todos os seus textos, inclusive esse esse do alongamento. Estou aprendendo a não me machucar… Gostaria, se possível, que você me tirasse uma dúvida:estou fazendo os exercicios para aliviar a dor do nervo ciático, porém percebo que ao apoiar a perna direita próxima ao joelho esquerdo, a perna fica “travada”, não relaxa, fica em angulo com o quadril (é o lado da hérnia lombar). Percebo esta “trava” também ao caminhar, e acredito que é isto que sobrecarrega a perna esquerda, que dói mais. Devo insistir no exercicio? Se não, existe alguma outra forma de desbloquear o movimento da perna? Li suas sugestões para as dificuldades ao se praticar o Pilates, inclusive tem semelhanças com o exercicio para a dor no ciático. É por aí? Obrigada, mais uma vez!

Forte abraço, Tania”

Esse travamento que você se refere é exatamente o que você vai ter que tratar e melhorar. Quando o músculo PIRIFORME está tenso e contraído, ele pinça o nervo ciático logo na saída da coluna, na região do sacro o final da lombar. Como esse nervo começa nas ultimas vértebras lombares e inicio do sacro, quando torcemos o pé ou ficamos muito tempo sentado ou de pé, toda a musculatura do glúteo tensiona e o nervo ciático perde mobilidade, ficando preso e dolorido. Dê uma olhada numa foto do PIRIFORME para você poder visualizar melhor:

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Quando você realiza o exercício de cruzar a perna, a sua perna deveria conseguir girar o joelho para fora naturalmente, de forma que, a parte da perna do pé ao joelho (tíbia e fíbula) ficasse paralelo ao corpo formando uma figura “4” com as pernas. Quando existe um encurtamento ou um “nó” no PIRIFORME, ele não deixa a perna girar e passa a pressionar o nervo q passa logo atrás dele.

Para melhorar, você deve descer a perna e esticá-la novamente deixando a sua mão sob o quadril; dessa maneira você vai esquentando e trabalhando o toque sutil exatamente sobre esse ponto que está preso e tenso. Depois, cruze novamente a perna e deixe a sua mão ainda embaixo do quadril para que ela faça uma suave massagem neste mesmo ponto. Transfira o peso da perna sobre o quadril, tombando-a suavemente para direita e esquerda. Faça um movimento curto e vagaroso, em câmera lenta, quase imperceptível. Desça a perna novamente esticando-a para relaxar, e gire os tornozelos sentindo a perna alongar vagarozamente de uma lado e depois do outro. Repita umas 6x. Caso na terceira repetição você sinta que não houve melhora, ou ainda, que ficou mais dolorido, pare imediatamente! Nenhum movimento deve ser forçado!
Outro ponto que você vai trabalhar o toque sutil é embaixo da coxa, no músculo BÍCEPS FEMORAL. Na posição de perna cruzada sobre o joelho, apalpe toda a coxa procurando os pontos mais rígidos e tensos. É nesses pontos que você deve aplicar o calor da sua mão suavemente.

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* Nesta foto a perna esquerda está cruzada sobre a direita, e a perna direita está esticada, os exercícios devem ser feitos com a perna de baixo flexionada e apoiada sobre o solo para dar apoio a perna que cruza.

Atenção: O PIRIFORME preso de um lado faz com que você compense e tensione mais ainda o outro. Por isso sempre repita os exercícios dos dois lados.

Boa sorte a todos!
Um abraço,
Tati.

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7 respostas para Dor no Ciático pode travar a perna? O que fazer?

  1. Tania disse:

    Tati, mais uma vez obrigada! Um abraço!
    Tania

  2. Tania,obrigada pelas explicação detalhada,foi providencial,pois a dor no nervo ciático é insuportável!!

  3. Edilson disse:

    obrigando por me explicar como fazer pro nervo relaxa

  4. Mário José disse:

    Já estava aplicando o que ensinaste para mim Tati, agora aprendi mais um pouco ao falares para a Tania. Obrigado menina.

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