Video Aula 4: Alongamentos Diários para uma Vida Saudável

Quando eu digo que não saio da cama sem me alongar todas as manhãs, algumas pessoas se espantam!

Ao dormirmos o corpo fica parado e as tensões acumuladas durante o dia muitas vezes fazem com que o corpo fique rígido e dolorido.

Pessoas que sofrem com caibras noturnas, devem evitar pegar friagem sobre a parte do corpo que sofre essas contraturas, mantenha coberto ou agasalhado. As compressas quentes também podem ajudar.

Agora o mais importante de tudo, é manter o seu corpo com uma boa amplitude de movimento em todas as articulações. Um corpo flexível, forte e móvel é um corpo independente… poder cortar a própria unha do pé, poder se agachar para pegar um objeto do chão livre de dores, e poder viver sem precisar de ajuda é o sonho de consumo da maioria dos idosos. Mais ainda, de adultos jovens cada vez mais tensos e enrijecidos!

Como cada vez mais, as mordomias de um mundo altamente tecnológico, fazem com que o ser humano precise menos e menos de se movimentar, cresce com isso a necessidade de práticas de atividades físicas para compensar essa falta de movimento.

Algumas pessoas ficam tão tensas, que quando tentam se exercitar, o corpo rejeita o movimento gerando dores musculares e dores articulares. Essas pessoas necessitam de um cuidado especial, precisam começar uma atividade mais leve e fazer um trabalho gradual para que o corpo se prepare para o movimento. E foi com esse tipo de clientela que venho trabalhando e venho desenvolvendo atividades físicas diárias especificas com excelentes resultados!

A video-aula 4 cai bem para esse grupo de pessoas… pessoas que ficam muito tempo sentadas no computador, que sofrem de dores crônicas de longa data… ou pessoas que preferem se exercitar em casa de forma tranquila e confortável. Essa aula pode ser realizada numa cadeira firme, no corredor da sua casa e no tapete da sala…

Se você passa muito tempo no computador, divida os alongamentos sentados e pratique-os durante o dia separadamente… escolha uns 2 ou 3 movimentos de cada vez… e tente pausar a cada hora por uns 2 a 3 minutos para se movimentar. Você rapidamente sentirá a diferença no corpo, melhorando a qualidade de sono a noite e aumentando a disposição e mobilidade!

Aconselho a leitura do meu texto: O Alongamento pode machucar? para evitar futuras lesões e para que o alongamento fique mais eficiente.

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