Desidratação mata! CUIDADO!!!

A água é uma das mais importantes fontes de energia para o nosso corpo!

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-> Você sabia que beber muita água não significa que seu corpo está hidratado? Como a chuva forte que cai na terra seca e escorre direto sem penetrar, se você beber a água rapidamente e estiver fria, ela será pouco absorvida.
A melhor forma de beber é colocando aos poucos na boca e deixando ela lá até que se aqueça. Faça movimentos com a mandíbula para estimular a produção de enzimas e somente depois disso que você deve engolir. Mais importante do que a quantidade de água ingerida é como ela está sendo introduzida no corpo!

* Eu resumi um artigo bem informativo sobre  DESIDRATAÇÃO.  Vale a pena ler:

10 Sintomas De Desidratação

**por DR. JULIANO PIMENTEL.

Você está atento aos sintomas de desidratação que seu corpo dá?
A água é absolutamente necessária para a sobrevivência.
Assim, a desidratação – ou a falta de água corporal – tem repercussões generalizadas para a nossa saúde.
Embora desidratação leve seja facilmente remediada, desidratação grave é uma condição grave que pode levar à perda de consciência, falência de órgãos ou até mesmo a morte.
Este artigo discute os sinais e sintomas comuns da desidratação.
Não deixe de ler e compartilhar.

O que é desidratação?

A água sai constantemente do seu corpo, principalmente através do suor, urina e fezes. Por isso, uma quantidade adequada de água deve ser consumida para compensar esta perda.
A desidratação ocorre quando mais água está saindo do corpo do que entrando. Pode ser causada por uma falta de ingestão de líquidos ou perda excessiva de líquidos.
Aqui estão algumas das causas comuns de desidratação:
>> Exercício vigoroso: O exercício intenso leva à perda de líquidos através do suor. Se os fluidos não são substituídos por água potável, você pode se tornar desidratado.
>> Exposição ao calor: O calor pode fazer com que você perder fluido através do suor. Você pode tornar-se desidratado se você não beber água extra quando a temperatura está muito quente.
>> Vômitos e diarreia: Vômitos e diarreia causam perda de fluido significante que pode levar à desidratação.
>> Náuseas: Muitas pessoas não sentem vontade de comer ou beber quando estão com náuseas. É importante continuar bebendo água para que você não se desidrate.
>> Queimaduras ou infecções de pele: A água pode ser perdida através de queimaduras graves e infecções de pele.
>> Diabetes: Quando os níveis de açúcar no sangue são elevados, o corpo aumenta a produção de urina para eliminar o açúcar do corpo. Isto pode conduzir à desidratação se esta perda não for combinada com um aumento no consumo de água.
>> Febre: A febre pode contribuir para a perda de líquidos através da transpiração.
A desidratação ocorre quando mais líquido está saindo do corpo do que sendo consumido. Fatores que diminuem o consumo de fluidos ou aumentam as perdas de fluidos podem contribuir para a desidratação.

Principais Sintomas De Desidratação:

1. Sede

É frequentemente o primeiro indicador de que o corpo precisa de mais água.
No entanto, existem algumas situações em que a sede pode não ser um indicador confiável do estado de hidratação.
As pessoas mais velhas podem precisar gerenciar conscientemente sua ingestão de líquidos, já que seu sentimento de sede tende a diminuir com a idade.
O exercício intenso e a exposição a altas temperaturas podem fazer com que você perca uma grande quantidade de água através do suor. Nestas situações, você pode precisar beber água adicional para ficar hidratado.

2. Alterações na cor ou quantidade da sua urina

A urina, que é produzida pelos rins, consiste em água e produtos de desperdício que seu corpo precisa eliminar.
Curiosamente, a concentração da urina afeta a sua aparência. Se você estiver bem hidratado, sua urina deve ser uma cor clara, amarelo pálido e quase inodoro. Por outro lado, a urina amarela escura é um sinal de desidratação. Uma cor amarelada pode indicar desidratação suave, enquanto uma cor amarela intensa com um forte odor pode sinalizar desidratação grave. (Nesses casos um médico deverá ser consultado). De fato, se o corpo se torna severamente desidratado, os rins podem parar de produzir urina completamente.
No entanto, a produção de urina varia de pessoa para pessoa, por isso não há quantidade definida de urina que você deve produzir todos os dias.

3. Fadiga ou Sonolência

Fadiga ou cansaço pode ter muitas causas diferentes, mas a desidratação pode ser uma delas.
Por esta razão, beber uma quantidade adequada de água é particularmente importante durante o exercício.
No entanto, a desidratação pode causar sentimentos de fadiga e sonolência durante as atividades diárias normais.

4. Dores de cabeça

A desidratação “pode” desencadear dores de cabeça ou enxaquecas em algumas pessoas, além de mau humor e dificuldade de concentração.

Felizmente, a evidência mostra que as dores de cabeça causadas pela desidratação podem ser aliviadas pela água potável.

5. Alterações na elasticidade da pele

A pele saudável e bem hidratada retornará à sua forma normal após ser puxada e esticada. Esta natureza elástica da pele é conhecida como turgor da pele.
A falta de fluido na pele pode causar ressecamento e fazer a pele se sentir fria e úmida ao toque.

6. Cãibras musculares

As cólicas são particularmente comuns quando a desidratação é causada pela transpiração excessiva.
Curiosamente, a transpiração pode resultar em uma perda significativa de líquido e sódio, que é um eletrólito que desempenha um papel nas contrações musculares.
Assim, quando o líquido e o sódio se esgotam, os músculos às vezes se contraem involuntariamente. Isso é conhecido como cãibra muscular.
Por esta razão, a hidratação adequada é especialmente importante durante o exercício extenuante ou exercício em altas temperaturas.

7. Diminuição da pressão arterial

A desidratação reduz o volume de sangue no corpo, o que diminui a pressão sobre as paredes das artérias.
Curiosamente, a pressão arterial baixa pode fazer você sentir tonturas quando levantar. Leva alguns segundos para que o sangue chegue ao cérebro dos membros inferiores.
A desidratação grave pode levar a pressão arterial perigosamente baixa. Sintomas como visão turva, náuseas e desmaios podem indicar pressão arterial muito baixa que requer atenção médica.

8. Frequência cardíaca rápida ou palpitações cardíacas

Palpitações dão a sensação de que seu coração está pulando.
Essas anormalidades são resultado do coração tentar compensar a falta de fluido no corpo.
Quando não há bastante líquido em seu corpo, diminui o volume de sangue em seus vasos sanguíneos. Seu corpo então trabalha duramente para entregar bastante sangue a seus órgãos aumentando sua batida do coração, bombeando o sangue mais rapidamente através de seu corpo.
Quando a desidratação se torna mais grave, o coração se torna menos eficaz para compensar a falta de fluido. Se o coração é incapaz de obter sangue para os órgãos, eles acabarão por se “desligar”.
Tenha em mente que a desidratação não é a única condição que afeta a frequência cardíaca. Frequência cardíaca rápida ou palpitações também podem indicar uma condição médica mais grave.
Dito isto, se a sua frequência cardíaca não voltar ao normal após a água potável, você deve consultar um profissional médico.

9. Irritabilidade ou confusão

A desidratação pode ter um efeito significativo sobre a função cerebral tais como: ansiedade, mau humor, dificuldade de concentração e um declínio na memória de curto prazo.
A desidratação grave pode causar confusão e incoerência.
Na verdade, confusão e até mesmo delírio são sintomas comuns entre os adultos mais velhos que estão desidratados.
Por outro lado, beber muita água tem um efeito positivo sobre a clareza mental e função cerebral. De fato, tanto as crianças como os adultos têm tido melhor desempenho quando estão bem hidratados.

10. Complicações graves e falência dos órgãos

Cada órgão do corpo requer fluido para funcionar adequadamente. Se a desidratação se torna crítica, os órgãos começam a parar de funcionar.
De fato, uma perda grave de fluido corporal pode levar a choque, que é uma condição potencialmente fatal.
Pode causar complicações como perda de consciência, danos cerebrais, insuficiência renal e ataque cardíaco. Estes sintomas são uma consequência rara de desidratação que só ocorre com uma perda extrema de água corporal. É mais provável que aconteça quando o fluido é perdido através de trauma, queimaduras graves ou vômitos prolongados e diarreia.

* Como prevenir a desidratação?

A chave para evitar a desidratação é beber muita água ao longo do dia, juntamente com outras bebidas como café e chá sem açúcar.
Alimentos ricos em água, como frutas e legumes também contribuem para a hidratação.
No entanto, não há nenhuma quantidade mágica de líquido que você deve beber todos os dias para ficar hidratado.
Os requisitos de fluidos variam de pessoa para pessoa e são afetados pelo nível de atividade, quantidade de suor e clima.

No entanto, aqui estão algumas dicas para se manter hidratado:

>> Beba quando você está com sede: Para a maioria das pessoas, a sede é um indicador confiável de que seu corpo precisa de água. Se sentir sede, beba água e não outras bebidas.
>> Beba muita água antes de se exercitar: É importante estar adequadamente hidratado antes de começar a se exercitar, especialmente se estiver calor.
>> Substitua os líquidos perdidos pelo suor: Se você suar muito, você precisará beber água extra para substituir os líquidos perdidos. Neste caso, você pode precisar beber mais do que suas demandas de sede.
>> Substitua líquidos perdidos por vômito ou diarreia: Tome bastante líquidos se estiver com vômito ou diarreia. Se os sintomas persistirem por mais de 24 horas, procure orientação médica.

* Beber bastante líquido pode prevenir a desidratação e seus efeitos colaterais.
* Além disso, ficar adequadamente hidratado pode ter benefícios adicionais, como aumentar o seu humor, combater a fadiga e melhorar a memória e concentração.

Dr. Juliano Pimentel.
Texto na Íntegra: https://drjulianopimentel.com.br/alimentacao/10-sintomas-de-desidratacao/

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