Ajuda Online

Faça aqui a sua pergunta e eu abrirei um tópico dentro do LEIA SOBRE: *Fórum de Discussão*.

Deixo assim, um espaço aberto a todos que queiram participar dando sugestões e compartilhando suas próprias experiências.

Um abraço a todos,

Tati Pilates.

55 respostas para Ajuda Online

  1. Patricia disse:

    Olá,

    Tenho um estúdio de pilates junto a uma academia, alguns dos meus alunos fazem musculação e me perguntam se devem fazer o pilates antes ou depois do treino de musculação. O que devo dizer a eles, afinal pilates também envolve condicionamento físico, mas eles não parecem querer entender o que digo!
    Preciso de uma opnião!!

    Obrigada!

    • tatipilates disse:

      Oi Patrícia, a meu modo de ver o Pilates deve ser feito após o treino de musculação por estar trabalhando a musculatura em sua maior amplitude de movimento, alongando ao mesmo tempo que fortalece… a musculação tende a tensionar os músculos, necessitando que seja feito um alongamento depois para que o corpo não sofra encurtamentos. Por isso do casamento perfeito dos dois, sendo o Pilates uma forma de melhorar a mobilização da coluna e de todas as articulações, a pessoa vai terminar o treinamento com o corpo mais relaxado.
      Um abraço,
      Tati.

  2. cassia noronha disse:

    achei seu site mto bom o gostaria que me tirasse uma duvida. Tenho uma dor horrivel nna sola do pé qdo fico em pé parada , como se a sola do calçado fosse mto dura embora seja bem macia, ja usei palmilha de gel,não adiantou nada ,parece que até doia mais;, só não tenho qdo uso tenis o que é impossivel na minha profissão. qdo ando não sinto esta dor, mas se parar… Li mto que as pessoas tem dor no calcanhar mas eu não , é no gordinho da sola, o que poderá ser isto? Qual tratamento procurar? Obrigado

  3. Patricia krug disse:

    Tati, sou portadora de Espondilite e faço parte de uma comunidade no orkut chamada Espondilite Anquilosante. Eu gostaria de te pedir para criar um fórum sobre o tema, precisamos tornar nossa doença mais conhecida…

  4. didi disse:

    Oi Tati, gostaria de saber mais sobre a costocondrite ou inflamação da cartilagem do esterno e os procedimentos no pilates, na respiração e rpg que me conduza à cura. Tenho sentido muitas dores e concluo que seja por conta desta inflamação gerada pelo estresse ou tensão emocional a longo prazo. Obrigada.

    • tatipilates disse:

      Oi Didi, continue lendo os artigos sobre dor e respiração… vou estar gravando uns exercícios de respiração e mobilização da coluna… e falando mais sobre a auto-cura. Podemos abrir um tópico no fórum sobre a costocondrite… um abraço, Tati.

  5. Elisa disse:

    Olá Tati, achei seus textos muito bacana, de fácil comprensão..
    Estou com hernia de disco na c6 e c7.sofri muito..era para operar, mas não quis .estou saindo da rimeira crise que falam ser a pior..estou com uma leve dor,qd movimento ou fico sentada..estou sem trabalhar e sem recurso para fazer pilates..no momento estou fazendo RPG na academia que levei um tombo e acabei tendo essa henia..Tenho muito medo de fazer pilates com pessoas não qualificadas pra atender a minha patologia..como posso saber se estou fazendo os excercícios corretos e quais são os indicados pra mim..

    Sinto dores hoje em vários pontos da coluna,na t1 e t2..não sei precisar, mais ou menos nestes pontos,e dores no ombro esquerdo..sei q não é irradiação da c7, pois já sei distinguir essas dores..Outra coisa, pilates faz o d isco votar para o lugar?..

    São muitas dúvidas..Será que poderei fazer jumb,depois dessa hernia ou é contra indicado..que exercicios posso fazer em casa para aliviar a dor ..preciso de luz..Tenho 45 anos e só tenho eu mesma para cuidar de mim..

    • tatipilates disse:

      Oi Elisa, Vc tem mesmo que tomar muito cuidado pois o Pilates mal feito pode agravar o seu problema, assim como o RPG. O corpo tem uma infinita capacidade de regenaração… e a hérnia pode ser reabsorvida caso vc realize os movimentos corporais corretamente… futuramente estarei postando vídeos com exercícios para a saúde da coluna para vc poder fazer em casa… fique de olho! Um abraço e boa sorte! Tati.

  6. Mayara disse:

    ola tati
    Tenho muita dor no pescoço, no braço e nas mãos, tem um ponto na região da costas que parace estar enflamado, fui ao medico ele falou que não tenho nada.
    Essa dor comecou quando quando entrei em um empregono qual a funçaõ era operador de caixa e o balcão do caixa era alto.
    Foi ai que procurei o medico ele me passou medicamentos para aliviar a dor e seções de fisioterapia, o medicamente me dopava parecia que estava dormindo en pé, acabei pedi as contas do meu serviço pois entava trabalhando sobre pressão psicologica tinha dia de nen dormia de tanta dor.
    A medica falou para mim fazer compressa de agua quente m para alivia a dor
    O que é melhor para liviar a dor.
    obrigada pela atençaõ e tenha uma boa noite.
    Mayara Valerio – Marilia-SP

    • tatipilates disse:

      Oi Mayara, a compressa vai ajudar sim, mas leia os textos de auto-cura, o de postura correta x errada pois ensino a respirar corretamente, e leia sobre o emocional. Muitas pessoas estão conseguindo se curar através dos textos explicativos do blog. Se puder procurar um terapeuta de CranioSacral rapidamente terá alívio. Um abraço, Tati.

  7. Marta Silva disse:

    ola,sou a Marta,nem sei bem por onde comexar ,ando super preocupada com umas dores estranhas nas minhas costelas a baixo das mamocas….tem certas posissoes k doi mais,parece k tenho o osso dorido , antes era so na direita agora e tb na eskerda,kando inspiro mostra uma costela mais saida k a outra nao sei se e normal!!!tb me da muitas dores no peito,nao sei o k pensar tou muito preocupada,hoje vou ao meu medico ele dix k vai fazer raio x….

    • tatipilates disse:

      Oi Marta, vc está entrando num quadro de costocondrite, leia o meu texto que fala sobre isso… e leia os textos sobre auto-cura… Fica tranquila que tem cura querida… os médicos têm dificuldades de tratar esse tipo de por porque ela se origina devido a tensões e traumas emocionais que passamos pela vida. A única maneira de aliviar é sentir os pontos tensos e aprender a soltá-los. Um terapeuta CranioSacral poderá ajudar e muito e caso não posso ir até um, pratique os exercícios que eu estou ensinando na auto-cura e fique atenta, clique no siga-me que estarei postando vídeos logo em breve! Um abraço, Tati.

  8. aparecida disse:

    ultimamente estou sofrendo com muita dor na ccoluna….faco acumputura,fisioterapia,e as vezes a dor aguda vem com muita forca…nao sei mais o que fazer…fiz um rx e nao acusou em nada..mas segundo fisioterapeuta o nervo ciatico encontra enflamado…e fico nessa tendo as vezes muita crise estou pensando em fazer pilates mais estou com um pouco de medo pois segundo fisioterapeuta nao sera bom para meu problema….me responda segunda sua experiencia….sera util para meu problema……me responda…..por favor….teria algun exercicio para fazer em casa….

    • tatipilates disse:

      Oi Aparecida, o Pilates pode te ajudar sim, mas deve ser feito com um profissional que conheça o seu problema e tome cuidados para não inflamar mais. Eu escrevi alguns textos falando dos cuidados nas primeiras aulas, sobre como fazer compressa quente e fria e no seu caso seria de grande alívio e estou querendo montar um vídeo com exercícios próprios para cada tipo de dor. Aguarde! Enquanto isso, leia os textos sobre auto-cura, sobre o emocional, sobre como o alongamento pode prejudicar… tudo isso vai te ajudar e evitar recaídas durante o seu tratamento. Boa sorte! Tati.

  9. sueli disse:

    ola Tati

    Gostaria muito de saber como disolver essa bola em cima do ombro(dizem que quando fica assim ja calcificou o musculo, é verdade?) , faço massagem , mas não amolece…
    o que fazer, será que o musculo calcificou mesmo e não tem mais jeito??
    o que eu posso fazer sozinha pra melhorar?

    bjs
    Sueli

    sueli.navarro@yahoo.com.br

    • tatipilates disse:

      Oi Sueli, vc pode aplicar o toque suave… que está no texto de auto-cura, leia também o texto que fala sobre os pontos gatilhos que são essas bolas endurecidas… vc pode sim dissolver isso com o trabalho do toque suave. Boa sorte! um abraço, Tati.

  10. Julliane Souza disse:

    Ola Tati achei muito interessente seu blog , no entanto tati sentia dores lombares e o diagnostico foi lombalgia e cervicalgia, to fazendo sessoes de fisio mais a profissional so fica em gel de massagens e uns choques gostaria de fazer pilates, sera que pilates eu melhoraria? Obrigada

    • tatipilates disse:

      Oi Julliane,
      O Pilates pode ajudar sim, mas ele deve ser feito nos equipamentos e com um profissional que vai trabalhar primordialmente a mobilização da coluna… evitando alongamentos grandes ou trabalho de força. O enfoque deverá ser o de soltura e organização postural para não estressar ainda mais a musculatura inflamada. Vou abrir um tópico sobre isso… pede para o Professor que vc for fazer aula dar uma olhada no site.
      Um abraço,
      Tati.

  11. Andréia dos Santos Cardoso disse:

    Oi meu nome é Andréia Cardoso
    Há duas semanas, venho sentindo dor na costela direita, quando aperto da um pequeno estalo.
    Isso pode ser Costocondrite?

    • tatipilates disse:

      Oi Andréia, isso pode ser sim costocondrite… leia os textos e faça compressa quente para ajudar… a respiração vai ser um santo remédio… mas se aventure pelos textos sobre o emocional e auto-cura que o caminho é longo… Boa sorte! Um abraço, Tati.

  12. jeidson disse:

    ola tati queria uma ajuda sua , sinta muitas dores no pescoço descendo para o trapezio e ombro que acompanha com fortes estalos , mas incomoda muito a quase 3 anos , ja fiz tdas fisioterapia ate msm acunputura mas era efeito rapido ai voltava de novo . o meu ortopedista agora me garantiu que o pilates cura isso , voce sabe me dizer q tipo de dor e essa q eu sinto pq o medico nao falo so me disse que o pilates e a cura, e nao e problemas nenhum na coluna nem na cervical pois ja fiz td os exames e nao tem nada.sinto dores q xego a fica girando o pescoço toda hora p-ara amenizar a dor mas nao adianta. se poder me ajudar fico grato.

    • tatipilates disse:

      Oi Jeidson, muito obrigada pelo contato, desculpe me pela demora na resposta… olha só… fique feliz que não encontraram nenhum problema mais sério na sua cervical… eu sei que as vezes a gente até quer que encontrem para que possa ser tratado, porém acredite, mesmo se tivessem encontrado o tratamento seria praticamente tão difícil quanto o seu caso pela medicina tradicional… a dor, na realidade está mais ligada às tensões nãs fáscias musculares e nervos inflamados… o estalar está ligado a rigidez ligamentar, é como se os tendões, ligamentos ou músculos ficassem tão rígidos que se eles se assemelham a cordas de um violão, qdo vc passa o osso por eles ao girar o pescoço, eles estalam. Olha, leia meus textos sobre a auto-cura, o toque leve que ensino vai relaxar a musculatura e a dor vai diminuir… compressa quente é excelente também! Leia o texto sobre o trigger point – ponto gatinho e fortalecimento do pescoço… alguns terapeutas trabalham no fortalecimento, e no seu caso já está tudo muito rígido… vc tem que trabalhar a mobilidade e soltura… um abraço, Tati.

  13. Patrícia Krug disse:

    Pessoal, conheçam o blog do Xandão! Fantástico!

    http://antinflamatorio.blogspot.com/

  14. Rafa disse:

    Olá!
    É difícil encontrar informação assim por aí. Gostei muito daqui. Tati, você sabe indicar um livro sobre flexibilidade? (Eu dei uma exagerada na musculação há um ano atrás e precisei parar com tudo, até esteira. Agora ando e tentarei começar novamente exercicios de fortalecimento… é claro que agora fico com receio de me machucar!)

    • tatipilates disse:

      Oi Rafa, o que vc tem que fazer é cuidar para não se machucar com o alongamento, tenho um texto que fala sobre isso… os livros com alongamentos são bons, mas devem sempre ser feitos dentro DO CONFORTÁVEL e não dentro do seu limite… a gente pensa que é no limite e forçamos até onde o corpo vai… e ele reclamou e se tensionou com dor bem antes… feito isso o tecido contrái e se tensiona novamente! Um abraço, Tati.

  15. valéria disse:

    oi TATI, Fiz uma RM o resultado foi que tenho “CISTO DE TARLOV! nos forames de S1 E S2 direita , Ecoliose torácica alta esquerda. Gostaria de sua opinião o que fazer, sinto muita dor região da cintura, estou a base de remédios, grata Valéria- DF email: valsoyer2@hotmail.com

    • tatipilates disse:

      Oi querida, o ideal é a compressa e tratamento com Manipulação Neural para o Cisto, somada a Manipulação Visceral para tratar a sua escoliose. Um abraço, Tati.

  16. Amanda disse:

    Olá tatipilares estou deixando esse comentário poque sinto muitas dores nas costelas e no local da dor esta muito sensível oque pode ser esta dor nas costelas e só tenho 14 anos isso é normal?

    • tatipilates disse:

      Oi Amanda, realmente não é normal essa dor muito cedo… vc dever ter batido qdo mais nova… vc tem bronquite, ou ficou gripada, tossindo ou espirrando muitas vezes? que altura e que lado que dói? Pode ser por causa do órgão que está por baixo…

  17. Monica oliveira vieira cardoso disse:

    Boa tarde!!!
    Fiquei feliz por ter lido sobre vc,gostaria de tirar algumas duvidas como deve ter acontecido com vc ja fui a todos os especilistas possiveis e imaginarios,o primeiro foi um cardiologista pois achei que estava tendo problemas de coracao pois as dores no peito fisgadas apertos etc como vc deve saber me fizeram entrar em panico.gostaria que me esclarecesse tenho espasmos no peito que parese que vou dar um troso minha vontade e de sair correndo mais fico tentando me controlar ai passa mais nunca acaba entende?fico doida para deitar porque deitada alivia os sintomas nao quero tomar anti_depresivo quero melhorar minha qualidade de vida porque as vezes nem eu mesmo aguento ficar perto de mim imagine as outras pessoas me ajude.antecipadamente agradeco a atencao.DEUS abencoe!!!!!!!!

    • tatipilates disse:

      Oi Monica, eu sei sim como vc se sente! Olha, leia os textos sobre a auto-cura… leia em especial os do entendendo o emocional e os de respiração… muita calma e persistência… o caminho da cura é longo e é um dia de cada vez! Se puder procure um terapeuta de CranioSacral. Deus te abençoe tbém querida! Boa sorte! um abraço, Tati.

  18. gislene disse:

    ola bom dia , meu irmã esta de cama por causa da dor hérnia de disco lombar, com fazer para ajudalo a ter seus movimentos de volta? esta muito inflamada hernia e ele sente dormencia nas pernas quando fica de pé. como posso ajuda-lo? obrigada

  19. Cecília disse:

    Boa Noite Tati,
    Bom nem sei por onde começar, sofro com dores de cabeça há muitos anos, zumbido há mais ou menos uns 6 anos, dores no pescoço, tenho tipo um nódulo do lado direito do pescoço, dói também o osso da minha cabeça, minha nuca, as veias na minha fronte parecem se mexer é tudo muito estranho e tudo do lado direito. Já fui ao neurologista, que disse que tenho Cefaléia Vascular. O que eu poderia fazer efetivamente para conseguir uma ajuda com relação a isso tudo? Me ajude por favor, me de uma luz. Muita grata. Deus lhe abençoe.

    • tatipilates disse:

      Bom dia Cecília, quanto as dores os textos de auto-cura, os sobre dor e entendendo o emocional e os exercícios de respiração poderão lhe trazer alívio… porém eu aconselho que procure um terapeuta de CranioSacral e Manipulação Visceral para ajudar no zumbido e para acelerar o seu processo de cura! Um forte abraço, Tati.

  20. Olá Tati.
    Adorei seu site. Tive uma inflamação no nervo ciático que me causou muita dor na perna direita e formigamento no pé. Estou me curando com anti-inflamatórios e seus conselhos de compressas fria e quente. Já me sinto melhor, mas com um pouco de medo de ter dor novamente. Mas minha dúvida é: por que sinto dor na batata da perna quando me espreguiço pela manhã, ainda na cama?
    Obrigada pela atenção.
    Sheila

    • tatipilates disse:

      Oi Sheila, as dores são devido aos pontes de tensão na panturrilha, faça compressa quente e massagem no local com gel de arnica. Vc pode usar o Arnicol ou Arnica extra forte, ou qq outro produto q esquente tipo: gelol, calminex, salompas, etc.
      Boa sorte!
      Um abraço,
      Tati.

  21. Tania disse:

    Olá Tati, adorei seu blog. Encontrei algumas respostas que estava procurando há algum tempo já. Fiz terapia articular analítica durante 1 ano e 8 meses, e de repente percebi que estava muito passiva em relação a minha própria dor. Tenho uma hernia de disco na lombar e outros problemas começaram a surgir na coluna dorsal e no ombro, mesmo durante o tratamento. A fisio tirava a dor, dali a poucos dias a dor voltava. Foi então que resolvi procurar outras alternativas e encontrei seu blog. Quero me responsabilizar pela minha própria dor. Estou interessada nos videos que prometeu postar, para fazer os exercícios mais adequados.
    Antes queria lhe fazer uma pergunta que ninguém até agora conseguiu me responder: por que as dores sempre pioram horas depois dos alongamentos ou exercícios, não na sequencia, mas horas depois. Não são dores normais, que surgem após ficarmos longo tempo sem nos exercitarmos, mas realmente pioram o problema, e não percebo isso na hora para evitar ou interromper o alongamento ou exercício. A crise que me acometeu há mais de dois anos, a qual venho tratando desde então, surgiu depois de um exercício de Pilates com pesos, e na hora achei que estava tudo bem, não tinha porque parar. Até me sugeriram que eu não fizesse mais alongamentos ou exercícios para evitar isso. Mas, isso é solução?

    • tatipilates disse:

      Oi Tânia, que bom q gostou do meu blog! Muito obrigada pelo carinho! A resposta para a sua pergunta está no meu texto: “O alongamento pode machucar?” lá vc entenderá o que estava acontecendo… e vai poder realizar os movimentos sem agredir o próprio corpo novamente. Os vídeos são um sonho q está perto de se realizar! Foi bom vc perguntar por eles… Estou ainda vivendo uma correria danada entre criar um adolescente sozinha, trabalhar em SP e Brasília e ter vida particular… Rsrs quase uma missão impossível! Mas eu sei que muita gente vai poder se beneficiar desses vídeos e já comecei a editar alguma coisa baseada no método Feldenkrais. Muita energia boa está se materializando nesse projeto! Um forte abraço, Tati.

      • Tania disse:

        Olá Tati, gostei de todos os seus textos, inclusive esse esse do alongamento. Estou aprendendo a não me machucar… Gostaria, se possível, que você me tirasse uma dúvida:estou fazendo os exercicios para aliviar a dor do nervo ciático, porém percebo que ao apoiar a perna direita próxima ao joelho esquerdo, a perna fica “travada”, não relaxa, fica em angulo com o quadril (é o lado da hérnia lombar). Percebo esta “trava” também ao caminhar, e acredito que é isto que sobrecarrega a perna esquerda, que dói mais. Devo insistir no exercicio? Se não, existe alguma outra forma de desbloquear o movimento da perna? Li suas sugestões para as dificuldades ao se praticar o Pilates, inclusive tem semelhanças com o exercicio para a dor no ciático. É por aí? Obrigada, mais uma vez!
        Forte abraço, Tania

      • tatipilates disse:

        Oi querida, a sua pergunta foi perfeita! É assim que vemos quem realmente pratica os exercícios! Parabéns pelo esforço e força de vontade!
        você pode ler a resposta no novo post:
        https://tatipilates.wordpress.com/2013/02/17/dor-no-ciatico-pode-travar-a-perna-o-que-fazer/
        Um abraço,
        Tati.

  22. Letícia disse:

    Boa tarde, antes de mais nada PARABÉNS pelo blog! Descobri agora e estou lendo tudo, adorei.
    É uma grande pena que você não trabalhe aqui no RJ. Tem 4 meses que eu fiz artrodese cervical via anterior C6-C7 e o neuro indicou RPG. Eu moro na Tijuca – RJ, você poderia indicar algum profissional? Sucesso e obrigada.

  23. Aline disse:

    Tati, alguém no Rio de janeiro que faça terapia carnio sacral que possa indicar por favor…
    obrigada

  24. Pamela disse:

    Olá Tati,
    Tenho apenas 24 anos e sinto dores nas costas, uma pressão nos ombros, dores na nuca e as vezes sinto o braço e as mãos formigar. Fiz um RX da coluna e nada foi diagnosticado, sou uma pessoa extremamente anciosa e trabalho o dia todo sentada. Procurei um neuro que me pediu um ressonância magnética, será que o pilates seria uma solução para minhas dores. Sou jovem e não tenho animo pra nada…gostaria muito que me ajudasse.

    • tatipilates disse:

      Oi Pamela, o Pilates vai te ajudar, mas mais do q isso, leia meus textos da auto cura e os do emocional…
      Boa sorte!
      Bjokas

  25. Silmara S.S.Filippi disse:

    Tati, boa tarde!

    Tenho Discoartrose nos dois últimos discos da coluna lombar…Estou em tratamento há um ano com fisioterapia e hidroterapia. Meu médico e minha fisioterapeuta ficaram durante todo esse tempo falando que tinha que eliminar totalmente a minha dor para fazer o Pilates. Só que de repente, meu médico mudou de opinião e mandou eu fazer o Pilates mesmo com dor. A dor que sintia na lombar já melhorou 80%, mas desde abril que sinto dor ciática que irradia até o joelho devido a degeneração estar se espalhando. Queria muito ter a opinião de alguém que entendi de Pilates para me garantir se posso ou não fazer com essa dor que ainda sinto.

    Agradeço muito se puder me dar sua opinião.

    Att,

    Silmara S.S. Filippi
    silmara11@hotmail.com

    • tatipilates disse:

      Vc faz Pilates nos equipamentos?qdo o ciático está muito inflamado eu indico que corte totalmente os alongamentos… Vc deve apenas mobilizar a articulação do quadril sem forçar muito… O movimento bem feito cura… Porém pode agravar se o corpo não estiver querendo que force e vc não ouvir. As vezes sentimos q está tenso e pensamos q alongar vai aliviar e melhorar… E o efeito pode ser oposto! Vc já procurou algum terapeuta de craniosacral?
      Ana, Tati.

      • Silmara disse:

        Oi, Tati!

        Fiz dois meses de Pilates com os aparelhos e infelizmente sentia uma dor razoável depois que o corpo esfriava e surgiram dores do lado direito, coisa que eu não tinha. Mas na última semana um exame de sangue bem completo revelou que tenho uma deficiência grave de vitaminas e um hormônio que está totalmente relacionado a força muscular. O médico acredita que por este motivo, todos os tratamentos que fiz, inclusive o Pilates, não surgiram efeito porque preciso estabilizar os níveis de vitaminas e do hormônio primeiro. Que luta, viu! 1 ano e 5 meses já com dor…ai ai…!! Mas obrigada por responder!

        Só me diz uma coisa: o que é um terapeuta craniosacral?

        Obrigada por enquanto!

        Abraços!

      • tatipilates disse:

        Oi querida, a Terapia Craniosacral vai trabalhar com um toque bem leve para desinflamar os nervos e vai buscar a causa do problema… Tenho texto falando sobre as terapias que aplico… Leia sobre o meu trabalho. Tem um site onde vc procura um terapeuta em sua região: http://www.iahp.com
        Bjo grande

  26. Bebel disse:

    Olá Tati
    Passei por uma artrodese na cervical em 2011 em 3 níveis e em 2013 passei pela retirada dos antigos 5 parafusos pq 2 deles na c6 e7 estão soltando. Me sinto bem agora estou sedentária desde janeiro mês da cirurgia. O médico indica somente hidroginástica e faz cara feia para a pratica do Pilates, não consigo entender, Pq algumas pessoas tiveram até as vértebras desalinhadas e com ruptura e praticam pilates? Na verdade quais seriam as maiores restrições a pratica? Tenho muita vontade em fazer pilates pq minha postura não e boa e estou totalmente sedentária, antes das cirurgias caminhava muito, nadava atualmente não faço nada, claro trabalho mas praticar algo que me dá prazer nadinha, qualidade de vida zero….help Tati! 💪

    • tatipilates disse:

      Bebel, vc pode fazer Pilates mas tem sim algumas limitações, é muito importante que vc não force nenhum movimento de flexibilidade… Fazer no seu limite não é onde o corpo para… Vc tem que parar antes dele começar a se tensionar em proteção. Não deve sentir dor, nem realizar os exercícios que o corpo se eleva e se apoia na sua cervical. Deve ter cuidado com a sobrecarga nos membros superiores, para não tensionar trapézio. Uma linha ou método de Pilates indicada para vc é a Physiopilates ou Polestar. Cuidado com os exercícios de abdominal onde vc eleva a cabeça na posição supino (deitada de barriga para cima). Eu evitaria para não correr risco de tensionamentos e pinçamentos.
      Boa sorte querida!
      Abs, Tati.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s